Tuesday, 21 de September de 2021

Painel solar produz energia mesmo em condições extremas de frio

Painel solar mesmo coberto com neve, continua com energia no Rio Grande do Sul

O gelo para o painel solar tem seu lado positivo, pois, mesmo no inverno, consegue produzir energia suficiente e resfria as placas

Durante o inverno, as baixas temperaturas são frequentes em algumas regiões brasileiras, principalmente no sul do país. No entanto, juntamente com a onda de frio, vem uma outra preocupação: o painel solar instalado na casa produzirá energia? A chuva forte e, às vezes, a neve, podem danificar o sistema fotovoltaico?

A questão em si nem mesmo seria isso, mas sim, a respeito do funcionamento dessas placas em dias em que o sol não aparece. Dessa forma, porque as pessoas comprariam um sistema para economizar energia elétrica, se durante o inverno ela não funcionaria? No entanto, os especialistas nessa área afirmam que sim, a produção de energia através dessas placas funciona mesmo em condições de frio extremo.

Veja mais notícias:

A energia produzida pelo painel solar é menor no inverno?

Até o momento, os especialistas vêm tentando, a todo custo, resolver esses questionamentos que estão surgindo. O tempo frio chegou em algumas regiões do Brasil, tais como, no Sul e no Sudeste. São inúmeras a quantidade de residências que aderiram ao uso de energia renovável. No entanto, a preocupação comeu a bater na porta.

Como esse sistema fotovoltaico utiliza a luz do sol para gerar a energia necessária, como ele se comportaria quando o período de inverno chegasse? A energia seria mais fraca devido à ausência do sol? De acordo com os especialistas, a energia produzida pelos módulos fotovoltaicos permanece ativa no inverno.

Painel solar mesmo coberto com neve, continua com energia no Rio Grande do Sul
Painel solar mesmo coberto com neve, continua com energia em casa no Rio Grande do Sul

Mas, como ocorre essa mudança no tempo, nosso cérebro compreende como se, pela falta dos raios solares, o painel solar perderia a sua força, fazendo com que as casas ficassem sem energia. Para acalmar um pouco as pessoas, o CEO da Edsun, Cristiano Meditsch, revelou que, esses fenômenos não causam problemas. Entretanto, deve-se ter o dobro de atenção com o módulo, pois, caso esse acumule muita neve, causará uma diminuição temporária na energia gerada.

Quando a neve derreter, a placa voltará a produzir eletricidade normalmente. Mas, caso o frio extremo dure mais que um ou dois dias, o ideal é que o proprietário tente retirar a neve envolta das placas, para evitar danos maiores.

Vale a pena instalar energia solar em regiões mais frias?

Existem outros países que possuem um inverno mais rigoroso que o do Brasil, como Alemanha e Estados Unidos. E em alguns, o sistema fotovoltaico é bastante utilizado, afinal, a meta é economizar no final do mês, com a chegada da conta de energia.

Mas, o que muitas pessoas não sabem é que, o painel solar tende a funcionar melhor em regiões onde a temperatura é mais amena. Isso acontece pois, em sua composição, os painéis solares possuem silício. Esse elemento químico é um material semicondutor e quando então em locais de altas temperaturas, perdem parcialmente a sua eficiência.

Segundo Meditsch, “no Verão temos mais Sol, mas os painéis podem chegar a mais de 70ºC, o que prejudica a geração de energia”. Dessa forma, para que a geração de energia seja extremamente eficaz, o ideal é que os painéis estejam em temperaturas mais baixas. Uma vez que, quanto mais resfriado ele estiver, mais eficiente será.

Para que você mesmo consiga identificar se o painel solar de sua empresa ou casa esteja funcionando corretamente, Rodrigo Matias, diretor comercial da Ecori Energia Solar tem duas dicas importantes. A primeira é verificar se elas estão brancas, caso a resposta seja positiva, então estão encobertas pela neve. Assim, a captação de luz não estará ocorrendo de forma eficaz.

Isso acaba sendo prejudicial para geração de energia solar, mas não para os componentes que constituem o sistema fotovoltaico. Levando em consideração os aspectos térmicos, o gelo solidificado nas placas pode ser benéfico para a temperatura dos módulos, afinal, os raios solares são intensos e podem esquentar bastante.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.