1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Grupo Enel pretende tornar energia nas residências do Ceará 100% renovável até 2040
Localização CE Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Grupo Enel pretende tornar energia nas residências do Ceará 100% renovável até 2040

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 05/01/2022 às 12:10
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
Grupo Enel está com um projeto de sustentabilidade e pretende tornar a energia das residências no Ceará totalmente renovável em até 10 anos
Grupo Enel está com um projeto de sustentabilidade e pretende tornar a energia das residências no Ceará totalmente renovável em até 10 anos. Fonte: Divulgação

O Grupo Enel está com um projeto de descarbonização e sustentabilidade e pretende tornar a energia que chega às residências do Ceará totalmente renovável até 2040

A transição energética é uma realidade cada vez mais próxima das residências brasileiras e, durante esta última terça-feira, (04/01), representantes do Grupo Enel comentaram acerca do projeto de sustentabilidade da companhia que visa a descarbonização das suas operações até 2040, para que todas as casas do Ceará sejam abastecidas com uma energia totalmente renovável ao fim da iniciativa.

Veja também:

Projeto de sustentabilidade do Grupo Enel irá levar energia 100% renovável para as casas do Ceará até 2040

O nordeste brasileiro é a região do país com o maior potencial de geração de energia de forma limpa e renovável, seja por meio da energia solar, eólica ou até mesmo o hidrogênio verde, uma vez que a sua posição geográfica é altamente favorável para esses processos. Assim, o Grupo Enel, líder em energia no estado do Ceará e em diversos outros locais do país, pretende seguir com seu projeto de sustentabilidade e levar energia 100% renovável para as casas cearenses até 2040. 

A diretora presidente da Enel Distribuição Ceará, Márcia Sandra, ressaltou a importância do projeto de descarbonização da companhia para o compromisso ambiental nos próximos anos e afirmou que “A solar é o que a gente tem de maior capacidade na matriz. A energia solar, sem dúvida, alavanca já que nossa maior força é o sol. Mas agora com o híbrido, é importante também associar: ter durante o dia o sol e à noite, a energia do vento”.

A executiva também destacou a urgência necessária para a transição energética no estado do Ceará e em todo o Brasil, uma vez que a maior parte da matriz do país ainda vem de fontes não renováveis, o que contribui para os impactos ambientais se tornarem ainda mais agravantes no cenário atual. O Grupo Enel pretende aproveitar a capacidade para a produção de energia solar e eólica no estado pelos próximos 10 anos de forma intensiva.

Sustentabilidade na mobilidade urbana também é o foco do Grupo Enel para os próximos anos no estado do Ceará

O Grupo Enel também chamou a atenção da população para o agravamento do aquecimento global no Brasil e no mundo e como a mobilidade urbana tem um grande peso nesse processo, uma vez que os combustíveis fósseis são os grandes responsáveis por esse problema. Com isso, a companhia pretende levar o seu projeto de descarbonização também para a mobilidade no estado do Ceará e promover novas iniciativas para que a energia utilizada nesse segmento seja também proveniente de uma fonte renovável. 

O grande diferencial do país apontado pela diretora do Grupo Enel é o compromisso atual de diversas montadoras de veículos em produzir os seus produtos com base em novas fontes, como os carros e ônibus elétricos, que já são uma realidade em grande parte do país. Outro destaque no estado do Ceará é a cidade de Fortaleza, que vem investindo cada vez mais em novos projetos de sustentabilidade e descarbonização, incentivando o uso de bicicletas e oferecendo apoio para a geração de energia renovável na região.

Assim, o Grupo Enel segue com o seu projeto visando a retirada total das emissões de carbono nas suas operações e a entrega de energia proveniente de fontes totalmente renováveis para as residências cearenses até 2040, como forma de contribuir com a agenda ambiental e com a redução dos impactos ao meio ambiente.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x