Sunday, 24 de October de 2021

Energia Solar Fotovoltaica: Vantagens e Desvantagens

Energia Solar Fotovoltaica Vantagens e Desvantagens

A Energia Solar possui diversos benefícios, assim como a vida útil longa do sistema, maior economia e também a valorização do imóvel.

Portanto, quando falamos desse modelo de geração de energia solar fotovoltaica temos também que analisar os benefícios e desvantagens que pode-se encontrar em relação a esse modelo de energia. As vantagens são inúmeras, porém, entre as poucas desvantagens pode-se encontrar alto custo de aquisição e a questão da intermitência na produção de energia.

Neste artigo iremos auxiliar você a conhecer as vantagens e desvantagens da energia solar e entender o por que essa fonte de energia está em constante crescimento em todo o mundo. Continue conosco até o fim deste artigo e confira!

A definição de Energia Solar é associada à energia fotovoltaica, tecnologia que utiliza a luz do Sol como fonte de energia para gerar eletricidade e possui vantagem de ser uma fonte de energia gratuita, renovável e limpa, apesar da desvantagem de possuir alto custo inicial para aquisição e instalação do sistema.

A Energia Solar funciona com a captação dos fótons da luz solar que quando atinge a superfície das placas a corrente elétrica é produzida, as vantagens são inúmeras como possuir facilidade de manutenção e também uma economia de até 95% nas contas de energia.

Vantagens e Desvantagens

Energia Solar VANTAGENS e DESVANTAGENS – DESCUBRA

Vantagens

  • Vida útil a partir de 25 anos
  • Gera até 95% de economia na conta de luz
  • Facilidade de acesso à energia elétrica
  • Não polui
  • Fonte de energia renovável, limpa e silenciosa, podendo ser utilizada em áreas isoladas da rede elétrica sem necessidade de manutenção sendo fácil instalar e o custo de manutenção é barato
  • Energia alternativa ao petróleo
  • Fonte de energia gratuita
  • Necessidade mínima de manutenção

As principais vantagens e desvantagens da energia solar é a vida útil a partir de 25 anos, gerando economia de até 95% na conta de luz e pagando-se em até 7 anos. Seu baixo impacto ambiental e sua instalação simples e seu baixo custo em relação ao tempo de vida útil é uma ótima substituição de energia elétrica em regiões mais afastadas que não possuem distribuição.

Esse tipo de sistema de geração de energia não requer cuidados de manutenção contínua, apenas limpeza ocasional. Visto que as estruturas duram até 25 anos e pagando em apenas 7 anos a economia que é proporcionada pode chegar até 95% do total da conta de energia, tornando assim esse investimento uma ideia inteligente que contribuirá também para a valorização do imóvel.

O Laboratório Nacional Lawrence Berkeley nos EUA indicou em um estudo que um imóvel com energia solar pode passar por uma valorização de 4 a 6%. Em locais mais isolados os sistemas off-grid utilizam baterias que armazenam a energia captada durante o dia pelas placas, o que garante a alimentação de energia elétrica em dias chuvosos e também durante a noite.

Considerando também o investimento que você terá na aquisição e instalação do sistema fotovoltaico somado a mínima manutenção ao longo da vida útil dos painéis e dividir pela energia gerada ao longo desses anos, você verá claramente que a energia solar é mais barata que a energia oferecida pela distribuidora.

Desvantagens

  • Alto custo de aquisição (você terá o retorno em pouco tempo)
  • Não gerar energia durante à noite
  • Falta de Incentivos no Brasil
  • Sistema Anti-Ilhamento

Como você já viu, a instalação desse sistema é muito vantajosa não só para nosso bolso quanto também para o meio ambiente, porém, há também algumas desvantagens nesta instalação. Mas não se preocupe! As desvantagens são poucas!

Energia Solar Fotovoltaica Vantagens e Desvantagens

Apesar dos seus benefícios, a energia solar possui desvantagens, como a baixa capacidade de armazenamento e também a interrupção de produção de energia durante à noite. Em redes On-Grid problemas técnicos na rede elétrica da distribuidora podiam causar interrupção da produção de energia solar por conta do sistema anti-ilhamento que evita as sobrecargas do gerador e os riscos de comprometimento da rede.

Além desses fatores, o alto custo de aquisição também é uma desvantagem, mesmo que todo esse custo você recupere e se considerar que a vida útil dos painéis é maior que 25 anos, o custo é razoável e competitivo.

A falta de incentivos fiscais para adotar esse método de energia no Brasil faz com que a solução pareça pouco acessível. Há linhas de financiamento para obter um sistema fotovoltaico com juros acessíveis, há instituições como a BV que oferecem uma linha de financiamento efetiva para quem deseja instalar um sistema de energia solar sem burocracia e também ter as melhores taxas no mercado para realizar essa instalação.

Um sistema fotovoltaico conectado à rede (On-Grid) existe a possibilidade do isolamento da rede pública não ser detectado, o que irá ocasionar em uma pausa no funcionamento garantindo assim o corte do fornecimento de energia limpa.

Usina Solar Fotovoltaica: Vantagens e Desvantagens

Maiores usinas solares do mundo – créditos: Renewable News

Vantagens

  • Fonte de energia alternativa
  • Vida útil longa
  • Não emite gases poluentes
  • Baixo custo de manutenção
  • Ocupa pouco espaço
  • Pode ser instalado em vários locais

As principais vantagens das Usinas Solares são: Utilizarem uma fonte de energia alternativa, renovável e também gratuita, além de possuir durabilidade de mais de 25 anos. Essa fonte de energia poderá ser distribuída para residências, comércios e também indústrias.

Desvantagens

  • O clima poderá afetar a eficiência das usinas
  • Usinas afastadas do Equador possui baixa luminosidade e captam menos energia
  • Alto custo de aquisição
  • Produz menos energia em relação às usinas termoelétricas

Apesar de ser uma solução sustentável de energia limpa, as usinas solares podem ter um pouco menos de eficiência quando comparado às termelétricas. Isso se dá devido a conversão de energia mecânica em elétrica que ocorre de maneira mais rápida e eficiente.

A Energia Solar Fotovoltaica é uma solução? Ou um problema?

Painel de energia solar – créditos: Infosolar

A Energia Solar é uma solução tanto para a situação ambiental do Brasil e do mundo quanto também econômica. Por ser uma fonte limpa de energia, esse sistema irá beneficiar as gerações futuras já que a utilização dos recursos esgotáveis serão menos utilizados, esse sistema irá lhe beneficiar economicamente também pois você poderá ter até mesmo 95% de economia na conta de Luz do imóvel, além de ter também a valorização do imóvel na hora de venda e ou alugar o mesmo.

É importante considerar as vantagens e desvantagens da energia solar, porém é ainda mais importante estabelecer um orçamento que esteja de acordo com sua necessidade, para que você aproveite ao máximo a energia solar.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.