Thursday, 29 de July de 2021

Preparando a propriedade para receber Energia Solar

Preparando a propriedade para receber Energia Solar

Você está construindo ou planejando uma propriedade? Há detalhes que você poderá prever em um projeto para facilitar ainda mais a instalação de energia solar

Continue conosco até o fim deste artigo e confira este breve guia que irá auxiliar você a preparar sua propriedade para receber a energia solar fotovoltaica. Confira!

A Energia Solar é uma fonte de energia sustentável que é atualmente utilizada de forma crescente em empreendimentos e até mesmo em propriedades, esse método oferece mais economia no gasto de energia e também faz com que você contribua para o meio ambiente já que o sistema é uma considerável fonte limpa de energia.

Por esses motivos é bem interessante que você pense em instalar a energia solar em seu imóvel sem que você precise fazer grandes alterações para receber esse sistema, portanto, se você está ainda construindo um imóvel, você poderá desde já fazer um planejamento mais detalhado para facilitar a instalação do Painel Solar, tornando assim o processo mais simples e também eficiente.

Para realizar o dimensionamento da energia solar ainda na construção do imóvel, é necessário que você leve em conta fatores como: área disponível, posicionamento das placas, tamanho e peso dos painéis, localização do inversor solar e aterramento do sistema fotovoltaico.

Esse guia rápido que mostraremos abaixo irá auxiliar você a preparar sua propriedade para receber energia solar fotovoltaica. Confira!

Energia Solar – Certifique-se a área que você possui e se ela é suficiente para a instalação do painel

Preparando a propriedade para receber Energia Solar
Instalação de painéis solares – créditos: RenewableNews

Para realizar a instalação do painel você terá que possuir um telhado ou laje com uma área livre de no mínimo 10m² para realizar a instalação. Dependendo da demanda de energia que você necessita a área poderá ser ainda maior. Confira a medição de área média ocupada pelos sistemas solares para residências:

  • Potência de 1.5 KWp: ocupa no mínimo 10.5m²
  • Potência de 2.0 kWp: ocupa no mínimo 14m²
  • Potência de 3.0 kWp: ocupa no mínimo 21m²
  • Potência de 4.0 kWp: ocupa no mínimo 28m²
  • Potência de 5.0 kWp: ocupa no mínimo 35m²
  • Potência de 10.0 kWp: ocupa no mínimo 70m²

Energia Solar Para armazéns e indústrias

  • Potência de 50 kWp: Ocupa aproximadamente de 400m² a 500m²
  • Potência de 100 kWp: Ocupa aproximadamente de 800 a 1000m²
  • Potência de 1 MWp: Ocupa aproximadamente de 8.000 a 10.000m²

Para calcular o espaço necessário que você irá necessitar para a instalação do seu painel solar é fácil, basta que você considere de 7m² a 10m² a cada kWp de potência do seu sistema. Sistemas de Energia Solar instalados em residências ficam próximas aos 7m² por kWp, pois é possível juntar os painéis.

Para gerar energia solar de grande porte, assim como o caso das indústrias, você deverá considerar que qualquer interferência no telhado assim como chaminés e aparelhos de ar condicionado poderão fazer sombra nas placas, é importante que você deixe um espaço para que algum técnico possa andar futuramente para realizar uma eventual manutenção no telhado e ou nas placas. Nesses casos, considere uma ocupação entre 9 e 10m² por kWp instalado.

Confira os melhores tipos de cobertura para o sistema de Energia Solar fotovoltaica na sua propriedade

🏠 Como instalar PAINEL de ENERGIA SOLAR na TELHA COLONIAL

Os painéis de energia solar fotovoltaicos são fixados ao telhado através de um sistema de fixação e cada tipo de telhado irá pedir um sistema de fixação diferente, essa parte representa uma parcela significativa do seu orçamento e por isso deve ser levado em conta o tipo de telhado que você irá utilizar em sua propriedade para receber energia solar. Confira:  

  • Coberturas de Telha Metálica, assim como as trapezoidais comum e termoacústicas, essas são as melhores opções para instalar painéis solares por facilitarem a fixação e são superfícies seguras para a instalação.
  • Telhas de barro/concreto do tipo francês ou do tipo capa-canal. Esse tipo de telhado requer manuseio para instalar, portanto, nada impedirá a sua instalação.
  • Telhas de Fibrocimento. Esse tipo de telhado oferece alguns problemas durante o processo de instalação por serem frágeis e podem quebrar durante o processo de instalação. Esse tipo de telhado pede um sistema de fixação dos painéis independente das telhas.
  • Coberturas planas como lajes e telhas pré fabricadas em concreto são uma ótima opção de superfície para realizar a instalação. O sistema de fixação para essas coberturas garante aos painéis melhor incidência solar devido a sua pouca inclinação.

