1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / Fim do diesel? Multinacional anuncia caminhão elétrico que emite vapor de água e hidrogênio com bateria 85% mais rápida
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Fim do diesel? Multinacional anuncia caminhão elétrico que emite vapor de água e hidrogênio com bateria 85% mais rápida

Escrito por Daine Souza
Publicado em 22/06/2022 às 03:46
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
Multinacional anuncia caminhão elétrico que emite vapor de água e hidrogênio com bateria 85% mais rápida através do uso de energia renovável - Canva
Multinacional anuncia caminhão elétrico- Canva

A Volvo, multinacional voltada para  a produção de veículos, anunciou que está criando um caminhão elétrico movido apenas com o vapor da água ao fazer o uso de células de hidrogênio verde no motor, em vez de diesel e gasolina. Conforme a instituição, esta é uma solução sustentável para diminuir o uso de biodiesel, que tem valores elevados de produção a longo prazo. 

Vale salientar, entretanto, que a marca está em busca de soluções verdes e sustentáveis para a produção da energia de hidrogênio, isso porque, muitas vezes, a indústria pode eliminar cargas elevadas de dióxido de carbono para a sua produção. Outros setores, além do voltado à produção de caminhão elétrico, também estão realizando investimentos massivos no hidrogênio verde, como no caso da Airbus, que anunciou durante esta quarta-feira, 22 de junho, que fechou uma parceria com a Qantar para criar um motor para avião usando apenas combustíveis advindos da água. 

Segundo a Volvo, os seus caminhões podem alcançar uma distância de 1.000 km (621 milhas), em um tempo máximo de 15 minutos, tendo o peso total de 65 toneladas. A instituição, entretanto, não informou quando o caminhão será apresentado para a indústria, visto que ainda está em fase de teste. 

Leia mais sobre crise hídrica e energia no Brasil:

Caminhão elétrico da Volvo se aproxima ao desenvolvido pela Tesla Semi

O caminhão elétrico da Volvo está se aproximando do caminhão desenvolvido pela Tesla Semi, que consegue rodar até 800 km, o que é equivalente a 497 milhas nos Estados Unidos. Ele tem um tempo de 30 minutos de carregamento de bateria.

https://twitter.com/FnPallmeiras/status/1539573635349880833

Segundo a multinacional que está desenvolvendo o projeto, é estimado que cada caminhão venha equipado com duas células que permitirão injetar combustível à base de hidrogênio. Isso não quer dizer que eles sejam sustentáveis, visto que uma grande parte do hidrogênio produzido é atualmente advindo de combustíveis fósseis.

A instituição afirma que a sua maior dificuldade, entretanto, será nos Estados Unidos e em países que não contam com tantos pontos de carregamento. Atualmente, o país norte-americano conta com apenas 60 postos na Califórnia que permitem recarregar a bateria. Entretanto, a indústria espera que este valor seja dobrado até o próximo ano. 

Setor de aviação aérea também está investindo 

O setor de aviação aérea também está investindo, consoante a  Airbus, pioneira no ramo, no uso de hidrogênio verde. Para tal, estão criando um motor que funcione tendo o hidrogênio como base, o mesmo deverá ser lançado e anunciado até o ano de 2023. 

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Daine Souza

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x