Tuesday, 21 de September de 2021

RoadShow Huawei Solar e outros veículos híbridos marcaram presença no Rally dos Sertões e disseminaram informações sobre energia solar e placas fotovoltaicas

RoadShow Huawei Solar possui 12 placas fotovoltaicas e é um exemplo de energia solar

Buscando levar mais qualificações profissionais sobre energia e placas fotovoltaicas, a RoadShow Huawei Solar marcou presença no Rally dos Sertões e levará conhecimento para mais de 50 municípios brasileiros.

Com início na última quinta-feira, (12), a 29ª edição do Rally dos Sertões está prevista para terminar no penúltimo domingo de agosto, (22). Sua largada se deu pela primeira vez na praia de Pipa (RN), contou com a participação do projeto RoadShow Huawei Solar. Um dos objetivos em levar esse e outros veículos híbridos para evento desse porte é mostrar um pouco mais sobre a energia solar e as placas fotovoltaicas.

Com 12 painéis solares instalados, a unidade móvel possui também uma cozinha e uma lavanderia, ambas equipadas e alimentadas através de energia solar fotovoltaica, que apresentou um grande destaque para os que estavam presentes.

Fique por dentro de outras notícias:

Quais são os objetivos da RoadShow Huawei Solar com placas fotovoltaicas?

A presença desse veículo no maior rali das Américas não foi coincidência, mas sim, uma forma de atrair olhares dos participantes para uma causa que está sendo bastante discutida no Brasil: energia solar. Dessa forma, um dos principais objetivos é levar informações e conscientizar a população local acerca da importância em utilizar recursos de fontes renováveis.

Um outro objetivo dessa participação, foi qualificar os profissionais que estavam interessados em compreender um pouco mais acerca de como funciona as instalações de sistemas fotovoltaicos. Para Carlos Evangelista, presidente da ABGD (Associação Brasileira de Geração Distribuída), “a ideia é contemplar no roteiro as principais capitais e cidades mais avançadas no setor de renováveis, promovendo a energia solar fotovoltaica na prática”.

 RoadShow Huawei Solar é uma grande promessa para o futuro da energia solar  e placas fotovoltaicas
RoadShow Huawei Solar é uma grande promessa para o futuro da energia solar. Fonte: Divulgação

Até o início de 2022, espera-se que o RoadShow Huawei Solar visite um total de 80 municípios ou mais. Pois, até na última segunda-feira, (16), só haviam sido atendidas 23 cidades. Portanto, levar um pouco desse conhecimento para a região do Nordeste e outras, que possuem um acesso mais limitado, pode ser de grande importância para o futuro da energia solar.

RoadShow Huawei Solar passará por mais de 50 cidades brasileiras em 15 estados com o objetivo de qualificar profissionais e incentivar iniciativas empreendedoras com energia solar e placas fotovoltaicas
RoadShow Huawei Solar passará por mais de 50 cidades brasileiras em 15 estados com o objetivo de qualificar profissionais e incentivar iniciativas empreendedoras com energia renovável.

Então, o RoadShow é um projeto que conta com a participação da ABGD em uma parceria com a Huawei e tendo como patrocinador, a Risen, Solfácil e Mott Foundation. Portanto, a visão dessa unidade móvel é disseminar o conhecimento para aqueles que ainda não compreendem bem sobre energia solar, placas fotovoltaicas e como essa energia pode ser boa para quem a usa.

Projeto sertões sustentável espera que próximos eventos englobem ainda mais a energia solar

Visando promover um evento mais voltado para a sustentabilidade, a meta é chegar até 2025 e tentar trocar o uso de combustíveis fósseis usados no Rally Sertões por uma fonte de energia renovável. Para que esse novo objetivo saia do papel até lá, muitas mudanças serão realizadas, como por exemplo: introduzir mais sistemas híbridos e dar mais prioridade para veículos que usem álcool.

De acordo com Joaquim Monteiro, CEO do Sertões, “em 2021, vamos neutralizar o carbono de nossa frota de veículos, aeronaves, geradores, transporte aéreo, mas a longo prazo nossa meta é negativar as emissões, por isso construímos um plano até 2025 com tecnologias sustentáveis. Não faria sentido ir contra uma tendência mundial de mercado. As empresas com boas práticas e a mídia estão com foco nesta agenda”. Atualmente, o mundo inteiro vem modificando a sua forma de enxergar as coisas. Principalmente quando se trata de energia e do quanto ela pode custar.

Por esse motivo, a RoadShow Huawei Solar é um dos maiores exemplos radicais para quem está buscando inspirações e começar a ter um estilo mais sustentável. Um dos grandes destaques do rali, bem como de sustentabilidade, são os veículos híbridos. Que possuem um baixo consumo de combustível, emitindo menos poluentes no meio ambiente.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.