1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Usina de energia solar flutuante é instalada na hidrelétrica de Santa Clara, no Paraná
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Usina de energia solar flutuante é instalada na hidrelétrica de Santa Clara, no Paraná

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 01/02/2022 às 11:14
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
O estado do Paraná avança em relação às energias renováveis e inaugura a primeira usina de energia solar flutuante do país na hidrelétrica de Santa Clara
O estado do Paraná avança em relação às energias renováveis e inaugura a primeira usina de energia solar flutuante do país na hidrelétrica de Santa Clara. Fonte: Divulgação

O estado do Paraná avança em relação às energias renováveis e inaugura a primeira usina de energia solar flutuante do país na hidrelétrica de Santa Clara

Esta última terça-feira, (01/02), foi marcada pelo anúncio da primeira usina de energia solar flutuante de todo o país no estado do Paraná. O projeto de energias renováveis coordenado pelo Lactec, no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), está instalado na hidrelétrica de Santa Clara, no sudoeste do estado.

Não perca:

Hidrelétrica de Santa Clara, no estado do Paraná, ganha primeira usina de energia solar flutuante de todo o país 

A primeira usina de energia solar flutuante do país foi inaugurada no estado do Paraná e o empreendimento integra um projeto coordenado pelo Lactec, no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de estar instalado no reservatório da Usina de Santa Clara (120 MW), entre os municípios de Candói e Pinhão, no Sudoeste do Paraná. O projeto pertence à Elejor, Sociedade de Propósito Específico (SPE), na qual a Copel é sócia majoritária.

O projeto de energias renováveis conta com um total de 276 módulos fotovoltaicos, sobrepostos em uma estrutura metálica flutuante com potência instalada de 100,7 quilowatts-pico (kWp), ocupando uma área de 1,1 mil metros quadrados. Todo o sistema de geração de energia é conectado a um eletrocentro, em solo, que converte a corrente elétrica de contínua para alternada. Dessa forma, a usina de energia solar flutuante produz esse recurso para o abastecimento da própria hidrelétrica de Santa Clara. 

O Lactec é um centro de ciência e tecnologia que vem ganhando bastante espaço no setor energético brasileiro e é composto por mais de 600 colaboradores, entre eles 150 especialistas, mestres e doutores. Assim, a administração da usina de energia solar flutuante no Paraná é mais um passo dado para marcar a sua presença no setor das energias renováveis e contribuir para novas alternativas nesse segmento, ajudando no desenvolvimento de novos projetos futuros. 

Apesar dos desafios técnicos, usina de energia solar flutuante conta com grandes benefícios e vantagens na sua utilização 

Um dos principais desafios enfrentados na instalação da usina flutuante é a questão da distância em relação à margem da represa, uma vez que o lago apresenta variações de até 20 metros no nível da água e o sistema de ancoragem tinha que ser capaz de acompanhar essas oscilações. Assim, o coordenador do projeto pelo Lactec, Kleber Franke Portella destaca que o mecanismo dinâmico de ancoragem é uma das importantes contribuições da pesquisa, pois a variação de cota é uma situação comum aos reservatórios de hidrelétricas, que deve ser considerada nos projetos de implantação de usinas solares flutuantes.

Para solucionar os desafios da instalação, a usina flutuante contou com um estudo comparativo da eficiência de geração com três diferentes arranjos dos módulos fotovoltaicos, que foram instalados na cobertura do eletrocentro: um totalmente plano, um inclinado e outro com rastreador solar. Assim, a Lactec conseguiu chegar à melhor conclusão em relação ao sistema que deveria ser instalado no local e obteve eficiência na construção dessa usina. 

Já em relação às vantagens, um dos principais benefícios desse tipo de sistema é que ele dispensa investimentos em aquisição e adequações da área, como terraplenagem e corte de vegetação. Além disso, ele também garante segurança para transeuntes e contra furtos e vandalismo, o que também conta pontos a favor dessa iniciativa. Agora, a hidrelétrica de Santa Clara será bastante beneficiada com o abastecimento de uma energia limpa e totalmente renovável.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x