Thursday, 29 de July de 2021

Eficiência do Painel Solar

Eficiência do Painel Solar

Quando adquirimos um painel solar sempre nos perguntamos qual a eficiência desse produto, não é mesmo?

Essa questão é uma grande dúvida para muitas pessoas que pretendem ou estão mudando o modo de energia nos seus imóveis. Porém, antes de adquirir é preciso que você veja qual é exatamente a eficiência de um painel solar e para ajudar você nesse momento reunimos neste artigo tudo o que você precisa entender sobre o Painel Solar. Confira!

Qual a eficiência de um Painel Solar?

Painel solar – créditos: energias renováveis

A eficiência de um painel solar é a porcentagem de energia da luz do sol que o painel converte em energia elétrica por m². Um painel solar com eficiência de 16.5% converte 16.5% da energia que incide sobre o painel por m² em energia elétrica.

É necessário entender que a eficiência do painel é medida em condições de laboratório STC (Standard Testing Conditions). O STC são padrões da indústria solar para as condições em que um painel solar é testado, ao utilizar um conjunto fixo de condições todos os painéis solares podem ser comparados e avaliados de forma mais precisa. Há 3 condições de padrão de teste:

Temperatura da Célula

Temperatura da Célula = 25ºC. A temperatura da célula solar em si, não a temperatura ambiente.

Irradiação solar= 1000 W/m². Esse número se refere a quantidade de energia que incide sobre uma determinada área de um determinado momento

Massa de Ar = 1.5. Esse número é difícil de medir já que o mesmo se refere a quantidade de luz que tem que passar pela atmosfera terrestre antes que possa alcançar a superfície da Terra, está relacionado diretamente com o ângulo do sol em relação a um ponto de referência sobre a Terra.

Eficiência do Painel Solar

3 Verdades sobre o Painel Solar Monocristalino ou Policristalino

Quanto mais eficiente o painel solar, melhor é a célula que foi utilizada para a construção do mesmo. Quanto mais eficiente é um painel solar, mais energia solar ele gera por m² (Wh/m²). Painéis solares mais eficientes são mais caros.

Calculando a eficiência de um painel solar

Quanto uma PLACA SOLAR Fotovoltaica pode Gerar por Dia

Para realizar esse cálculo você precisará saber a altura e largura exatas da placa solar e também sua potência.

Ex: Painel Solar de 330Watts com altura de 1,956m. e largura de 0,992m.

 Calcule a área do Painel Solar => 1.956 x 0,992m = 1,940352 m²

 Divida a potência do Painel Solar por sua área => 330 / 1,940352 = 170.07 Watts/m²

Divida o resultado acima por 10 para chegar na eficiência em porcentagem => 170.07 / 10 = 17.07%

Após obtido o cálculo do no exercício acima, vemos que o painel possui eficiência de 17.07% nas condições de padrão de teste.

Os painéis solares produzidos em silício cristalino são os mais utilizados atualmente no mercado mundial e hoje representam aproximadamente 80% do mercado. Ou seja, provavelmente o painel solar que você irá instalar em seu telhado será de silício.

Coeficiente de Temperatura do Painel Solar

O silício é um material utilizado para fazer a célula solar e é um semicondutor, e os semicondutores perdem a sua eficiência quando expostos em altas temperaturas. Quando o painel é testado a 25ºC isso não se reflete nas condições climáticas reais do brasil, portanto, procure sempre painéis com coeficiente de temperatura o mais baixo possível.

Não aceite painéis com coeficiente de temperatura maior que 0,5%. O coeficiente de temperatura é sempre informado na folha técnica do painel solar, caso o fabricante não identifique o coeficiente de temperatura não dê chance para essa marca. Os coeficientes ideais para painéis solares cristalinos vão de 0.35% até 0.47% por ºC acima de 25ºC.

Não confunda eficiência da célula fotovoltaica com eficiência do Painel Solar !

A célula tem eficiência maior que a do Painel pois quando encapsulada em um painel solar durante seu processo de produção, há uma perda de eficiência devido a vários fatores. Portanto, para você que irá utilizar o painel solar em seu imóvel, preocupe-se apenas com a eficiência do Painel Solar.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.