Thursday, 29 de July de 2021

Energia Sustentável

Energia Sustentável

A Energia Sustentável é a energia obtida a partir de recursos inesgotáveis, ou seja, é a fonte de energia que atende às necessidades das pessoas sem comprometer a capacidade das gerações futuras.

As Energias Sustentáveis, são a Energia Solar, Eólica e Hídrica. Neste artigo iremos auxiliar você a saber mais sobre a energia sustentável e o quanto ela é importante para nós atualmente. Continue conosco até o fim deste artigo e confira!

Confira alguns exemplos de Energias Sustentáveis:

  • Energia Hidroelétrica
  • Energia Solar
  • Energia Eólica
  • Energia das Ondas
  • Energia Geotérmica
  • Bioenergia
  • Energia das Marés

Além desses exemplos há também as tecnologias destinadas a melhorar a eficiência energética.

Prós e Contras da Energia Sustentável

Prós e Contras da Energia Sustentável – créditos: Bluesol

Solar Fotovoltaica

  • Contra: Investimento inicial alto, similar ou até mesmo mais caro que um carro usado
  • Pró: Fonte de energia limpa, renovável e abundante a partir do Sol
  • Pró: Alta durabilidade, dura mais de 25 anos
  • Pró: Valoriza o imóvel ou a marca da empresa
  • Pró: Permite a independência energética

Energia Eólica

  • Contra: Locais de geração normalmente afastados do ponto de consumo
  • Pró: Mínimo impacto ambiental, porém, em áreas com aerogeradores podem acontecer acidentes com pássaros
  • Pró: Geração de Empregos
  • Pró: Energia Limpa e Renovável, proveniente da força dos ventos
  • Pró: Valor da energia competitivo

Energia Hidroelétrica

  • Contra: Sazonal – Quando há estiagem ou poucas chuvas a energia se esgota
  • Pró: Abundante no Brasil e não emite gases de efeito estufa
  • Pró: O reservatório de água de uma hidrelétrica serve como bateria. Faz o armazenamento de água para gerar energia assim que necessário

Qual a melhor forma de se utilizar energias sustentáveis?

Energias limpas e o futuro que queremos

A melhor forma de utilizar as energias sustentáveis é combiná-las diversificando assim a matriz energética. Caso haja maior investimento em energia solar e ou eólica, será possível aproveitar melhor os períodos de secas que interferem na geração de energia hídrica.

Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis

Desenvolvimento Sustentável e Energias Renováveis – créditos: FIA

O Desenvolvimento Sustentável é caracterizado por ações que não comprometem as futuras gerações do planeta, assim como um sistema de desenvolvimento global que possui preocupação com a quantidade de extração de matéria-prima, impactos ambientais e etc. Dessa forma, o exercício da sustentabilidade defende que as necessidades de satisfazer suas vontades atualmente podem não prejudicar os pequenos futuramente, ou seja, seus filhos, netos e bisnetos.

As Energias Renováveis possuem origem a partir de recursos naturais que são constantemente reabastecidos pela própria natureza, assim como Sol, Vento, Água, Marés e Ondas. Portanto, um tipo de energia renovável não é necessariamente uma energia sustentável, visto que a energia sustentável ela deve ser inesgotável. A sustentabilidade se trata apenas de uma forma de manter o desenvolvimento energético atual que pode esgotar a qualquer momento.

O Desenvolvimento Sustentável é estabelecido somente a partir da Harmonia entre 3 eixos essenciais: Ambiental, Social e Econômico. Tanto a energia renovável quanto também a energia sustentável são responsáveis por medir o uso dos recursos naturais, preservando assim o meio ambiente com objetivo de alcançar o desenvolvimento ambiental e social com índices favoráveis.

Entenda a Importância

energia renováveis – créditos: BV

Quando pensamos em energia e sustentabilidade devemos também considerar a importância desses dois fatores para nosso cotidiano atual. Utilizar os recursos de energia renováveis é de fundamental importância para as gerações futuras, para que os impactos causados pelo homem sejam diminuídos com o tempo e com o surgimento de comportamentos sustentáveis. É importante também utilizar os recursos de energia renováveis já que as mesmas não se esgotam e são disponíveis pela natureza de modo gratuito.