Há 3 formas de fixação das placas de energia solar em propriedade com laje:

  • Estrutura Parafusada na Laje (requer impermeabilização)
  • Colado com colas especiais (precisa ser feito com profissional qualificado para durar cerca de 25 anos)
  • Lastro e Defletor de vento na parte traseira da placa

Posição das placas de energia solar no telhado da sua propriedade

É importante que você escolha o ângulo voltado para o Norte, com um grau de inclinação igual ao da latitude do local. Por exemplo, Campinas está na latitude 22º porém é o melhor ângulo para que seu painel solar seja inclinado é a de 22º.

Você pode até não ter a direção e inclinação perfeita, portanto, caso isso ocorra a perda da produção de energia é pequena e quase nem notável. Você poderá ter seu painel de energia solar instalado em qualquer área do telhado menos viradas ao Sul, o importante é que o Sol bata na placa ao máximo sem que haja sombras durante o dia.

Confira o tamanho dos painéis

tamanho dos painéis – créditos: portal renováveis

De forma simplificada, atualmente possui no mercado dois tamanhos de painel solar, que são os mais utilizados em residências, indústrias e usinas. São eles:

Painéis de 270, 275, 280 a 290 Watts, possuem todas 60 células e medem tradicionalmente 166 cm de altura por 99 cm de largura e de 4 a 5cm de profundidade.

Painéis de 330, 335, 340 até 375 Watts Watts, possuem todos 72 células e medem tradicionalmente 198 cm de altura por 99cm de largura e de 4 a 5cm de profundidade.

As variações de potência estão diretamente relacionadas à eficiência das células. Células que possuem mais eficiência possuem um painel que gera mais energia por m². Portanto, se você possui menor área, compre um painel mais eficiente para aproveitar a área disponível. Painéis com tecnologia Mono-PERC são os melhores disponíveis no mercado atualmente.

Certifique-se de que a sua estrutura está dimensionada para receber o peso dos painéis

O Painel Solar não é muito pesado e quase todos os tipos de telhado e laje estão preparados para receber essa carga adicional, portanto, dependendo da estrutura pode ser que você necessite de um reforço. A carga adicionada é de aproximadamente 15 kg/m². Em telhados com coberturas metálicas, assim como as telhas trapezoidais ou termoacústicas o peso poderá cair para 13 kg/m².

  • NBR 6123 (Carga do Vento): Em algumas regiões altas ou próximas ao litoral os ventos podem atingir até 150 km/h por isso é importante que você se certifique que a estrutura de fixação utilizada para fixar os painéis estejam de acordo com a NBR 6123. Os painéis montados no solo ou sob estruturas de suporte elevadas podem receber cargas extras da ordem de 70 kg/m² devidas as velocidades do vento.

Certifique-se do local onde o inversor será instalado

Inversor solar – créditos: Engegrid

É importante que você proteja o inversor da umidade e ou luz direta do sol. Este quando exposto a fenômenos naturais poderá se danificar. Alguns inversores são feitos para ficarem ao ar livre, portanto, quanto maior proteção mais tempo ele irá durar.

É importante também que o inversor esteja perto do seu quadro de distribuição de energia, o que irá facilitar a ligação na rede e também a manutenção. Os inversores utilizados em residências ocupam um espaço de 70cm x 50cm x 25cm até 80cm x 55cm x 25cm (Altura, Largura, Profundidade). Deixe um espaço ao redor deste aparelho para facilitar assim a ventilação e também a manutenção. Inversores para a utilização nas indústrias e armazéns logísticos ocupam maior espaço  2,2m x 0,7m x 0,7m para cada 50kWp.

Confira os eletrodutos e também a conexão com os painéis

Os Painéis Solares geram alta voltagem, portanto, é importante que você identifique e separe a fiação deste circuito até o inversor. O eletroduto pode ser aparente ou embutido em conduíte. Em residências, 4 cabos de 6mm devem vir dos painéis até o inversor. Em caso de indústrias e ou armazéns você deverá deixar eletrocalhas disponíveis.

Aterramento do sistema fotovoltaico

Os Sistemas Fotovoltaicos devem ser todos aterrados por questão de segurança. De forma tradicional os painéis são aterrados na estrutura e a estrutura à malha de aterramento da casa e ou indústria/armazém. É importante que você facilite também deixando um ponto de aterramento no telhado onde os painéis serão instalados afim de facilitar o processo.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Até mais!

Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.