1. Início
  2. / Energia Solar
  3. / Energia solar ultrapassou marca inacreditável de 1 terrawat: investimentos devem continuar crescendo e mercado está fomentado com vagas de emprego
Tempo de leitura 3 min de leitura

Energia solar ultrapassou marca inacreditável de 1 terrawat: investimentos devem continuar crescendo e mercado está fomentado com vagas de emprego

Escrito por Daine Souza
Publicado em maio 31, 2022 às 9:14 am
Energia solar ultrapassou marca inacreditável de 1 terrawat: investimentos devem continuar crescendo e mercado está fomentado com vagas de emprego - Pixabay
Energia solar ultrapassou marca inacreditável de 1 terrawat: investimentos devem continuar crescendo e mercado está fomentado com vagas de emprego – Pixabay

O mercado voltado para energia solar se mostra promissor e está gerando empregos em todo o Brasil. A Ton Sun e outras marcas de autoridade estão com vagas de emprego abertas no portal do Linkedin atrás de candidatura simplificada. 

De acordo com o relatório Global Market Outlook for Solar Power, que estudou sobre o desenvolvimento da energia solar entre os anos de 2016 até 2022, é estimado que a energia solar já tenha alcançado a sua capacidade global de ao menos 1 terawatt (TW). O estudo teria sido desenvolvido pela SolarPower Europe em uma parceria que foi construída a longo prazo com a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar).  E o melhor de tudo isso, que mostra  que o mercado está apenas esquentando, é que a quantidade de 2 TW deve chegar ao Brasil dentro de dois anos. As vagas de emprego no mercado estão aumentando.

Esses dados recordam que a energia solar não vem sendo uma realidade apenas para as empresas que tinham o intuito de fazer a instalação dos painéis solares com o objetivo de diminuir a conta de energia ao final do mês. Hoje em dia, os consumidores comuns estão cada vez mais interessados em investir na aplicação da energia renovável como forma de ver os resultados a longo prazo. Pesquisas comprovam que os painéis solares, se não foram obtidos através de financiamento, demoram 5 anos para se pagarem e têm garantia média de 25 anos com produtividade mínima de 80% do que foi contratado

Outras notícias:

Energia solar também está gerando vagas de emprego: área é promissora para engenharia, marketing e tecnologia 

A empresa Top Sum está com vagas de emprego abertas para energia solar. E essa não é apenas parte da realidade desta marca, mas de várias outras. Em suma, inúmeras instituições que trabalham nesta área estão contratando profissionais de tecnologia da informação, marketing (como vendedores e analistas) e engenheiros para atuar com as equipes. 

O mercado vem abrindo um grande número de  oportunidades e vem diminuindo a acentuação de desemprego do qual o Brasil vem vivendo que, de acordo com dados que foram compartilhados pelo IBGE, já teria chegado a uma faixa de 14 milhões de pessoas. 

Uma grande parte das vagas de emprego podem ser encontradas em portais como o Linkedin, garantindo a candidatura simplificada. Para se cadastrar no Linkedin, é importante que se faça o preenchimento do currículo para mostrar quais são as suas experiências anteriores e formação. Além disso, é necessário que mantenha todas as formas de contato atualizadas para, caso seja classificado em uma oportunidade, a empresa possa entrar em contato. 

É mais barata e mais viável  a longo prazo 

De acordo com uma pesquisa que foi realizada pelo Solar Eólica Renovável, é estimado que o valor médio que está sendo cobrado pelas empresas de energia renovável para uma casa que está gastando na faixa de 600 watts seja de R$ 26 mil. Ou seja, demoraria menos de cinco anos para que o painel fosse pago. 

A energia solar vem sendo mais barata e em conta quando se analisa a longo prazo. Deve-se salientar ainda que ela é renovável, ou seja, não possui a eliminação de rejeitos no meio ambiente, que podem prejudicar a fauna e flora, o que acontece quando há a queima de carvão para a produção de energia elétrica. 

Daine Souza

Em formação em jornalismo pela Uniasselvi. Amante, desde o ano de 2017, pela produção de conteúdos, notícias e redação em geral. Atualmente, trabalha como redatora da agência jornalística Visão Confiável (http://visaoconfiavel.com/).

Compartilhar em aplicativos