Início Veículo elétrico e a energia solar são a solução para os gastos dos brasileiros?

Veículo elétrico e a energia solar são a solução para os gastos dos brasileiros?

agosto 10, 2022 às 4:32 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Veículo elétrico e a energia solar
Veículo elétrico e a energia solar (Reprodução: divulgação)

No último mês, uma pesquisa da Associação dos Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), em parceria com  o instituto Ipespe, que divulgou seus resultados ao GLOBO apontou que os gastos dos brasileiros com energia elétrica e combustível já ocupam a segunda posição do ranking. Neste sentido, o nível de preocupação dos consumidores em relação às contas mensais é conflitante. Sendo assim, o pagamento da conta de energia é um desafio para o brasieliro, e a pergunta surge: um Veículo elétrico e a energia solar são a solução para os gastos dos brasileiros?

Segundo 94% dos entrevistados, os preços dos produtos ligados ao setor energético tiveram forte impacto no orçamento neste início de semestre, em comparação ao início do ano. Além disso, para cada nove entre os dez entrevistados, a conta de energia está pesando ainda mais no bolso, em comparação a um período de 5 anos.

Neste sentido, vale ressaltar que esta é a primeira vez que uma pesquisa pretende avaliar a percepção dos brasileiros em relação aos temas do setor de energia. Dessa forma, a conta de energia ganhou inúmeras críticas, além da desconfiança da maioria. Isso porque, para 47% dos entrevistados, o preço da conta de luz é ruim ou muito ruim.

Paralelamente, 60% dos consumidores informaram desconhecer o que está sendo cobrado na conta de luz, embora acreditem que sejam encargos e impostos fazendo parte da equação. Por outro lado, um estudo realizado recentemente pela Abrace mostrou que a energia representa 23% do valor final da cesta básica, mesmo considerando pescados, laticínios e farináceos.

Para os entrevistadores que responderam que a conta de energia está muito cara ou simplesmente cara, o principal motivo para isso são os encargos, impostos e taxas embutidos. Além disso, foi levantado que a falta de gerenciamento dos reservatórios de água e o domínio do certos por empresas específicas são fatores citados pela maioria dos consumidores, ainda maior do que a falta de concorrência e/ou a escassez de chuvas.

Em suma, a maior afirmação entre os consumidores do estudo apontou que a energia do brasil “tem muito vento, rios e sol, portanto, deveria ter a energia mais limpa e barata do mundo”. Em segundo lugar em conhecimento, foi levantada a hipótese de que “a energia é cara porque mais da metade da sua produção de custo são impostos, encargos, taxas e sbsidios”.

Veículo elétrico e a energia solar podem diminuir preocupações dos brasileiros

No último ano, o preço da energia elétrica e dos combustíveis, como gasolina e diesel, foi uma das maiores preocupações do Congresso d o governo de Jair Bolsonaro, nas vésperas da eleição. Para controlar o gasto dos brasileiros, várias medidas foram aprovadas para limitar a cobrança de impostos estaduais, além de promover outras mudanças pontuais no regramento dos setores, a fim de segurar os preços neste ano.

Entretanto, o movimento do governo federal parece que ainda não foi sentido pela população brasileira. Conforme a pesquisa, 66% dos entrevistados acreditam que as opiniões e necessidades da população relacionadas à energia elétrica não são consideradas na tomada de decisões no setor.

Além disso, a pesquisa também avaliou a opinião dos brasileiro sobre questões de sustentabilidade e energia limpa. Sendo assim, sete em cada vinte pessoas concordam que a proteção do meio ambiente deve ser priorizada, mesmo que isso limite a quantidade de suprimentos de energia, como gás, petróleo, carvão e nuclear, algo que o Brasil produz em excesso.

Paralelamente, 60% dos entrevistados não aceitariam pagar a mais para utilizar energia mais limpa e sustentável. Sendo assim, agora, as pessoas estão mais preocupadas com o valor da conta de energia, e negligenciam se ela é limpa ou poluente.

Leia mais: Uso da energia solar cresce e famílias tem conta de energia reduzida em até 90%.

Relacionados
Mais recentes