O gelo para o painel solar tem seu lado positivo, pois, mesmo no inverno, consegue produzir energia suficiente e resfria as placas
Durante o inverno, as baixas temperaturas são frequentes em algumas regiões brasileiras, principalmente no sul do país. No entanto, juntamente com a onda de frio, vem uma outra preocupação: o painel solar instalado na casa produzirá energia? A chuva forte e, às vezes, a neve, podem danificar o sistema fotovoltaico?
A questão em si nem mesmo seria isso, mas sim, a respeito do funcionamento dessas placas em dias em que o sol não aparece. Dessa forma, porque as pessoas comprariam um sistema para economizar energia elétrica, se durante o inverno ela não funcionaria? No entanto, os especialistas nessa área afirmam que sim, a produção de energia através dessas placas funciona mesmo em condições de frio extremo.
Veja mais notícias:
A energia produzida pelo painel solar é menor no inverno?
Até o momento, os especialistas vêm tentando, a todo custo, resolver esses questionamentos que estão surgindo. O tempo frio chegou em algumas regiões do Brasil, tais como, no Sul e no Sudeste. São inúmeras a quantidade de residências que aderiram ao uso de energia renovável. No entanto, a preocupação comeu a bater na porta.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Como esse sistema fotovoltaico utiliza a luz do sol para gerar a energia necessária, como ele se comportaria quando o período de inverno chegasse? A energia seria mais fraca devido à ausência do sol? De acordo com os especialistas, a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos permanece ativa no inverno.
Mas, como ocorre essa mudança no tempo, nosso cérebro compreende como se, pela falta dos raios solares, o painel solar perderia a sua força, fazendo com que as casas ficassem sem energia. Para acalmar um pouco as pessoas, o CEO da Edsun, Cristiano Meditsch, revelou que, esses fenômenos não causam problemas. Entretanto, deve-se ter o dobro de atenção com o módulo, pois, caso esse acumule muita neve, causará uma diminuição temporária na energia gerada.
Quando a neve derreter, a placa voltará a produzir eletricidade normalmente. Mas, caso o frio extremo dure mais que um ou dois dias, o ideal é que o proprietário tente retirar a neve envolta das placas, para evitar danos maiores.
Vale a pena instalar energia solar em regiões mais frias?
Existem outros países que possuem um inverno mais rigoroso que o do Brasil, como Alemanha e Estados Unidos. E em alguns, o sistema fotovoltaico é bastante utilizado, afinal, a meta é economizar no final do mês, com a chegada da conta de energia.
Mas, o que muitas pessoas não sabem é que, o painel solar tende a funcionar melhor em regiões onde a temperatura é mais amena. Isso acontece pois, em sua composição, os painéis solares possuem silício. Esse elemento químico é um material semicondutor e quando então em locais de altas temperaturas, perdem parcialmente a sua eficiência.
Segundo Meditsch, “no Verão temos mais Sol, mas os painéis podem chegar a mais de 70ºC, o que prejudica a geração de energia”. Dessa forma, para que a geração de energia seja extremamente eficaz, o ideal é que os painéis estejam em temperaturas mais baixas. Uma vez que, quanto mais resfriado ele estiver, mais eficiente será.
Para que você mesmo consiga identificar se o painel solar de sua empresa ou casa esteja funcionando corretamente, Rodrigo Matias, diretor comercial da Ecori Energia Solar tem duas dicas importantes. A primeira é verificar se elas estão brancas, caso a resposta seja positiva, então estão encobertas pela neve. Assim, a captação de luz não estará ocorrendo de forma eficaz.
Isso acaba sendo prejudicial para geração de energia solar, mas não para os componentes que constituem o sistema fotovoltaico. Levando em consideração os aspectos térmicos, o gelo solidificado nas placas pode ser benéfico para a temperatura dos módulos, afinal, os raios solares são intensos e podem esquentar bastante.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.