Thursday, 29 de July de 2021

Energia Hídrica: Conheça seus benefícios e suas desvantagens

Energia Hídrica

Entenda como funciona a energia hídrica, como é obtida, sua vantagens e desvantagens

A Energia Hídrica é obtida por meio da força da água. Essa fonte de energia é produzida a partir do aproveitamento do potencial da força das águas dos rios, mediadas pela construção de usinas hidrelétricas, responsáveis por fornecer a energia elétrica para a população.

A Energia Cinética é aproveitada e a mesma promove a rotação das pás das turbinas que compõem o sistema da usina hidrelétrica para ser transformada em energia elétrica pelo gerador do sistema. Quer conhecer mais sobre esse sistema de energia? Continue conosco até o fim deste artigo e confira!

A Energia Hídrica é um modo tradicional e mais antigo de produção de energia em grande escala e também é uma fonte de energia renovável. A produção de Energia Hídrica é proveniente das Centrais Hidrelétricas associadas às barragens de média ou grande capacidade que são responsáveis por represar a água dos rios e constituir um reservatório de água, interrompendo assim o fluxo de água.

Usina Hidrelétrica – Energia Hídrica

Usina de Itaipu – créditos: Oficina da net

É na Usina Hidrelétrica que a força da água se transforma em Energia Elétrica. A Usina Hidrelétrica é um conjunto de obras e equipamentos que são utilizados para produção de energia elétrica em alto potencial a partir do aproveitamento do potencial hidráulico de um rio. Há dois tipos de reservatórios, são eles: Reservatórios de Acumulação e os A fio D’água.

Os reservatórios de acumulação são formados nas cabeceiras dos rios e ou em locais que possuem alta queda d’água e consistem em grandes reservatórios que possuem alto acúmulo de água.

As Usinas são classificadas de acordo com a altura da queda d’água, vazão, capacidade ou potência instalada, tipo de turbina utilizada no sistema, barragem e por fim o reservatório. O local de construção dá a altura da queda e a vazão e estes dois fatores determinam a capacidade ou potência de uma usina.

Usina Hidrelétrica, como funciona?

Para produzir energia é fundamental que exista a integração da vazão do rio, do desnível do terreno de forma natural ou não e quantidade de água disponível. Esse sistema é composto por:

  • Barragem que possui objetivo de interromper o ciclo natural do rio;
  • Sistema de Captação de água que é composto por túneis e canais que levam a água até a casa de força;
  • Casa de força, onde se encontra as turbinas conectadas a um gerador;
  • Canal de fuga, após passar pelas turbinas a água volta ao leito natural do rio pelo canal de fuga;
  • O vertedouro permite a saída de água sempre que o reservatório ultrapassa os limites.

Energia Hidrelétrica no Brasil

As usinas hidrelétricas são responsáveis pelo fornecimento de 90% do consumo energético nacional. – Flickr.com / PAC 2

Mais de 90% da energia elétrica produzida no país são fornecidas pelas usinas hidrelétricas. O que favorece isso é que o Brasil possui uma grande quantidade de rios que possuem alto potencial hidráulico, assim como as bacias: Amazonas, São Francisco, Tocantins, Paraná e Uruguai. O Brasil fica em terceiro lugar na produção de energia hidrelétrica, depois da Rússia e China.

Atualmente esse método de energia atende as necessidades do país em relação a eletricidade, portanto, para que seja ainda mais eficiente e abundante, deve haver investimento na construção de novas usinas, assim será possível levar energia até mesmo para áreas mais remotas. Portanto, a construção de novas usinas pode gerar a degradação ambiental e isso é o que menos queremos, não é mesmo?

Vantagens e Desvantagens da Energia Hidrelétrica

Assim como todo o tipo de fonte de energia, a Energia Hidrelétrica também possui seus prós e contras. Suas vantagens são:

  • Fonte de Energia Renovável e Limpa
  • Não emite gases poluentes

Suas desvantagens são:

  • Impactos ambientais
  • Destruição de ecossistemas
  • Extinção de Espécies
  • Destruição de comunidades ribeirinhas, quilombolas e indígenas

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Até mais!

Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.