O IFPB desenvolveu um curso de formação na área das energias renováveis e está disponibilizando 290 vagas para eletricistas que atuam na instalação de sistemas de energia solar fotovoltaica
Nessa última quinta-feira, (10/03), o Instituto Federal da Paraíba (IFPB), está com 290 vagas disponíveis para um curso de formação no segmento das energias renováveis na região. O foco principal do projeto são eletricistas que atuam na instalação dos sistemas de energia solar fotovoltaica e os interessados podem realizar as inscrições para concorrer às vagas dentro desse curso, visando uma maior capacitação nesse segmento.
Notícias relacionadas:
Eletricistas que atuam na instalação de energia solar fotovoltaica podem se inscrever em curso profissionalizante oferecido pelo IFPB para a Paraíba
O segmento das energias renováveis vem crescendo cada vez mais no mercado nacional e atingindo novos espaços do dia a dia, como escolas, universidades e até mesmo simples casas em todas as cidades. Assim, o foco nacional está bastante voltado para esse segmento e o Instituto Federal da Paraíba (IFPB) decidiu desenvolver um curso de formação para trabalhadores que atuam nesse segmento, focando na capacitação para a instalação de painéis de energia solar fotovoltaica em toda a região da Paraíba.
Dessa forma, o curso será destinado para a formação de profissionais para instalar e manter sistemas fotovoltaicos, seguindo todas as normas e procedimentos técnicos para a garantia da qualidade e segurança na instalação, com o melhor aproveitamento da conversão da irradiação solar em energia elétrica nesses locais. O curso também irá tratar das principais técnicas de segurança do trabalho, uma vez que esse ponto é cada vez mais debatido dentro do segmento das energias renováveis no Brasil.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis (Instalador de Sistemas Fotovoltaicos) foi desenvolvido pela Pró-Reitora de Extensão e Cultura do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Paraíba, com foco na democratização do acesso a esse tipo de conhecimento. Dessa forma, o instituto irá capacitar de forma correta os eletricistas que querem atuar na instalação de painéis de energia solar fotovoltaica e ainda não sabem como ingressar nesse mercado de trabalho.
Saiba como se inscrever para o curso de formação voltado para as energias renováveis e disponibilizado pelo IFPB
As datas para as inscrições no curso profissionalizante do IFPB estarão abertas entre os dias 10 até 16 de março e o curso conta com carga horária de 200 horas, sendo ofertado de forma presencial nos campi Cajazeiras, Esperança, João Pessoa e Patos da instituição. É necessário que os interessados no curso tenham, no mínimo, 18 anos, além de terem concluído a primeira etapa do ensino fundamental. Apesar disso, o curso também é voltado para pessoas que já tenham experiência na área mas procuram uma especialização ainda maior dentro do segmento da energia solar fotovoltaica.
Você pode conferir o edital no site, ou através desse link AQUI e o formulário de inscrição acessando outro link, (CLIQUE AQUI). Além disso, serão necessários documentos como Certidão de Casamento ou Nascimento; Comprovante de residência; Comprovante de dados bancários (Banco, Agência, Conta e Tipo da Conta); Comprovante de vacinação contra a Covid-19, com esquema vacinal completo; Documento de identidade com fotografia; CPF e Comprovante contendo o número de Identificação Social (NIS/PIS.
Por fim, o início das aulas das primeiras turmas acontece no mês de abril e, caso o número de candidatos inscritos seja maior que o número de vagas ofertadas, será realizado um sorteio público no dia 23 de março, visando garantir uma maior imparcialidade dentro da seleção dos estudantes.