O novo parque eólico da Enel Green Power localizado na Bahia está sendo um grande destaque na produção de energia renovável e na contribuição para a sustentabilidade no local
Durante esta última sexta-feira, (21/01), a Enel Green Power comentou sobre o seu novo parque eólico situado na Bahia, o Morro do Chapéu Sul II, localizado nos municípios de Morro do Chapéu e Cafarnaum. O local está sendo um grande destaque no estado, em razão da alta produção de energia renovável e a sua contribuição com a sustentabilidade.
Não deixe de conferir:
- Operadora Oi fecha parceria com a Eva Energia para abastecimento de biogás em suas operações
- Um Telecom investe em energia renovável e implanta usina de energia solar no Pernambuco
- Governo Federal pretende investir R$ 18,2 bilhões na transmissão de energias renováveis no nordeste
- Copel investe em energia renovável e prevê compra da Rio Energy por valor bilionário
Parque eólico Morro do Chapéu Sul II é a grande aposta da Enel Green Power para a produção de energia renovável na Bahia
A Bahia é o maior estado em relação ao número de parques eólicos, segundo a Associação Brasileira de Energia Eólica (ABEEólica), em razão do alto potencial de geração de energia renovável a partir dessa fonte. Assim, a Enel Green Power viu essa capacidade e inaugurou, no mês de novembro de 2021, o Parque eólico Morro do Chapéu Sul II, que já está em operação mas ainda aguarda para estar totalmente conectado ao Sistema Interligado Nacional (SIN) até o fim deste mês.
O parque eólico conta com uma capacidade total de 353 MW, sendo capaz de gerar mais de 1.800 GWh de energia por ano, o equivalente ao consumo de 500 mil famílias brasileiras. Além disso, a Enel Green Power investiu um total de R$ 1,92 bilhão na construção do local, que está localizado na mesma região onde a empresa construiu e opera, desde janeiro de 2018, o parque eólico Morro do Chapéu Sul, que conta com uma capacidade total de 172 MW.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
O benefício ambiental é um dos grandes destaques do parque no estado da Bahia, uma vez que ele vem contribuindo para um futuro com mais sustentabilidade e irá evitar a emissão de 992 mil toneladas de CO2 na atmosfera por ano, além de produzir uma gigantesca quantidade de energia renovável, sem gerar danos ao meio ambiente no processo.
Enel Green Power comenta sobre o seu compromisso com a sustentabilidade e o parque eólico Morro do Chapéu Sul II
A Enel Green Power é uma das maiores empresas do setor energético no Brasil e conta com grandes projetos voltados para o segmento da energia renovável, com foco na energia solar e na eólica, em razão do alto potencial brasileiro para a produção. Assim, a companhia segue com seus esforços para voltar as atenções para esse mercado e atrair novos incentivos para que a sustentabilidade seja um ponto cada vez mais discutido dentro do cenário energético no Brasil.
A responsável pela Enel Green Power no Brasil, Roberta Bonomi, comentou sobre o compromisso da companhia com a sustentabilidade e destacou que “Só em 2021, a Enel iniciou a operação de quatro novos parques renováveis no Brasil, incluindo Morro do Chapéu II. São projetos importantes para tornar o país menos dependentes dos reservatórios de usinas hidrelétricas, além de gerar emprego e oportunidade de desenvolvimento social e econômico onde os projetos estão instalados. Apenas na construção de Morro do Chapéu II, foram criados cerca de 2.800 empregos diretos”.
Além disso, a empresa segue com projetos voltados para o desenvolvimento socioeconômico na região e um dos mais recentes foi concluído com 135 reservatórios de água instalados para os moradores que vivem no semiárido baiano. A companhia não só está investindo em energia renovável como também está buscando um crescimento maior para todo o estado da Bahia, juntamente com as oportunidades de emprego oferecidas nesses projetos.