Início Usinas nucleares: Como elas funcionam? Conheça as vantagens e desvantagens!

Usinas nucleares: Como elas funcionam? Conheça as vantagens e desvantagens!

agosto 17, 2022 às 7:18 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Usinas nucleares
Usinas nucleares (Reprodução: divulgação)

Primeiramente, devemos dizer que o Brasil é extremamente rico em um elemento radioativo: o urânio. Através das usinas nucleares, é possível gerar uma grande quantidade de energia, e trazer novas perspectivas para a geração de eletricidade no planeta.

Em geral, o urânio é um elemento radioativo, conhecido como o átomo com o núcleo mais pesado que existe na terra. Basicamente, as usinas nucleares manipulam o urânio para produzir energia elétrica.

Sendo assim, podemos definir as usinas nucleares como instalações industriais que produzem energia elétrica a partir de reações nucleares. Essas reações nucleares de elementos radioativos, tais como o urânio, são capazes de produzir uma grande quantidade de energia térmica. Basicamente, essas instalações são construídas envolvidas por uma contenção feita de ferro armado, concreto e aço, tudo isso para proteger o reator nuclear que emite radiações para o meio ambiente.

Sendo assim, uma usina nuclear é composta por três fases: primária, secundária e refrigeração. Na fase primária, o urânio é colocado no vaso de pressão, em seguida, com o processo de fissão, existe a produção de energia térmica. Nesta fase, a água é utilizada para resfriar o núcleo do reator nuclear.

Na segunda etapa, a água que foi previamente aquecida é transformada em vapor de água em um sistema chamado gerador de valor. Sendo assim, o valor produzido é utilizado para movimentar a turbina de um gerador elétrico, capaz de produzir energia.

Logo após, o vapor é produzido no sistema secundário e transformado em água através do sistema de condensação, ou seja, a partir de um condensador que é resfriado por um sistema de refrigeração de água. Sendo assim, esse sistema bombeia água do mar, através de circuitos de resfriamento que ficam no condensador, a água do mar vai resfriar o sistema para fazer com que a água vaporizada volte para a forma líquida. Finalmente, a energia é criada através deste processo de fissão nuclear.

Existem usinas nucleares no Brasil?

Elas estão situadas na Central Nuclear em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Conhecidas como Angra 1 e Angra 2, elas são responsáveis pela produção de 3% da energia consumida no Brasil. Atualmente, uma terceira usina está sendo desenvolvida, mas sem fase de conclusão.

Usinas nucleares: Vantagens e desvantagens

Atualmente, a energia nuclear é uma das opções energéticas disponíveis no mundo. Produzida a partir do átomo de urânio, sua eficácia é muito conhecida desde a década de 1940, sendo uma importante fonte alternativa ao uso de combustíveis fósseis, que são tipos de energia mais comuns. Por isso, confira algumas vantagens e desvantagens das usinas nucleares.

Vantagens

Devido a abundância do urânio, a produção de energia nuclear é abundante, devido a não haver risco de escassez evidente. Além disso, uma das grandes vantagens das usinas nucleares, pois não utiliza combustíveis fósseis, o que significa uma redução dos gases poluentes responsáveis pelo efeito estufa.

Por outro lado, temos um baixo custo de produção, devido a abundância do urânio. Outro ponto fundamental é que as usinas nucleares não dependem das condições climáticas para funcionar, como ocorre em usinas eólicas e hidrelétricas.

Desvantagens

Uma das grandes desvantagens das usinas nucleares são os acidentes. Caso ocorram, eles possuem sérias consequências, por isso, é perceptível que o sistema de segurança deve ser reforçado para evitar esses problemas. Além disso, eventos imprevistos podem tumultuar o funcionamento da usina, e isso pode trazer graves consequências.

Além disso, a gestão de resíduos nucleares é um dos grandes problemas das usinas. Isso porque o lixo nuclear oferece muito perigo à sociedade, especialmente por levar muito tempo para perder a radioatividade. Paralelamente, o custo inicial para construir uma usina nuclear é extremamente alto, logo, é uma energia que pode cobrar caro dos investidores e da industria.

Leia mais: Diversas vagas para o setor solar estão disponíveis em todo o Brasil pela Empresa Elgin; confira as melhores oportunidades da semana!

Relacionados
Mais recentes