Sunday, 17 de October de 2021

Melhor direção do Painel Solar Fotovoltaico

Melhor direção do Painel Solar Fotovoltaico

Neste artigo iremos auxiliar você a entender qual a melhor direção e inclinação ideal para o painel solar fotovoltaico.

Trouxemos também curiosidades para melhorar ainda mais seu entendimento sobre essa nova forma de energia e o que muda na geração de energia com o painel solar fotovoltaico em diferentes posições e a melhor direção. Continue conosco até o fim deste artigo e confira!

Melhor direção para o Painel Solar Fotovoltaico

Melhor direção para o Painel Solar Fotovoltaico – créditos: E-solar

No Brasil, a melhor direção do Painel Solar é voltada para o Norte, já que no hemisfério Sul, o Sol nasce no Leste e sobe se inclinando em direção ao Norte e se põe na direção Oeste.

Portanto, se você possui telhado com face voltada ao norte e não possui sombras nessa região do telhado, que tal pensar em instalar seu painel solar nessa área do telhado? Assim o seu gerador de energia irá produzir ainda mais energia.

Sistemas Fotovoltaicos conectados à rede elétrica devem possuir o ângulo de inclinação igual ao da Latitude, este é o melhor ângulo para se instalar um painel fotovoltaico. Por exemplo: A latitude do estado do Rio de Janeiro corresponde a 22º, porém, a melhor posição para um painel solar no RJ é com a Face Norte a 22º de inclinação. Caso você não possua a face do telhado voltada ao Norte a perda de geração de energia solar fotovoltaica não é tão grande se o sistema for instalado nas faces voltadas a direção Leste e Oeste.

Perdas direcionais

Energia Solar: Como Saber Qual a Melhor Direção do Painel Fotovoltaico

As perdas direcionais para telhados com face em direção NE ou NO variam entre 3% e 8% e para um telhado com face virada para o Leste e ou Oeste você poderá perder entre 12% e 20%. Já quando o mesmo é virado para a face Sul, as perdas são grandes, portanto considere realizar a instalação do painel nesta direção apenas se você morar na região Norte do Brasil.

No Brasil, devido à sua posição em relação ao Sol, é melhor o sistema fotovoltaico possuir um grau de inclinação menor do que o da Latitude do que maior. Por exemplo: Se sua prioridade se encontra no estado de São Paulo que possui uma latitude aproximada de 23º, a casa possui dois telhados com face voltada para o norte: O primeiro é inclinado, com uma inclinação de aproximadamente 32º. O segundo telhado é mais plano com uma inclinação de aproximadamente 10º. Caso você tenha que optar entre os dois, o ângulo que possui menor inclinação do que a latitude deverá gerar mais energia.

É importante que você contrate um instalador qualificado para que o mesmo instale o seu sistema de energia solar fotovoltaica na melhor posição para a sua propriedade. Esse profissional deverá ser capacitado para que você seja informado sobre as perdas de energia de acordo com a orientação, inclinação e também localização geográfica no Brasil.

A importância de saber a direção do painel solar

A importância de saber a direção do painel solar – bluesol

Ter conhecimento sobre a direção do painel solar possui uma grande importância quando falamos de captação de energia, de modo com que a utilização da direção do painel correta poderá fazer seu projeto de energia solar custar menos recursos e tempo para ser finalizado. Além de aumentar a eficiência do seu painel solar.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.