Fontes de energia, como seria o caso da energia eólica e energia solar derivam do meio ambiente natural. São obtidas de fontes inesgotáveis, ao contrário dos combustíveis fósseis.
Ao longo do tempo, a humanidade desenvolveu formas diferenciadas de transformar a energia a partir dos componentes da natureza, criando resultados aplicáveis às necessidades modernas, entre as principais da atualidade estão a energia solar e a energia eólica, que, ao lado de fontes como a hidráulica, térmica e nuclear, produzem eletricidade para abastecer cidades e indústrias por todo o mundo.
Separamos abaixo alguns pontos principais que diferenciam esses dois importantes métodos de geração energética:
O que é energia eólica e energia solar?
Ao comparar o preço de um gerador de energia eólica com o de um gerador de energia solar, muitos fatores devem ser levados em consideração, como vantagens e desvantagens de cada um.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
A energia solar e a energia eólica são fontes renováveis de energia, limpas e sustentáveis. A energia solar fotovoltaica utiliza o sol para produzir energia elétrica enquanto a energia eólica produz energia com a força do vento movimentando grandes turbinas.
O que é Energia Eólica?
A energia eólica é advinda de fontes renováveis de produção. Portanto, a energia do vento, especificamente, é produzida a partir do aquecimento das camadas de ar que geram um leque de gradientes de pressão nas massas de ar.
A turbina eólica, graças ao movimento de rotação das pás, consegue transformar a energia cinética em energia mecânica e, por meio de um gerador, origina a energia elétrica. Além disso, a quantidade de energia que é gerada dependerá da densidade do ar, da velocidade do vento e da área coberta pela rotação das hélices (pás).
Energia limpa
Originadas de fatores naturais inesgotáveis, a energia solar e a energia eólica podem ser consideradas formas alternativas de geração de eletricidade. Isso porque ambas são derivadas de elementos naturais que não sofrem impacto com a exploração energética: a luz do sol e o vento. Além disso, seus benefícios ao meio ambiente também envolvem o fato de que sua utilização reduz a necessidade de combustíveis fósseis, recursos limitados e causadores de poluição.
O aquecimento solar é mais familiar à população, tendo aumentado seu uso recentemente, para aquecer a água em residências e no comércio. Porém, há diferenças entre esta forma de geração de energia e a solar.
A energia solar é definida como a produção em grande escala utilizando a força do sol, onde a luz é produzida atingindo células fotovoltaicas de silício e sendo convertida em eletricidade.
O processo é feito através de corrente contínua (CC). Por conta de o sol atingir a superfície da Terra, os painéis podem ser instalados em qualquer altura. A energia produzida pode variar de acordo com a época e o ano. O Brasil apresenta grande potencial de crescimento nessa área.
Entre os principais benefícios da energia fotovoltaica destacam-se a economia de até 95% na fatura de luz, a valorização do imóvel, o lucro com a energia gerada, a contribuição para um planeta sustentável.
Estrutura necessária para gerar energia através do vento
A estrutura necessária para a geração de energia a partir do vento envolve grandes turbinas ou moinhos, construídos com base em um sistema de hélice, capaz de transformar energia cinética em energia mecânica ou elétrica.
A energia solar, por sua vez, tem seu princípio baseado, principalmente, em painéis solares, compostos por células fotovoltaicas que convertem a luz do sol em eletricidade. Os painéis podem ter tamanhos e potência variados, sendo acessíveis para instalação em qualquer lugar em que a luz do sol possa atingir.
O processo de obtenção da energia eólica é feito através de hélices, em corrente alternada (CA). A energia cinética gerada nas hélices é transformada em energia elétrica. Alguns parâmetros influenciam na potência da hélice, como seu diâmetro, a dimensão do gerador e o rendimento do sistema.
Locais de maior produção da energia eólica são áreas costeiras, com relevo pouco acidentado e ventos favoráveis. O Nordeste é a região mais propícia para receber essa fonte no país.
Diferenças entre energia solar e energia eólica
Ambas são fontes de energia limpas, pois não liberam na atmosfera gases poluentes causadores do efeito estufa; e renováveis, pois vêm de recursos naturais inesgotáveis.
Além disso, sua produção pode variar de acordo com a época e o ano; e é no Nordeste que ambas geram maior resultado aos seus investidores. Isso porque há maior disponibilidade solar e de ventos na região quando comparado com outras áreas do país.
