Início Cemig dá continuidade à projeto de energia solar para instalação de usinas com grande capacidade instalada

Cemig dá continuidade à projeto de energia solar para instalação de usinas com grande capacidade instalada

fevereiro 2, 2022 às 1:42 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
A Cemig está avançando no seu projeto de energias renováveis e anunciou a abertura de propostas para a instalação de usinas de energia solar de grande porte no estado de Minas Gerais 
A Cemig está avançando no seu projeto de energias renováveis e anunciou a abertura de propostas para a instalação de usinas de energia solar de grande porte no estado de Minas Gerais. Fonte: Pixabay

A Cemig está avançando no seu projeto de energias renováveis e anunciou a abertura de propostas para a instalação de usinas de energia solar de grande porte no estado de Minas Gerais 

Durante esta última segunda-feira, (31/01), a Cemig, Companhia Energética de Minas Gerais, anunciou a data de 11 de fevereiro para a abertura de propostas de fornecedores para a construção de cerca de 250 megawatts-pico (MWp) em usinas de energia solar. O projeto voltado para as energias renováveis visa expandir ainda mais a capacidade instalada no estado de Minas Gerais.

Não deixe de conferir:

Abertura de propostas para projetos de usinas de energia solar de grande porte é marcada pela Cemig 

O mercado de energias renováveis no Brasil está crescendo cada vez mais, com novos investimentos sendo aplicados nesse setor e novos empreendimentos sendo desenvolvidos. Assim, a Cemig, ou Companhia Energética de Minas Gerais, marcou para o dia 11 de fevereiro a abertura de propostas de fornecedores para a construção de cerca de 250 megawatts-pico (MWp) em usinas de energia solar. A estratégia da companhia visa retomar o crescimento orgânico no setor de geração de energia renovável.

O diretor de geração da Cemig afirmou que essa licitação que se encontra aberta tem como objetivo a contratação de empresas EPCistas, responsáveis pela obra e equipamentos, para três usinas de energia solar no estado, entre elas, Boa Esperança (80 MWp), Jusante (87 MWp) e Três Marias Flutuante I (70 MWp). A prioridade atual da Cemig é a instalação de novas usinas pelo estado de Minas Gerais, para que a população possa ser abastecida com uma energia renovável e totalmente limpa. 

Assim,Thadeu Carneiro da Silva, o diretor de geração e transmissão da elétrica, comentou sobre a iniciativa e destacou que “Com isso, de fato vamos começar com quase 250 MWp em construção e, em paralelo, continuamos com o desenvolvimento de outros projetos, como a ampliação de PCHs (pequenas hídricas). A incerteza da entrega de equipamentos era o maior desafio, mais do que propriamente os custos. Hoje já vemos que os custos estão em baixa, e os dessaranjos (da cadeia de suprimentos) tendem a melhora”.

Cemig avança com projetos de energias renováveis mas continua com investimentos em energia hídrica e eólica, além das linhas de transmissão

Além do projeto de energias renováveis voltado para a instalação de usinas de energia solar em Minas Gerais, a Cemig continua com seus esforços para expandir a produção hídrica e, segundo Silva, novas máquinas na PCH Poço Fundo devem começar a operar em abril, ampliando a capacidade instalada da usina em mais 15 MW, dos atuais 8 MW. Além disso, a companhia enxerga um grande potencial para agregar novas máquinas na hidrelétrica de Três Marias e deve investir nessa iniciativa. 

Em relação à produção de energia eólica, a Cemig está com planos para instalar usinas eólicas por todo o Nordeste, nos Estados de Pernambuco, Piauí e Bahia, além de ver um grande potencial para a fonte em Minas Gerais, principalmente no norte e divisa com a Bahia. Por fim, a companhia deverá investir um total de 6 bilhões de reais em geração e transmissão de energias renováveis no mercado brasileiro até o ano de 2025.

A Cemig também está de olho nas linhas de transmissão de energia e pretende participar do leilão previsto para junho, além de ter interesse principalmente no lote 1, que prevê reforços na rede elétrica de Minas Gerais. Com isso, a companhia mineira segue com seus esforços e iniciativas voltadas para o crescimento dessas energias por todo o estado.

Relacionados
Mais recentes