Sunday, 24 de October de 2021

Painel Fotovoltaico

Painel Fotovoltaico

Na hora de escolher um painel fotovoltaico há diversas informações que devem ser levadas em consideração, afinal esse investimento é para ser duradouro e também evitar dores de cabeça, não é mesmo?

Então para auxiliar você na escolha do painel fotovoltaico montamos esse artigo com informações importantes que você deverá considerar para comprar o melhor painel fotovoltaico. Continue conosco até o fim deste artigo e confira!

Garantia do Painel Fotovoltaico

Não é possível determinar a qualidade do painel apenas olhando o orçamento, portanto, é preciso que você olhe e analise com cautela a ficha de especificação do produto.

Potência do Painel Solar

Potência do Painel Solar – créditos: Bluesol

Há diversas potências de placas no mercado atual, cada uma específica para uma aplicação diferente. Geralmente as potências variam entre 305 w, 310 w, 320 w, 330 w, 335 w, 340 w, 345 w, 350 w, 355 w até 405 w.

A grande maioria dos painéis possuem potência de 80% por até 25 anos. O critério principal é garantir se a garantia é apoiada por alguma entidade brasileira que irá cumprir com as Leis do Consumidor caso haja falhas no desempenho do seu painel.

Fabricante                     Potência do Painel                Células Solares

Canadian Solar                   340 W                                          72

Yingli Solar                         310 W                                          72

Trina Solar                          335 W                                          72

Globo Brasil                        320 W                                          72

ENERGIA SOLAR VALE A PENA OU É UMA FURADA ?

Potência Máxima do Painel (Pmax- STC)

A potência máxima é caracterizada pelo número de referência quando falamos em tamanho do painel solar. Isso significa que um painel que possui 250W possui potência máxima de 250W, portanto, sua classificação irá se basear na produção de energia estabelecida em laboratório, as condições impostas pelo STC não representam as condições reais do nosso País.

Tolerância de Potência (Power Output Tolerances)

Medida pelo intervalo em que o fabricante do painel solar se refere ao módulo que pode se desviar de sua potência máxima. Se você possui +10% / -10% de tolerância de potência em um painel fotovoltaico de 250W você possui entre 225W e 275W. É importante que o consumidor busque por painéis com tolerância de energia negativa de 0%.

Potência máxima em NOCT

O número medido pela potência máxima da placa fotovoltaica quando testada em condições severas em relação à potência máxima nominal.

A potência é dimensionada com menos Sol e temperaturas mais elevadas, tipicamente entre 70 e 75% da potência informada na Pmax, sendo útil para avaliar a quantidade de energia perdida por conta das condições climáticas. Se esse número não for informado em seu material é sinal de que ele não possui os melhores fabricantes.

Eficiência do Painel Fotovoltaico

Painel Fotovoltaico

Quando falamos em eficiência do painel solar falamos também na porcentagem de energia do Sol que atinge a superfície da placa solar que é transformada em energia elétrica para consumo. Quanto maior a eficiência do painel, mais Watts por m² o seu sistema irá gerar menor será o painel solar para a mesma produção de energia.

Quanto gera de energia uma placa solar?

Quanto mais eficiente o painel solar fotovoltaico, mais caro ele poderá ser, portanto, vale a pena fazer a conta de R$ por Watt. Painéis fotovoltaicos são atualmente considerados os mais eficientes.

Potência por hora               Consumo mensal

    0,27W                                       200kWh

    0,45W                                       330kWh

    0,55W                                       400kWh

    0,91W                                       660kWh

    1,11W                                       800kWh

    2,05W                                       1480kWh

Fabricante do Painel Fotovoltaico

Há diversos fabricantes de painéis solares no mundo e a maioria dos painéis são importados. Faça uma pesquisa rápida no Google sobre o fabricante e o modelo do painel, procure se a empresa oferece garantia, contato no Brasil e reclamações.

Modelo do Painel

Há no mercado a presença de vários modelos de painéis, assim como os painéis mono-cristalino, multi-cristalino, filme fino e etc.

Tolerância de Potência do Painel Fotovoltaico

Essa variação é indicada na folha técnica e a energia real gerada. Exemplo: Se um painel solar de 330W com uma tolerância de +5/-5% poderá produzir algo de 313,5W e 346,5%. Esteja ciente dos números já que eles irão afetar a quantidade de energia que você irá gerar.

Qualidade da moldura de Alumínio do painel

O quadro de alumínio que se encontra ao redor do painel é um bom indicador da qualidade geral da fabricação do painel.

Camada inferior do painel fotovoltaico (BackSheet)

Todos os painéis possuem uma folha interior de plástico colada na parte traseira do painel para proteger as células fotovoltaicas.

Caso a folha apresentar bolhas de ar e ou sinais de descolamento isso é sinal de que o painel é de baixa qualidade.

Diodos Bypass do Painel Fotovoltaico

Caso seu painel seja mono ou multi cristalino os Diodos de Bypass são obrigatórios. Esses custam alguns centavos cada um e são colocados em cada série de células fotovoltaicas na parte traseira do painel solar fotovoltaico.

Custo do painel fotovoltaico

O método de calcular os Watts por R$ é fácil. Lembre-se que você recebe pelo quanto você paga, portanto, seja cauteloso ao escolher um sistema solar e não somente pelo preço e sim pela qualidade e durabilidade que o mesmo poderá lhe oferecer.

Coeficiente de Temperatura

O coeficiente de temperatura é um número que descreve a forma de como o painel solar lida com temperaturas quentes, o mesmo é definido como uma temperatura maior que 25ºC. As unidades deste coeficiente são expressas em % por graus C.

Quanto menor o número melhor! Quanto mais Sol você tiver em seu telhado maior o número de energia que você poderá gerar. Um número razoável é entre 0,4 e 0,5%. Acima de 0,6% é um sinal de alerta. Entre 0,45 e 0,3%, é sinal de um excelente painel solar fotovoltaico.

Quantos Watts gera um painel solar?

Quantos Watts gera um painel solar? – créditos: Aldosolar

Uma unidade de placa de 100 Wp é capaz de gerar entre 400 e 600 Wh diariamente. Portanto, no Brasil a mesma placa solar pode ter a capacidade de gerar entre 12 e 20 kWh mensalmente, portanto, deve-se considerar as perdas de energia existentes. Essas podem chegar a 35% dos sistemas com baterias e até 20% em sistemas conectados à rede.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Até mais!

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.