Mas as semelhanças acabam aqui. Em comparação à energia solar, a energia eólica precisa de praticamente o dobro de território para produzir a mesma quantidade de megawatts, por conta de toda a estrutura que abarca as hélices. Já em relação à produção nacional, ela gera mais energia que a solar, sendo responsável por cerca de 2% de geração brasileira anual.
Os sistemas fotovoltaicos, em contrapartida, são reconhecidos pelo seu baixo impacto ambiental e custo acessível à população, podendo ser instalados em pequenos telhados. Entre os principais benefícios da energia fotovoltaica destacam-se a economia de até 95% na fatura de luz, a valorização do imóvel e a contribuição individual para um planeta sustentável.
Como funciona a energia eólica: partes da turbina
A turbina eólica é composta por:
- Anemômetro: Mensura a intensidade e a velocidade do vento. Precisa funcionar de dez em dez minutos;
- Biruta: Sensor de direção que indica para onde vai o vento. A direção do vento precisa permanecer perpendicular à torre para que haja maior aproveitamento;
- Caixa de multiplicação: É responsável por propagar a energia mecânica do eixo do rotor para o eixo do gerador;
- Gerador: Item fundamental para a conversão da energia mecânica do eixo em energia elétrica;
- Mecanismos de controle: Realiza a adequação entre a potência nominal e a velocidade do vento, já que há variação de frequência durante determinados períodos;
- Nacele: Compartimento localizado no alto da torre. É composto por determinados itens que mantêm o sistema funcionando. São eles: freios, caixa multiplicadora, mancais, embreagem, sistema hidráulico e controle eletrônico;
- Pás: Realizam a captação do vento, transferindo sua potência ao centro do motor;
- Rotor: Peça conectada ao eixo responsável por transferir a rotação das pás ao gerador;
- Torre: Parte que sustenta tanto o rotor quanto a nacele na altura certa para o bom funcionamento.
De modo simples e eficiente, por meio de hélices conectadas a uma turbina, é possível acionar um gerador elétrico que atua na produção de energia eólica. O funcionamento ocorre da seguinte forma:
A força dos ventos movimenta as hélices, que giram um eixo e se ligam a um gerador (composto por dois ímãs), que produz energia elétrica;
A carga é direcionada para uma estação de armazenamento, utilizada como uma bateria muito grande (no caso de sistemas off grid), ou distribuída pela rede elétrica (para sistemas on grid).
Além disso, é possível definir as turbinas eólicas em dois modelos: eixo horizontal e eixo vertical. Desta forma, turbinas eólicas de eixo horizontal são caracterizadas por duas ou três lâminas, enquanto as que possuem três pás são operadas “contra o vento”, com as lâminas de frente para o vento. Entretanto, as turbinas eólicas de eixo vertical são instaladas “a favor do vento”, possuindo o mesmo princípio de operação, podendo ser construídas em terra ou no mar.
Vantagens e Desvantagens da Energia Eólica e da Energia Solar
As principais vantagens e desvantagens de ambas fontes de energia renovável serão listadas aqui para ajudá-lo na escolha do tipo de energia que melhor se encaixa em sua propriedade. Saber as vantagens e desvantagens da energia eólica, ou da energia solar, leva poucos minutos e pode mudar sua forma de usar a energia elétrica!
Tipo de energia | Vantagens | Desvantagens |
Energia solar | É totalmente renovável | Alto custo de aquisição |
Energia solar | Não polui | Falta de incentivos no Brasil |
Energia solar | Possui baixo custo considerando a vida útil | Não funciona durante a noite |
Energia eólica | É inesgotável | Intermitência (nem sempre o vento sopra quando necessário) |
Energia eólica | Não emite gases poluentes e nem gera resíduos | Impacto visual considerável/Modificação da paisagem |
Energia eólica | Diminui a emissão de gases do efeito estufa (GEE) | Impacto sonoro (produz ruído constante) |
Por fim, em comparação à energia solar, a energia eólica precisa de praticamente o dobro de território para produzir a mesma quantidade de megawatts, por conta de toda a estrutura que abarca as hélices. Já em relação à produção nacional, ela gera mais energia que a solar, sendo responsável por cerca de 2% de geração brasileira anual. Assim como na energia solar, a produção pode variar de acordo com a época e o ano.