Sunday, 17 de October de 2021

Confira como funciona o Painel Solar Fotovoltaico

Confira como funciona o Painel Solar Fotovoltaico

Quando a luz do Sol atinge o Painel Solar a energia elétrica é produzida. Mas você sabe como funciona o Painel Solar Fotovoltaico?

Você sabe como funciona o Painel Solar Fotovoltaico? Painel Solar é um equipamento essencial para gerar energia fotovoltaica, além de também ser considerado um meio de energia limpa, o painel é composto por células fotovoltaicas fabricadas a partir de materiais semicondutores, assim como silício que absorve a luz do Sol e gera energia elétrica pelo efeito fotovoltaico.

Quando os fótons atingem as células fotovoltaicas, essa reação faz com que alguns elétrons que circulam dentro dos átomos se desprendem e migrem para a parte da célula de silício que possui ausência de elétrons, criando assim uma corrente elétrica chamada de energia solar fotovoltaica. Neste artigo iremos montar um pequeno guia para que você entenda um pouco mais sobre o efeito fotovoltaico. Continue conosco até o fim deste artigo e confira !

Efeito Fotovoltaico

Confira como funciona o Painel Solar Fotovoltaico
Painel solar fotovoltaico – créditos: Engenhariaé

A utilização de placas solares tem como função coletar os fótons produzidos da luz solar que ao se colidir com átomos de silício e ou outro semicondutor do painel gera-se um deslocamento de elétrons, o que gera uma corrente elétrica. Esse fenômeno é conhecido como “Efeito Fotovoltaico”.

Célula Fotovoltaica de Silício

Célula Fotovoltaica de Silício – créditos: engenhariahoje

A parte principal de um Painel Solar são as células fotovoltaicas de silício (Si). O silício é composto de átomos que são carregados com elétrons. O modelo mais comum de Painéis Solares utilizam dois tipos diferentes de silício que irão servir para criar as cargas positivas e negativas. Para criar a carga negativa o silício é combinado com boro e para criar a carga positiva, o silício é combinado com fósforo.

Essa combinação reproduz mais elétrons no silício carregado de forma positiva e menos elétrons no silício carregado de forma negativa. O silício positivo é agregado ao silício negativo, o que permite que a célula de silício reaja com a luz solar.

Construindo um Painel Solar

COMO FAZER PAINEL SOLAR MUITO SIMPLES E EFICIENTE


Construir um Painel Solar é uma tarefa não muito fácil e pode primeiramente custar um valor um pouco salgado devido ao seu processo de produção tão detalhado que você conhecerá abaixo, porém, irá trazer não só benefícios para a sua energia elétrica como também para o meio ambiente.

 Para a construção de um painel solar cada célula fotovoltaica é cuidadosamente colocada, plana e em série, ou seja, uma após a outra. As células fotovoltaicas individuais são conectadas utilizando uma faixa condutora, essa tira é tecida de cima para baixo de cada célula de modo com que todas as células fotovoltaicas do painel solar fotovoltaico estejam ligadas, gerando assim um circuito.

Essa série de células é coberta por uma lâmina de vidro temperado tratado com uma substância antiaderente e também antirreflexo e por fim é emoldurado utilizando um quadro de alumínio. Na parte traseira do painel é possível encontrar dois condutores que são provenientes de uma pequena caixa preta, chamada de caixa de junção, esses cabos são utilizados para ligar os painéis solares em conjunto, formando assim uma série de painéis fotovoltaicos. Esse conjunto é conectado através de cabos de corrente contínua ao inversor solar.

Gerando Eletricidade

Durante todo o dia, os elétrons irão fluir em uma direção de forma constante esses elétrons livres migram através da corrente elétrica, para a parte da célula de silício que possui ausência de elétrons, deixando os átomos e preenchendo assim lacunas em diferentes átomos. Esse fluxo de elétrons irá criar uma corrente elétrica.

Curiosidade: As partículas de luz que viajam do Sol à Terra são chamadas de fótons. Os fótons levam cerca de 8 minutos e 20 segundos para percorrer a trajetória do Sol até a Terra. Curioso não?

Essa explicação é uma forma didática e simples de mostrar o efeito fotovoltaico, na realidade existem atualmente outros materiais além do silício utilizados para fabricar células fotovoltaicas e também já há outras formas de fabricar placas solares fotovoltaicas. A tecnologia acima é a mais utilizada atualmente em todo o mundo, representando 90% do mercado dos painéis solares mundiais.

Tamanho e potência das placas solares

painéis de energia solar – créditos: poder360

As placas possuem dimensões de aproximadamente 1 m x 1,65 m e pesam em torno de 18 – 20 kg cada, onde suas potências fotovoltaicas podem variar de 240, 245, 250, 255, 260, 265 até 270 Watts. As que possuem maior eficiência correspondem a números acima de 250 Watts.

Conheça as 10 maiores fabricantes de Painel Solar Fotovoltaico

  • 1º JinkoSolar
  • 2º Trina Solar
  • 3º Canadian Solar
  • 4º JA Solar
  • 5º Hanwha Q-CELLS
  • 6º GCL
  • 7º LONGI Solar
  • 8º Risen Energy
  • 9º Shufeng
  • 10º Yingli Green

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós! Até mais!

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.