1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Expansão: 6 novos parques eólicos entram em operação na Bahia e podem gerar mais de 2 mil vagas de emprego
Localização BA Tempo de leitura 2 min de leitura Comentários 0 comentários

Expansão: 6 novos parques eólicos entram em operação na Bahia e podem gerar mais de 2 mil vagas de emprego

Escrito por Valdemar Medeiros
Publicado em 27/07/2020 às 10:21
Atualizado em 14/10/2024 às 16:50
parque eólico - energia eólica - investimento
Parque eólico na Bahia

Os novos parques de energia eólica na Bahia poderão gerar mais de 2 mil vagas de emprego

Seis novos empreendimentos de energia eólica entraram em operação comercial no primeiro semestre deste ano na Bahia e prometem gerar milhares de vagas de emprego. Os parques eólicos Caititu 2 e 3, Corrupião 3, Carcará e Ventos de São Januário 20 e 21 estão localizados nos municípios de Pindaí e Campo Formoso. Com as novas operações, o estado aumentou para 171 parques em funcionamento distribuídos por 20 cidades. A Bahia se mantém na liderança da geração de energia elétrica a partir da fonte dos ventos no Brasil.

Leia também:

Parques eólicos – Investimento no potencial eólico brasileiro

O potencial eólico do território baiano contribui para a atração de negócios por meio das empresas do setor energético. Desde 2012, o montante investido nos parques em atividade foi de R$ 16,5 bilhões.

Os empreendimentos foram responsáveis pela produção de 4.750.311,04 MWh de energia elétrica entre janeiro e maio deste ano, segundo o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Bahia gerou 31,8% do total do país na força dos ventos, o que seria capaz de atender 8,3 milhões de residências.

O secretário de Infraestrutura da Bahia, Marcus Cavalcanti, comemora o avanço do setor no estado. “As fontes renováveis são responsáveis por cerca de 90% da capacidade instalada de geração de energia elétrica no território baiano. Até o fim de 2020, mais dois empreendimentos eólicos entrarão em atividade no município de Campo Formoso. Os novos parques são Ventos de São Januário 04 e 22 e vão contribuir para a consolidação da produção energética do estado e gerar mais de duas mil vagas de emprego para a população”.

Energia Solar

O território baiano possui 31 empreendimentos em funcionamento e nos quais foram aplicados R$ 4 bilhões por empresas do setor nos últimos oito anos. De acordo com o ONS, os parques instalados em oito municípios produziram 718.247,04 MWh de energia elétrica de janeiro até maio de 2020.

Por fim, o dado representa 30,9% do valor gerado pela fonte solar fotovoltaica no Brasil e teria capacidade de atendimento para cerca de 880 mil residências.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Valdemar Medeiros

Especialista em marketing de conteúdo, ações de SEO e E-mail marketing. E nas horas vagas Universitário de Publicidade e Propaganda.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x