Início Prumo Logística se prepara para desenvolver um dos maiores complexos de energia eólica offshore no Porto do Açu

Prumo Logística se prepara para desenvolver um dos maiores complexos de energia eólica offshore no Porto do Açu

agosto 12, 2021 às 12:20 pm
Compartilhe
Siga-nos no Google News
Prumo logística - energia eólica - energia eólica offshore - Porto do Açu - RJ
Energia eólica offshore – créditos: renewablesNews

Focada na sustentabilidade, a Prumo Logística se prepara para desenvolver o complexo de energia eólica offshore Ventos do Açu, localizada no Norte do Porto do Açu. O complexo terá uma capacidade de 2,16 GW

A Prumo Logística, uma parceria entre o fundo americano Eig Global Energy Partners e a Mubadala Investment Company, se prepara para desenvolver na região do Porto do Açu o complexo de energia eólica offshore Ventos do Açu, que possuirá cerca de 144 aerogeradores de 12 a 15 MW e uma potência instalada total de até 2,16 GW.

Leia também

Complexo Ventos do Açu terá 4 parques de energia eólica offshore

A Prumo Logística, principal responsável por desenvolver o Porto do Açu, deu mais um passo essencial para a viabilização do projeto no RJ na última sexta-feira (6), ao iniciar o processo de licenciamento ambiental ao lado do Ibama.

A próxima etapa será a criação do estudo prévio de impacto ambiental (Epia). A estimativa é que a avaliação de estudos de impacto ambiental deste tamanho pelo Ibama tenha uma duração de elaboração de 18 a 24 meses.

De acordo com a empresa, o complexo no RJ será divido em 4 parques eólicos: Ventos do Açu 1, 2, 3 e 4. Cada um dos parques de energia eólica possuirá 540 MW de potência total, que será gerada através de 36 aerogeradores em cada parque.

A Prumo Logística ainda ressaltou que o investimento em energia eólica ficará situado entre uma distância de 20 km a 54 km, dos municípios de Campos do s Goytacazes e São João da Barra, com profundidades que podem variar de 14 a 67 metros. O Porto do Açu já possui também uma capacidade portuária e calado ótimas para a construção do complexo de energia eólica Ventos do Açu.

Executivo da Prumo Logística se pronuncia sobre o projeto Ventos do Açu

De acordo com Mauro Andrade, Diretor Executivo de Desenvolvimento de Negócios da empresa, a Ventos do Açu é a construção de um dos seus objetivos estratégicos que é o avanço no desenvolvimento de negócios com foco na transição energética para uma economia de zero carbono.

Além disso, o Porto do Açu está situado perto de uma das melhores regiões do país em relação a incidência de ventos offshore, que podem chegar a uma velocidade maior que de 9 m/s.

O empreendimento também possui uma infraestrutura portuária operacional única no Brasil para apoiar a instalação e a operação de projetos de energia eólica offshore, além de áreas favoráveis para a instalação de bases de manutenção e produção de peças e equipamentos.

De acordo com Mauro, os fatores que fazem do porto uma ótima base logística para as atividades de O&G offshore são os mesmos que auxiliarão no avanço do desenvolvimento de parques de energia eólica no Sudeste.

Relacionados
Mais recentes