A cidade de Assú, no Rio Grande do Norte, irá receber uma usina de energia solar no mais novo projeto de energia renovável da companhia norueguesa Scatec
Durante esta última quarta-feira, (09/02), representantes do governo do Rio Grande do Norte e da empresa norueguesa Scatec se uniram em uma reunião para firmar um novo projeto de energia renovável no estado. A companhia europeia irá realizar a construção de uma usina de energia solar no município de Assú, interior do estado, e visa gerar diversas oportunidades de empregos para os moradores da região.
Não deixe de conferir outras notícias relacionadas:
Empresa norueguesa Scatec firma projeto com o governo do RN para construir usina de energia solar no município de Assú
O Rio Grande do Norte é um dos estados mais conhecidos no mercado nacional pela alta produtividade na geração de energia renovável, principalmente a solar e a eólica. Pensando nisso, a empresa norueguesa do setor energético Scatec realizou uma reunião com o governo do estado para firmar um projeto na região. Assim, o município de Assú receberá a construção de uma usina de energia solar que será a maior da companhia em todo o planeta, marcando um grande passo para a expansão do estado no setor energético.
A reunião contou com a participação do diretor executivo Roar Haugland; vice-presidente de finanças e gestão de ativos no Brasil, Marcelo Dias, e a gerente de novos negócios, Deborah Canongia. O projeto tem cerca de R$ 1,7 bilhão projetados para serem aplicados nas obras que irão iniciar já no mês de abril de 2022 e tem uma área total de 1200 hectares no município de Assú. A Scatec está presente em mais de 23 países e desenvolve, constrói, mantém e opera usinas solares, eólicas e hidrelétricas e soluções de armazenamento em todos eles, visando expandir a sua presença no setor energético.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Além disso, o Mendubim, como ficou conhecido o projeto, é um dos mais de 40 projetos de energia solar com contrato fechado e assinado, previstos para operar no Rio Grande do Norte até 2026. Com isso, o estado continua crescendo e mostrando a sua força na produção de energia renovável, conseguindo cada vez mais destaque dentro do segmento energético nacional e atraindo novos investimentos para o desenvolvimento da região com mais oportunidades de empregos.
Usina de energia solar da Scatec será de grande importância para a geração de empregos e o desenvolvimento do Rio Grande do Norte
Entre os diversos benefícios do projeto de construção da usina de energia solar em Assú, a geração de oportunidades de trabalho para a população potiguar é o principal destaque. O empreendimento tem previsão total de 17 meses, e projeta gerar cerca de 1.200 empregos diretos e indiretos ao longo do período, com prioridade para contratação de mão de obra local. Assim, o projeto não só irá beneficiar o meio ambiente com a redução dos impactos ambientais na geração de energia, como também será importante para o desenvolvimento do estado.
Dessa forma, o vice-governador Antenor Roberto, que conduziu a reunião, ressaltou o empenho do governo do estado para atrair novas oportunidades de emprego e afirmou que “Na conversa eles falaram do empreendimento e da intervenção social que acompanha seus projetos. Através de sua assessoria, o governo apresentou reivindicações com relação à mão de obra feminina, incorporação de setores excluídos ao projeto. Desejamos pleno êxito e que essa atividade econômica traga os benefícios que a população espera”.
Por fim, a usina de energia solar terá um total de 532 megawatts e o projeto Mendubim será o maior projeto solar do Rio Grande do Norte e um dos maiores do Brasil, segundo o coordenador de Desenvolvimento Energético da Sedec, Hugo Fonseca, marcando um grande avanço para o setor dentro do estado.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.