As ações de sustentabilidade possuem um papel muito importante para os tempos atuais e também para colher os resultados em longo prazo, esta não possui papel de apenas gerar energia limpa, mas também está presente em questões sociais, econômicas e ambientais.

Ou seja, além de contribuírem para a diminuição dos impactos ao meio ambiente, as fontes renováveis auxiliam na economia das contas de energia em até 95% o que permite que as pessoas de baixa renda tenham acesso à energia.

O espaço urbano e também o rural vem crescendo de forma ampla, o que faz com que a utilização da energia convencional seja maior o que gera cada vez mais emissões de gases poluentes, desmatamento e o aquecimento global.

Portanto, aproveitar os recursos renováveis é de fundamental importância para a manutenção do nosso planeta de modo sustentável, garantindo assim um futuro seguro para as próximas gerações. Utilizar tipos de energia limpa assim como a solar, significa pensar adiante e contribuir para que o aquecimento global seja contido e também os gases estufa.

Colocando a sustentabilidade no seu dia a dia

  • Economize Energia e Água
  • Recicle Lixo
  • Faça compostagem
  • Reutilize água
  • Escolha materiais reutilizáveis
  • Separe óleo de cozinha para doação
  • Reduza a utilização de carros e motos
  • Utilize casas ecológicas
  • Implemente políticas sustentáveis em empresas

Energia Sustentável no mundo

Energia Sustentável

Em 2012 a ONU (Organização das Nações Unidas) elegeu o ano de 2012 como o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos, no mesmo ano que ocorreu a Rio+20. De acordo com o Brookings Institute, a energia sustentável pode criar 3 vezes mais empregos do que os combustíveis fósseis. De acordo com o mesmo estudo, a média salarial de pessoas que trabalham com energia sustentável é 13% maior que em relação à média nacional.

O setor de energia sustentável no Brasil vem crescendo em média 20% ao ano. O de energia solar deverá crescer por volta de 300% em 2016 e continuar crescendo de forma acelerada nas próximas décadas.

Energia Sustentável com acessibilidade para todos

Energia Sustentável com acessibilidade para todos – créditos : HCC solar

O Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos foi criado em 2012 pela Assembleia Geral da ONU, buscando assim evidenciar a importância do desenvolvimento energético utilizando tecnologias mais modernas, acesso à eficiência energética e sustentabilidade e uso de fontes renováveis para gerar energia.

A importância desse ano deve ser levada em evidência já que mais de 3 bilhões de pessoas em países subdesenvolvidos dependem dos recursos como biomassa e carvão para cozinhar e aquecer, além de 1,5 bilhão de pessoas não terem acesso à eletricidade.

Esse projeto tem objetivo de mobilizar a população global para que 3 objetivos principais sejam atingidos até o ano de 2030, são eles:

  • Garantir Acesso Universal a serviços energéticos modernos
  • Duplicar a taxa de melhoria de eficiência energética
  • Dobrar a participação de energias renováveis na matriz energética global

Além desses fatores, a expectativa é que a proposta alcance metas assim como impulsionamento da proteção ambiental, inclusão social e prosperidade econômica em níveis globais, o que irá auxiliar no desenvolvimento de diversos países, alterando assim a atual crise.

Energia Sustentável no Brasil

Energia sustentável – Bahia solar

O Brasil fica apenas atrás de grandes países como China e EUA no ranking de produção de energia renovável, com fontes alternativas como energia hidráulica, eólica, solar e biomassa. É importante destacar que o mercado de energia solar está se desenvolvendo cada vez mais, necessitando somente de incentivos governamentais para a diminuição dos custos de aquisição e instalação, aumentando assim o número de usuários no país.

