1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Lei para incentivar projetos de energia solar é sancionada em Salvador
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Lei para incentivar projetos de energia solar é sancionada em Salvador

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 09/02/2022 às 11:39
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
A cidade de Salvador agora conta com uma lei de incentivo voltada para o setor das energias renováveis, com foco na produção de energia solar fotovoltaica, a fim de aproveitar o grande potencial
A cidade de Salvador agora conta com uma lei de incentivo voltada para o setor das energias renováveis, com foco na produção de energia solar fotovoltaica, a fim de aproveitar o grande potencial. Fonte: Pixabay

A cidade de Salvador agora conta com uma lei de incentivo voltada para o setor das energias renováveis, com foco na produção de energia solar fotovoltaica, a fim de aproveitar o grande potencial

A capital baiana Salvador dá mais um passo para o futuro no segmento das energias renováveis e, desde a última quarta-feira, (02/02), conta com uma lei de incentivo voltada para a produção de energia solar na região. O intuito do governo da cidade é investir mais esforços no aproveitamento do grande potencial que a região possui para a geração de energia a partir de recursos como o sol e os ventos.

Não perca outras notícias do setor:

Salvador é beneficiada com sanção de lei que pretende atrair novos incentivos e empreendimentos voltados para a produção de energia renovável

Visando avançar ainda mais na transição energética e nos compromissos com a agenda ambiental internacional, a cidade de Salvador agora conta com a Lei 9.620/2022, que institui a Política Municipal de Incentivo à Energia Solar Fotovoltaica e foi sancionada pelo prefeito Bruno Reis. O objetivo principal dessa sanção é o de atrair novos empreendimentos e incentivos para esse segmento, expandindo ainda mais a produção de energias renováveis na capital, com foco na energia solar, em razão do grande potencial da região. 

O desenvolvimento desse projeto de lei foi bastante estimulado pelo programa Salvador Solar, que foi lançado em outubro de 2021 pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade e Resiliência (Secis) e visava colocar a cidade como uma das maiores produtoras de energias renováveis do Brasil. Agora, o foco principal é na produção de energia solar com a utilização de painéis fotovoltaicos para essa geração.

A titular da Secis, Edna França, comentou sobre a iniciativa e destacou que “Nossos esforços buscam atuar na urgência de medidas sustentáveis aliadas à crise energética e climática que atravessa o planeta. O programa Salvador Solar, que entre outras medidas estimulou a criação da Lei de Política Municipal de Incentivo à Energia Solar, tem o objetivo de facilitar o acesso da população e de empresas ao uso dessa energia sustentável em nosso município. Sem dúvida nenhuma que Salvador tem avançado nessa pauta e, a partir de hoje, dá mais um passo importante para tornar o município cada vez mais equilibrado ambientalmente”.

Novos incentivos à produção de energia solar em Salvador poderão expandir ainda mais a presença da cidade no segmento energético 

Entre os diversos projetos que estão sendo pensados após a criação da lei de incentivo à produção de energia solar, o principal foco do governo é o desenvolvimento de sistemas com foco na geração distribuída de energia solar, por autoprodução e geração compartilhada, em empreendimentos públicos e privados, residenciais, comunitários, comerciais, industriais. Assim, o governo da capital irá conseguir diversificar ainda mais a matriz energética e aproveitar o potencial de geração desse recurso a partir de fontes renováveis que a região possui. 

A Lei de Política Municipal de Incentivo à Energia Solar pretende trazer novos olhares para o segmento e, entre as medidas que serão tomadas, a principal é o desconto de 60% no ISS para o serviço de instalação das placas fotovoltaicas, passando de 5% para 2%, barateando ainda mais os custos de investimento. Além disso, um outro destaque vai para o IPTU Amarelo, da Secis, que oferece descontos de até 10% no Imposto sobre Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU).

A lei também tem como objetivo fomentar novos empreendimentos de microgeração da energia solar na cidade, uma vez que os benefícios fiscais tornaram mais baratos esses empreendimentos. Com isso, o governo de Salvador avança ainda mais para um futuro mais sustentável e alinhado ao compromisso ambiental.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x