O governo do Rio Grande do Sul está estudando a possibilidade de produzir energia renovável e com mais sustentabilidade construindo dois parques eólicos na região da Laguna dos Patos
Durante esta última segunda-feira, (03/01), o governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), lançou a consulta pública para os estudos e novas soluções para a criação de dois parques eólicos na região da Laguna dos Patos, visando a produção de uma energia renovável e o desenvolvimento do estado com mais sustentabilidade.
Confira outros artigos relacionados:
Consulta pública para parques eólicos na Laguna dos Patos é lançada pelo governo do Rio Grande do sul
O governo do Rio Grande do Sul, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), anunciou nesta última segunda-feira o lançamento da consulta pública para o futuro edital que irá ocorrer visando novas soluções para a criação de dois parques eólicos na região da Laguna dos Patos. A população da região pode acessar ESSE LINK AQUI e contribuir com soluções de sustentabilidade viáveis para que a produção de energia renovável por meio dos parques eólicos possa acontecer como o previsto nos próximos anos.
O secretário Luiz Henrique Viana destaca o compromisso do projeto com a COP26 e afirma: “A partir da concessão, o interessado fará o uso do território e, mediante licenciamento ambiental, poderá instalar os aerogeradores, o que vai ao encontro das premissas de geração de energia limpa, colaborando para a redução da emissão de gases de efeito estufa, uma das metas assumidas na COP26. Além de colaborar com a ampliação da matriz de geração da energia elétrica, também contribui para o desenvolvimento sustentável e econômico do Estado”.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
A iniciativa da consulta pública que está sendo realizada por meio do site do governo do Rio Grande do Sul tem como objetivo principal, obter a participação da população nesse projeto de sustentabilidade, uma vez que eles serão os principais beneficiados com a construção dos dois parques eólicos na região da Laguna dos Patos.
Edital de construção dos parques eólicos na Laguna dos Patos deverá ser publicado ainda em 2022 e Governo do estado está otimista com projeto de Energia Renovável
O principal objetivo da concessão dos espaços da Laguna dos Patos para o desenvolvimento dos dois parques eólicos previstos no local é garantir um futuro com mais sustentabilidade para o estado do Rio Grande do Sul e conseguir novos olhares para a produção de energia renovável na região. Assim, o governo do estado está alinhado com a COP26 e a agenda ambiental para o ano de 2022, visando contribuir ao máximo com soluções de médio e longo prazo para o desenvolvimento sustentável do estado.
Além disso, o objeto da concessão contará com a possibilidade de instalar aerogeradores em dois lotes da Laguna dos Patos, no Lote Norte e no Lote Sul e o edital está previsto para ser publicado ainda no ano de 2022, por volta do mês de fevereiro, como forma de adiantar os processos e conseguir acelerar o projeto. Apesar da iniciativa prever que a área objeto da concessão será explorada pela concessionária, o poder público fiscalizará toda a prestação do serviço, que deverá atender a indicadores de desempenho, exigindo qualidade para os usuários e sustentabilidade socioambiental.
O coordenador setorial da Procuradoria-Geral do Estado na SEMA, Juliano Heinen, também estava presente durante a anunciação do projeto e destacou a importância para o desenvolvimento da energia renovável no estado. Agora, o governo aguarda uma audiência pública para o dia 21 de janeiro para mais discussões sobre o tema.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.