A empresa alemã Sowitec pretende investir mais de R$ 5 bilhões para a construção de projetos de energia renovável no estado de Minas Gerais que poderão atender milhões de residências até 2027.
A companhia alemã Sowitec, promete investir R$ 5,2 bilhões para a construção de três novos projetos de geração renovável no estado de Minas Gerais, um dos projetos utilizará energia eólica, ainda não explorada no território mineiro. O anúncio foi divulgado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado. Segundo a entidade, serão dois investimentos voltados à geração de energia solar e um de fonte híbrida, misturando tecnologias solares e eólicas para a produção no mesmo local.
Leia também
Projeto de energia solar em Minas Gerais pode alimentar até 250 mil residências
Os investimentos em energia renovável do setor solar já estão em estados avançados, com todas as propriedades regularizadas, licença ambiental de implantação emitida e também com medição solarimétrica, de acordo com a secretaria de Minas Gerais. O primeiro projeto terá potencial para atender uma média de 250 mil casas por ano e o segundo, 350 mil residências.
O projeto híbrido, que recebeu o nome de Gameleiras, ainda não está em construção, mas já se encontra em processo de regularização das propriedades e obtenção de licença ambiental.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Em suas primeiras fases, os investimentos resultarão em uma potência instalada de 600 MW no sistema eólico e 520 megawatts no projeto solar. Já em suas próximas fases, a capacidade deve aumentar para 1,4 GW no sistema eólico e 780 MW no sistema solar. Quando os investimentos forem finalizados, o complexo de energia renovável atenderá em média, 1,5 milhão de residências por ano em Minas Gerais.
Governo de Minas Gerais e Sowitec fecham acordo para acelerar processo de distribuição de energia
A construção total dos projetos de energia renovável é estimada em dois a quatro anos, com o início previsto a partir de 2023. A conclusão total dos investimentos está prevista para 2027.
A secretaria destacou em nota, que o complexo Gameleiras, projeto híbrido, beneficiará a população por meio da regularização fundiária, já que será implementado numa região onde esse processo costuma ser mais complexo. Um acordo entre a Sowitec e o governo de Minas Gerais busca agilizar o processo.
De acordo com Gustavo Pontello Silva, analista da Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, o projeto Gameleiras demonstrará o potencial do estado em relação à energia eólica. O analista afirma que é uma iniciativa essencial para o estado avançar nesse segmento, provando que é viável realizar investimentos em energia eólica em Minas Gerais.
Conheça a Sowitec
A empresa alemã que foi fundada em 1993, é uma grande desenvolvedora de projetos em energia renovável em todo o mundo. Em 94 a empresa foi a responsável pela construção do primeiro parque eólico do sul da Alemanha.
A empresa chegou ao mercado brasileiro em 2003 e já está presente em outros 14 países. Para realizar seus grandes projetos a empresa conta com uma equipe de 200 profissionais, que também impulsionaram a companhia a se tornar um grande player global no setor de energia renovável. Ao total, a empresa opera, só no Brasil, 1.000 MW.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.