Tuesday, 21 de September de 2021

Nordex anuncia entrada na classe de 6 MW com a turbina eólica N163 / 6.X

N163 6.X nordex turbina eólica energia

Nova tecnologia permitirá produção de energia eólica com eficiência, menos ruído e mais durabilidades em novos projetos

Neste dia 6 de setembro de 2021,o Grupo Nordex anunciou que está adicionando a turbina N163 / 6.X ao seu portfólio de produtos. O Grupo está dando continuidade à sua abordagem de sucesso iniciada com a introdução da turbinas eólicas da série Delta4000, apresentada pela primeira vez em 2017, de uma faixa de potência flexível – inicialmente com a classe 4 MW +, seguida pela classe 5 MW + – e agora com a classe 6 Classe MW +.

.Comparado com seu modelo irmão na classe de 5 MW – o N163 / 5.X – o N163 / 6.X é capaz de produzir um rendimento de energia anual até 7 por cento maior graças à sua saída nominal muito mais alta. A sua flexibilidade e um grande número de modos de operação significam que os parques eólicos podem ser individualmente adaptados ao respetivo modelo de negócio do cliente em termos de produção, fator de capacidade, vida útil e requisitos de emissão sonora. O N163 / 6.X tem uma vida útil de projeto de 25 anos, mas também vem com uma vida útil estendida para locais específicos por até 35 anos. A longa vida dos componentes também contribui para a sustentabilidade de um projeto.

Uma caixa de engrenagens mais eficiente é usada para atingir a potência nominal mais alta na faixa de 6 MW e o sistema elétrico da série de produtos Delta4000 foi adaptado aumentando a tensão nominal e usando um sistema de resfriamento aprimorado. Apesar disso, as dimensões externas da nacela não foram alteradas. A vantagem disso é que os processos comprovados de logística e instalação para as turbinas da série Delta4000 podem ser usados ​​como antes.

Além disso, uma versão mais forte do aprox. É empregada pá de rotor de 80 metros do N163 / 5.X, com base no projeto diferencial comprovado GRP / carbono, que o Grupo Nordex tem usado na produção em série de suas pás de rotor desde 2011. A velocidade de rotação mais baixa significa que o os níveis de emissão de ruído do N163 / 6.X estão no máximo. 106,4 dB (A).

Como seu modelo irmão, o N163 / 5.X, o N163 / 6.X foi projetado para regiões com vento moderado e leve, mas se concentra em mercados principais selecionados na Europa.

José Luis Blanco, CEO do Grupo Nordex: “Nossas turbinas da série Delta4000 são baseadas em uma plataforma técnica padrão. A modularização consistente significa que componentes específicos do tipo, como pás de rotor ou caixas de engrenagens, podem ser adaptados para diferentes variantes. O N163 / 6 .X é mais um exemplo de como as soluções altamente eficientes que tiveram sucesso na prática podem ser implementadas especificamente para regiões geográficas especiais. “

Diferentes variantes de torres dependendo do mercado, com altura de até 164 metros, uma versão para clima frio e o Advanced Anti-Icing System para pás do rotor também estão planejadas como opcionais para o N163 / 6.X.

O início da produção em série do N163 / 6.X está previsto para o início de 2023. O Grupo Nordex já recebeu os primeiros pedidos do N163 / 6.X.

A série Delta4000 em resumo

Turbinas no segmento 6 MW

  • N163 / 6.X

Turbinas no segmento 5 MW:

  • N149 / 5.X
  • N155 / 5.X
  • N163 / 5.X

Turbinas no segmento 4 MW:

  • N133 / 4.8
  • N149 / 4.X
  • N155 / 4.X

Perfil do Grupo Nordex

O Grupo instalou mais de 35 GW de capacidade de energia eólica em mais de 40 mercados e em 2020 gerou receitas de EUR 4,6 bilhões. A empresa emprega atualmente uma força de trabalho de aprox. 8.500. A capacidade de fabricação conjunta inclui fábricas na Alemanha, Espanha, Brasil, Estados Unidos, Índia e México. O portfólio de produtos está focado em turbinas onshore na classe de 4 a 6.X MW, que são feitas sob medida para as necessidades de mercado de países com espaço limitado e regiões com capacidade de rede limitada.

Paulo Nogueira
Com formação técnica, atuei no mercado de óleo e gás offshore por alguns anos. Hoje, eu e minha equipe nos dedicamos a levar informações do setor de energia brasileiro e do mundo, sempre com fontes de credibilidade e atualizadas.