Dados de 2019 nos mostram o aproveitamento de fontes de energias renováveis e quais delas são as mais predominantes nas fontes de energia limpa:

Energia   Hidráulica   Energia Eólica  Energia Biomassa  Energia Solar

                     61%                9%                         8%                         1%

Embora a porcentagem da Energia Solar esteja em último lugar da matriz energética brasileira, é possível acreditar que em apenas alguns anos essa fonte se tornará a principal fonte de energia renovável em utilização no Brasil. Essa energia por ser limpa e inesgotável torna a produção de eletricidade simples, eficiente e também sustentável.

Incentivos ao uso da energia sustentável no Brasil

A ANEEL criou em 2012 a RN482/12 que regula o mercado de sistema de energia sustentável conectados na rede elétrica, o que cria um incentivo no uso dessas fontes no Brasil. A regulamentação permite que você troque créditos de energia com a rede distribuidora, produzindo assim sua própria energia elétrica e o excesso vira “crédito” para ser utilizado em dias em que seu sistema produz pouca energia, ou seja, em dias chuvosos e ou durante a noite.

O sistema de Compensação de Créditos criado pela ANEEL baseia-se nos modelos internacionais utilizados na Europa, EUA, Austrália, Índia e Ásia.

Produção de Energia Sustentável

Produção de Energia Sustentável – créditos: ODS

A produção de energia sustentável se inicia com a utilização de fontes de energia renováveis, assim como energia solar, eólica, biomassa, hidráulica e outros meios de energia. O desenvolvimento desse tipo de energia contribui não só para as questões ecológicas e econômicas como também traz benefícios para você, sendo uma solução para os momentos de crise.

A matriz energética brasileira predominante ainda é composta por combustíveis fósseis e minerais, o que resulta na emissão de gases poluentes, desmatamento e também o aumento do aquecimento global. Para evitar que os impactos ambientais avancem ainda mais para as próximas gerações, a expectativa é de que até 2035 a produção de energia sustentável seja a mais indicada em todos os países.

A Energia Solar por exemplo, que é gerada após os fótons da luz do sol realiza a conversão em energia elétrica por meio do inversor solar, ou a eólica onde os aerogeradores captam a força dos ventos para gerar energia.

A produção de energia realizada por meio hídrico é feita através das hidroelétricas associadas às barragens de grande ou média capacidade, onde a energia é produzida e a Biomassa é gerada a partir da queima de materiais orgânicos, assim como o bagaço da cana-de-açúcar, madeira e outros óleos vegetais.

Como as fontes de energia solar podem ajudar no desenvolvimento das cidades?

A Energia Solar pode ser considerada uma forma sustentável de energia devido aos seguintes fatores:

  • Possui pouca ou nenhuma emissão de gases tóxicos;
  • Fonte de energia renovável
  • Fonte de energia independente e auto-produtiva;
  • Rede de energia confiável e segura

Não somente a energia solar pode ser considerada uma forma de energia sustentável, mas as energias como eólica, solar, hidrelétrica e biomassa também oferecem benefícios substanciais para o meio ambiente, saúde da população e também nas economias pessoais e também do país.

Pouca ou nenhuma emissão de gases tóxicos

As fontes de energia sustentável são importantes e consideradas sustentáveis pois no processo de gerar energia o sistema não emite gases ou geram outros resíduos que fazem mal para a saúde.

Fonte de Energia Renovável

O potencial de energia solar no Brasil, se fosse todo aproveitado seria suficiente para gerar mais de 10 vezes a energia que todos nós consumimos.

Autoprodução

Quando você instala ou possui um gerador de energia solar em seu imóvel não será mais necessário que você se preocupe com o valor da sua conta de luz, pois você será um autoprodutor de energia.

Rede de energia confiável e segura

A Energia Solar ou Eólica possui menos índices de falhas em grande escala, isso se dá devido ao fato de que sua distribuição é modular. Os sistemas são espalhados por uma grande área geográfica (assim como o telhado do imóvel) de modo em que um evento de tempo severo não irá cortar a energia para toda a região.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Até mais!

Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.