A prefeitura de Salvador está com seu novo projeto de energia renovável e desenvolveu um curso gratuito e profissionalizante para o setor de sistemas de energia solar na região
Visando aproveitar o alto potencial do setor de energia renovável no estado e na capital, a prefeitura de Salvador iniciou nesta última segunda-feira, (24/01), um curso profissionalizante para capacitar trabalhadores em relação aos sistemas de energia solar. O projeto é uma parceria entre órgãos públicos que visa trazer novas oportunidades para os moradores ingressarem no mercado de trabalho de forma capacitada.
Veja também:
Curso profissionalizante gratuito voltado para os sistemas de energia solar é iniciado em Salvador nesta segunda-feira
O mercado de trabalho voltado para o setor da energia renovável vem crescendo cada vez mais e, pensando nisso, a prefeitura de Salvador desenvolveu um curso profissionalizante nesse segmento. O curso gratuito de Montador de Sistemas Fotovoltaicos iniciou na última segunda-feira, na sede do Serviço Municipal de Intermediação de Mão de Obra (Simm), no Comércio. Além disso, essa é uma parceria entre as secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), com a Associação de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (ABahiaSolar).
As aulas irão continuar acontecendo até o mês de abril de 2022 em todas as segundas, quartas e sextas-feiras. Quem está no comando da capacitação do curso de energia solar é a empresa especializada em treinamento e manutenção do setor elétrico, a Trecon, e as aulas possuem uma carga horária total de 120h, divididos em quatro módulos, com 50% de conteúdo teórico e 50% prático. Todo esse projeto faz parte da iniciativa Treinar para Empregar, desenvolvido pela Semdec e deve continuar nos próximos meses de forma gradativa atraindo novos olhares para o setor.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
O principal objetivo do curso é a capacitação de trabalhadores para atuar e incentivar a geração de novos postos de trabalho em instalação e manutenção de sistemas fotovoltaicos na cidade. Dessa forma, os estudantes poderão ter uma base ampla em relação aos sistemas de energia solar e podem conseguir novas oportunidades no mercado de trabalho após a finalização.
Alunos e desenvolvedores do curso profissionalizante de sistemas de energia solar comemoram projeto e ressaltam importância
O projeto desenvolvido pelas secretarias municipais de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), em parceria com a Associação de Energia Solar Fotovoltaica da Bahia (ABahiaSolar) já iniciou com grandes expectativas dos colaboradores e alunos. Todo o objetivo traçado para o desenvolvimento do curso está cada vez mais claro e os participantes poderão adquirir uma série de conhecimentos na área para ingressar no mercado de trabalho de forma mais capacitada.
Assim, Alexandro Pena, de 27 anos, é um dos estudantes e ressalta que “É um curso gratuito e que nos dará a oportunidade de ser inserido no mercado de trabalho da área de energias renováveis. Estou cheio de expectativas e com vontade de aprender”. Já o técnico em eletrônica Vagner Pimentel Oliveira, de 41 anos, vê nesse projeto uma nova forma de mudar de vida e conseguir novas oportunidades de emprego, afirmando também que “Estou bastante entusiasmado. Quero muito voltar ao mercado de trabalho e a energia sustentável é uma área que está crescendo e oportunizando”.
As secretarias também ressaltaram a importância desse curso para o desenvolvimento socioeconômico da cidade de Salvador e das demais regiões do estado da Bahia e comemoraram o sucesso do início das aulas. Com isso, até o mês de abril, diversos moradores da região poderão estar a par de como funcionam os sistemas de energia solar e adquirir novas oportunidades de emprego.