Tuesday, 21 de September de 2021

Complexo Solar Alex: Elera Renováveis irá inaugurar parque de energia solar no Ceará

Com o Complexo Solar Alex, a Elera Renováveis, antiga Brookfield, irá fornecer energia solar para quase 1 milhão de residências no Ceará

Com o Complexo Solar Alex, a Elera Renováveis irá levar energia solar para quase 1 milhão de residências

Nesta segunda-feira, 30, está sendo um dia marcante para a história da Elera Renováveis. A empresa, que antes era conhecida como Brookfield Energia Renovável, já tem data marcada para inaugurar o seu primeiro complexo solar em território brasileiro. A inauguração ocorrerá no dia 2 de setembro, conforme anunciado pela empresa. Com a crise hídrica assolando o país atualmente, a criação de fontes de energia renovável, como é o caso da energia solar, por meio das placas fotovoltaicas, podem ser de grande ajuda, como é o caso do Complexo Solar Alex.

Confira mais notícias:

Conheça um pouco mais sobre o Complexo Solar Alex, fonte de energia renovável da Elera Renováveis no Ceará

Com a inauguração marcada para o segundo dia de setembro, o grupo realizou um pré-aquecimento, e no dia 20 de agosto, iniciou a energização do local, gerando energia solar em suas placas. O Complexo Solar Alex conta com 360 MWp de capacidade instalada, onde sua construção, foi iniciada em abril de 2020. Estima-se que com essa capacidade, será possível levar energia para 970 mil residências.

A nova fonte de energia renovável está localizada entre os municípios de Tabuleiro do Norte e Limoeiro do Norte, no estado do Ceará. Visando contribuir para a descarbonização, o sistema usado possui baixo impacto ambiental. Para que esse projeto saísse do papel, o valor investido foi de R$ 950 milhões. Assim, diversos brasileiros serão beneficiados com energia limpa, proveniente dos raios solares.

Para prestigiar a inauguração do primeiro parque de energia solar da Elera Renováveis, estarão presentes o CEO da empresa, Fernando Mano e o governador do Estado do Ceará, Camilo Santana (PT). Vale ressaltar que os equipamentos utilizados na construção do parque, são da multinacional Reivax. A parceria entre as empresas foi firmada no início do ano, onde a Reivax fornecerá o sistema Power Plant Controller, usados nas usinas solares fotovoltaicas.

Os equipamentos foram produzidos em Florianópolis e logo após, transportados por longos 3,5 mil quilômetros, até a cidade de Limoeiro do Norte, no Ceará. Com a instalação concluída, a energia gerada pelos painéis solares fotovoltaicos do Complexo Solar Alex, será entregue ao Sistema Interligado Nacional. Onde haverá uma atuação conjunta com inversores solares.

Conheça um pouco mais sobre a Elera e o Grupo Brookfield

A Elera Renováveis pertence ao grupo Brookfield Asset Management, uma equipe tradicional no Brasil e no mundo, onde atua há mais de 100 anos no mercado. Em números, estima-se que a gestora possui mais de US$ 550 bilhões em ativos sob gestão. No total, o grupo conta com mais 100 mil funcionários atuando em todo o mundo, perfazendo cerca de 30 países.

Além do setor de energia solar, a Brookfield Asset Management possui negócios espalhados e ativos em outros setores, que lhe rendem bons números. Dentre esses setores, estão: imobiliário comercial, infraestrutura, private equity. Quanto a geração de energia renovável, a Elera Renovável é uma das principais atuantes no mercado a nível internacional. Portanto, seu trabalho está chegando cada vez mais longe, como é o caso do Complexo Solar Alex, no Ceará.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.