Início Usina de energia solar flutuante é instalada na hidrelétrica de Santa Clara, no Paraná

Usina de energia solar flutuante é instalada na hidrelétrica de Santa Clara, no Paraná

fevereiro 1, 2022 às 11:14 am
Compartilhe
Siga-nos no Google News
O estado do Paraná avança em relação às energias renováveis e inaugura a primeira usina de energia solar flutuante do país na hidrelétrica de Santa Clara
O estado do Paraná avança em relação às energias renováveis e inaugura a primeira usina de energia solar flutuante do país na hidrelétrica de Santa Clara. Fonte: Divulgação

O estado do Paraná avança em relação às energias renováveis e inaugura a primeira usina de energia solar flutuante do país na hidrelétrica de Santa Clara

Esta última terça-feira, (01/02), foi marcada pelo anúncio da primeira usina de energia solar flutuante de todo o país no estado do Paraná. O projeto de energias renováveis coordenado pelo Lactec, no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), está instalado na hidrelétrica de Santa Clara, no sudoeste do estado.

Não perca:

Hidrelétrica de Santa Clara, no estado do Paraná, ganha primeira usina de energia solar flutuante de todo o país 

A primeira usina de energia solar flutuante do país foi inaugurada no estado do Paraná e o empreendimento integra um projeto coordenado pelo Lactec, no âmbito do Programa de P&D da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), além de estar instalado no reservatório da Usina de Santa Clara (120 MW), entre os municípios de Candói e Pinhão, no Sudoeste do Paraná. O projeto pertence à Elejor, Sociedade de Propósito Específico (SPE), na qual a Copel é sócia majoritária.

O projeto de energias renováveis conta com um total de 276 módulos fotovoltaicos, sobrepostos em uma estrutura metálica flutuante com potência instalada de 100,7 quilowatts-pico (kWp), ocupando uma área de 1,1 mil metros quadrados. Todo o sistema de geração de energia é conectado a um eletrocentro, em solo, que converte a corrente elétrica de contínua para alternada. Dessa forma, a usina de energia solar flutuante produz esse recurso para o abastecimento da própria hidrelétrica de Santa Clara. 

O Lactec é um centro de ciência e tecnologia que vem ganhando bastante espaço no setor energético brasileiro e é composto por mais de 600 colaboradores, entre eles 150 especialistas, mestres e doutores. Assim, a administração da usina de energia solar flutuante no Paraná é mais um passo dado para marcar a sua presença no setor das energias renováveis e contribuir para novas alternativas nesse segmento, ajudando no desenvolvimento de novos projetos futuros. 

Apesar dos desafios técnicos, usina de energia solar flutuante conta com grandes benefícios e vantagens na sua utilização 

Um dos principais desafios enfrentados na instalação da usina flutuante é a questão da distância em relação à margem da represa, uma vez que o lago apresenta variações de até 20 metros no nível da água e o sistema de ancoragem tinha que ser capaz de acompanhar essas oscilações. Assim, o coordenador do projeto pelo Lactec, Kleber Franke Portella destaca que o mecanismo dinâmico de ancoragem é uma das importantes contribuições da pesquisa, pois a variação de cota é uma situação comum aos reservatórios de hidrelétricas, que deve ser considerada nos projetos de implantação de usinas solares flutuantes.

Para solucionar os desafios da instalação, a usina flutuante contou com um estudo comparativo da eficiência de geração com três diferentes arranjos dos módulos fotovoltaicos, que foram instalados na cobertura do eletrocentro: um totalmente plano, um inclinado e outro com rastreador solar. Assim, a Lactec conseguiu chegar à melhor conclusão em relação ao sistema que deveria ser instalado no local e obteve eficiência na construção dessa usina. 

Já em relação às vantagens, um dos principais benefícios desse tipo de sistema é que ele dispensa investimentos em aquisição e adequações da área, como terraplenagem e corte de vegetação. Além disso, ele também garante segurança para transeuntes e contra furtos e vandalismo, o que também conta pontos a favor dessa iniciativa. Agora, a hidrelétrica de Santa Clara será bastante beneficiada com o abastecimento de uma energia limpa e totalmente renovável.

Relacionados
Mais recentes