Tuesday, 21 de September de 2021

Enel e Neoenergia recebem autorização da Aneel para colocar em operação duas usinas de energia eólica no Nordeste

Enel - Neoenergia - energia eólica- Aneel - Nordeste

Aneel concede a autorização para que as usinas eólicas da Enel e Neoenergia entrem em funcionamento. Ao total, serão adicionados com as usinas, 55,65 MW ao mercado de energia eólica do Nordeste

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), autorizou o início das operações comerciais de usinas eólicas que pertencem à italiana Enel e da concessionária local Neoenergia. As usinas de energia eólica estão localizadas no Nordeste do país e terão 55,65 MW de potência instalada.

Leia também

Conheça as usinas eólicas da Enel e Neoenergia aprovados pela Aneel

Uma das usinas eólicas do Nordeste está situada na cidade de São Miguel do Gostoso, no Rio Grande do Norte. A usina de energia eólica Cumaru II de 21 MW possui cinco aerogeradores de energia eólica com capacidade de 4,2 MW cada. O parque de energia eólica é propriedade da Enel Green Power Cumaru 02 SA.

Outra das usinas eólicas Chafariz I, de 34,65, situado no município de Santa Luzia, na Paraiba, possui dez aerogeradores. De acordo com a Aneel, a usina de energia eólica Chafariz pertence à Neoenergia. Além dessas duas usinas eólicas, a Aneel também já aprovou o início das operações de teste em um parque de energia eólica de 2,35 MW também no Nordeste.

Testes dos Aerogeradores da Neoenergia são promissores

Complexo Eólico Chafariz | Montagem do primeiro aerogerador

No mês passado, a Neoenergia deu início à fase de teste dos primeiros aerogeradores do complexo de energia eólica Chafariz. Os testes tiveram início após uma nova subestação e uma linha de transmissão serem energizadas. As unidades foram adquiridas pela em empresa em um leilão realizado pela Aneel em 2017.

Ao total o complexo conta com 15 usinas eólicas, sendo um dos maiores projetos da Neoenergia no Brasil. Ao total serão gerados 471,2 MW adicionados na região Nordeste pelo complexo. Por fim serão 136 aerogeradores com uma capacidade de 3,4 MW, considerados os mais modernos do mercado eólico.

A Neoenergia iniciou as construções da usina de energia eólica na Paraíba no final de 2019 e até agora já foram geradas 1,4 mil vagas de emprego e 40% desse total foram para moradores locais. Além disso, a Neonergia também realiza diversas ações beneficentes aos municípios ao redor de Santa Luzia, como pequenos geradores solares em postos de saúde, cursos de capacitação, reformas em escolas e muitos outros.

Conheça o parque eólico de Cumaru da Enel

O parque de Cumaru é um dos cinco empreendimentos em construção pela EGP no país. Quando estiver em operação, todo o complexo trará mais 966 GWh por ano ao Nordeste, evitando a emissão de pelo menos 540 mil toneladas de CO2 na atmosfera.

Ao total o parque eólico terá 49 aerogeradores com capacidade de 4,2 MW cada. As estruturas dos equipamentos de captação tem 200 metros de altura cada e quando entrarem em total funcionamento serão o maior empreendimento da Enel no Brasil.

Tudo isso por meio de um investimento de US$ 184 milhões e o esforço de 900 colaboradores atuando na construção parque eólico. A montagem da primeira torre foi finalizada em março e a previsão é que as outras sejam finalizadas nesse mês.

Valdemar Medeiros
Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.