Thursday, 29 de July de 2021

Casa dos ventos fecha acordo com o Grupo Moura e será autoprodutor de energia renovável

Casa dos ventos - energia renovável - grupo moura

O fabricante de baterias Grupo Moura assinou um contrato de compra com a desenvolvedora brasileira de projetos eólicos Casa dos Ventos para comprar eletricidade gerada pelo complexo eólico Rio do Vento, com 504 MW

O Grupo Moura será autoprodutor de energia renovável. Em acordo firmado com a Casa dos Ventos Energias Renováveis, uma das pioneiras e maiores investidoras no desenvolvimento de projetos eólicos no Brasil, a maior fabricante de baterias da América do Sul irá transformar sua matriz energética em 100% renovável. A Casa dos Ventos planeja dobrar a capacidade do Rio dos Ventos para 1 GW e adicionar um componente solar.

Leia também:

Ano de 2022 promete ter muitos investimentos em energia renovável para o Brasil

A partir de 2022, a Moura terá energia eólica, que é uma fonte renovável, dentro de sua matriz energética, sendo fornecida pelo complexo Rio do Vento (504 MW), no Rio Grande do Norte – empreendimento do qual a Moura agora faz parte como sócia.

Com o uso de energia limpa, a Moura evitará a emissão na atmosfera de 60 mil toneladas de CO2, equivalente ao carbono capturado pelo plantio de 350 mil árvores. A parceria com a Casa dos Ventos, marca um novo momento na empresa na busca pela redução das emissões de carbono em nossas operações, com as baterias saindo de fábrica utilizando energia renovável.

Com este PPA, o Grupo Moura deve compensar cerca de 60.000 toneladas de emissões de dióxido de carbono (CO2).

Localizado no estado do Rio Grande do Norte, o complexo de energia eólica consiste em turbinas eólicas de 120 V150-4,2 MW fornecidas pelo fabricante dinamarquês de turbinas eólicas Vestas Wind Systems A / S (CPH: VWS). O parque está previsto para ser concluído no segundo semestre de 2021. Quando estiver operacional, o Grupo Moura pode se tornar um parceiro no ativo.

A Casa dos Ventos assinou recentemente PPAs também com a multinacional de mineração Anglo American plc (LON: AAL), o sapateiro brasileiro Vulcabras Azaleia (BVMF: VULC3) e a empresa local de soluções digitais TIVIT.

“Temos as políticas ambientais como um dos pilares fundamentais de nossa cultura organizacional, trabalhando desde o reuso da água até a eficiência energética, guiada pelas melhores práticas mundiais. É a nossa energia focada em fazer ainda mais e melhor para o meio ambiente e sustentabilidade de nosso planeta.” finaliza o CEO do grupo moura.

Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.