Início Como converter carros comuns em carros elétricos? Confira se vale a pena!

Como converter carros comuns em carros elétricos? Confira se vale a pena!

agosto 30, 2022 às 4:29 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
converter carros comuns em carros elétricos
Converter carros comuns em carros elétricos (Reprodução: divulgação)

Na última década, os carros elétricos têm ganhado cada vez mais espaço no mercado. Para isso, podemos dizer que há vários motivos, como o bom desempenho e a necessidade mínima de manutenção. Entretanto, comprar carros elétricos novos ainda pode sair muito caro para alguns motoristas, portanto, fica a dúvida: é possível converter carros comuns em carros elétricos?

Para começar, é necessário mencionar ser possível converter um carro movido a combustão em elétrico. Porém, é necessário ter em mente que isso envolve uma série de práticas, tais como, abandonar o trem de força, o radiador, o sistema de escapamento e o motor em detrimento de um motor elétrico que funciona a bateria. Sendo assim, esse processo de conversão costuma ser bastante simples de ser entendido. Além de diversos outros itens, os itens citados acima são trocados por um ou mais motores elétricos, assim como também são instaladas baterias no carro.

Basicamente, a maneira mais simples de fazer essa mudança é escolher um kit de conversão. Em geral, eles contam com carregadores de bordo, conversores, inversores, placas de montagem para a bateria, cabeamentos e, por fim, o motor elétrico. Entretanto, essa não é a única forma de fazer a conversão de um carro comum para um carro elétrico. Isso porque uma outra opção é usar o motor e as baterias de um modelo elétrico antigo. Geralmente, é preciso soldar alguns componentes estruturais para compensar algum possível desequilíbrio de peso nos carros elétricos.

Quando os carros comuns podem ser convertidos para carros elétricos?

Na teoria, podemos dizer que sim, é possível conversar um carro comum para um elétrico. Porém, alguns modelos são mais adequados para serem convertidos para energia elétrica do que outros. Como exemplo, temos modelos de carros mais antigos que costumam ser menos complexos em relação a essa alteração. Por outro lado, o valor gasto para instalar um sistema de transmissão elétrica, geralmente, é menor quando comparamos com veículos mais atuais. Em relação ao desempenho que será obtido após a conversão, em suma, tudo depende de quanto o proprietário do veículo está disposto a gastar, assim como deve ser verificado a potência e quanto o carro consegue suportar.

Sendo assim, se você deseja converter um carro comum em carro elétrico, o ideal é procurar uma empresa referência no mercado que atua nessa função. Inclusive, é interessante ressaltar que as tecnologias usadas para a conversão estão em constante evolução, o que permite que cada vez mais modelos de carros antigos possam ser alterados de forma prática e menos onerosa.

Carros elétricos são a grande aposta do mercado até 2035

A virada na nova década promete ficar marcada por uma transição histórica no meio automotivo. Enquanto a Califórnia deseja barrar a venda de carros novos a combustão a partir de 2035, Alemanha, Reino Unido e China já definiram a mesma meta para 2030. Neste sentido, o CEO da Tesla, Elon Musk, é um dos grandes defensores da idade. Ele declarou durante uma conferência voltada para a indústria de energia, realizada na Noruega, que metade dos carros em circulação no mundo serão elétricos até 2030. Devido ao segmento aquecido, é bem possível que a projeção vire realidade.

Para sintetizar, as vendas de carros elétricos dobraram em 2021 quando comparadas ao ano anterior, marcando 6,6 milhões de unidades vendidas. Em 2021, tenhamos um número de 120 mil, sendo que este montante é superior ao previsto, em apenas uma semana, por algumas montadoras, conforme um levantamento recente realizado pela Agência Internacional de Energia (IEA). Por fim, o estudo aponta que quase 10% dos carros vendidos no mundo eram elétricos em 2021, o que é quatro vezes mais em comparação ao ano de 2019.

Converter carros comuns em carros elétricos, possível? Veja!

Reprodução: Canal Análise Rápida

Relacionados
Mais recentes