MENU
Estados
Modo escuro
Menu
Início A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.

A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.

março 3, 2023 às 4:24 pm
Compartilhe
Compartilhar no WhatsApp
Compartilhar no Facebook
Compartilhar no LinkedIn
Compartilhar no Telegram
Compartilhar no Twitter
Compartilhar no E-mail
Siga-nos no Google News
Painel Solar Industria do Brasil

Dados da Absolar mostram que, em pouco mais de uma década, o setor trouxe mais de R$ 125 bilhões em investimentos para o Brasil e gerou cerca de 750 mil empregos. Um especialista afirma que o período de retorno dos investimentos em energia solar é de cerca de cinco anos e que esses retornos são mantidos por mais de duas décadas de volatilidade do mercado.

Investidores de todo o mundo agora estão olhando para o Brasil como um local potencial para energia solar devido ao rápido desenvolvimento do país nessa área na última década. Com mais de R$ 125 bilhões investidos e 750 mil novos empregos gerados desde 2012, a energia solar ultrapassou a hidrelétrica como a segunda maior fonte de energia do Brasil, respondendo por 11,6% da matriz elétrica total do país, segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar ( Absolar). Este setor pode ampliar um novo horizonte industrial, afirma a instituição e especialistas.

Além disso, 33,4 milhões de toneladas de CO2 foram mantidas fora da atmosfera nesse período graças aos esforços do setor na área de geração de energia elétrica. O investidor e diretor da Tek Trade, empresa especializada na importação de painéis fotovoltaicos, Sandro Marin, afirma que a energia solar é hoje um investimento altamente rentável e seguro por ser renovável e não agredir o meio ambiente.

Artigos recomendados

O Brasil é extremamente capacitado para produção de energia solar

Como “o Brasil é privilegiado com alta incidência de irradiação de luz natural”, diz Marin, “as usinas solares se tornaram um mercado que tem apresentado grande crescimento”, pois garantem retorno anual de mais de 20% do valor investido sem se expor a os riscos do mercado financeiro.

Os investimentos em energia solar, segundo dados de mercado, oferecem retorno médio anual de 22%, superior tanto à poupança (4,73% a.a.) quanto a outros investimentos de Renda Fixa, como Tesouro Selic (5,22% a.a.) e CDB (5,73% a.a.) p.a.). Marin também destaca que as fazendas solares são um investimento com longo retorno devido à vida útil mínima de 25 anos dos painéis fotovoltaicos utilizados.

Este modelo maximiza seu ganho diretamente produzindo energia onde ela será utilizada. Quando o excesso de energia desse tipo de painel é realimentado na rede elétrica, são gerados créditos que podem ser utilizados pela mesma unidade consumidora em até 5 anos e podem ser compensados em outro local, desde que provenientes do mesmo cliente.

Os bancos estão dispostos a financiar investimentos em geração de energia renovável porque normalmente geram um retorno sobre o investimento (ROI) em 5 anos (considerando o que o cliente já pagou em contas de eletricidade como parte do financiamento) e depois continuam a gerar ROI para pelo menos mais 20 anos.

O empresário promete que é um investimento sem riscos e altamente lucrativo, que se pagará em poucos anos e continuará gerando renda nos próximos anos. Segundo Marin, “o retorno médio do investimento em uma fazenda solar é de quatro a seis anos”, embora isso varie muito de projeto para projeto e de região para região.

Relacionados
Mais recentes