Todas as unidades da empresa de estão no processo de funcionarem 100% a base de Energia Renovável. Para que isso fosse possível, uma parceria de 15 anos foi fechada com a Atlas Renewable Energy.
Em decorrência da crise hídrica que vem assolando o Brasil, empresas de diversos setores estão buscando uma alternativa que possa evitar futuros impactos negativos. Dessa forma, até essa quarta-feira, 22, a opção mais vantajosa para manter as fábricas funcionando, é a base de energia renovável. Onde, além de diminuir a conta de energia ao final do mês, as companhias estarão preservando o meio ambiente. Um exemplo que podemos citar é uma das unidades da Dow, empresa líder em ciências de materiais, que irá funcionar totalmente a base de uma fonte renovável. Para contribuir com essas metas de sustentabilidade, um acordo foi fechado com a Atlas Renewable Energy.
Leia outros artigos:
Dow recorre à energia renovável em suas unidades situadas em Jundiaí
Ao optar por utilizar em suas unidades uma fonte renovável, a companhia deixará de emitir na atmosfera, o equivalente a 925 toneladas de CO2anualmente. Isso só foi possível em meados de agosto, quando a empresa investiu em fontes mais sustentáveis para equipar as suas unidades. Apesar disso, o Latin America Inspiration Center não é a primeira unidade pertencente a Dow, que utiliza 100% de energia renovável, mas sim, a quarta.
Outra unidade da Dow que está passando por um período de transição energética é a planta localizada em Aratu, na Bahia. Atualmente, A fábrica consome 80% de energia renovável, para chegar aos 100%, um acordo já foi firmado com a Atlas Renewable Energy, para adquirir energia solar e funcionar totalmente a base de fonte renovável. Essa parceria possui um contrato de 15 anos, onde será utilizado para construir um novo parque solar.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Todos esses investimentos que estão sendo realizados, são para que suas unidades funcionem totalmente a base de fontes renováveis. Dessa forma, as operações irão minimizar a emissão de CO2, contribuindo assim, para que o impacto ambiental não seja tão profundo.
“Temos por estratégia o fornecimento de energia mais sustentável, confiável e competitiva para nossas unidades e de aumentar o uso de fontes renováveis. O Brasil possui uma posição diferenciada em termos de recursos naturais e uma das matrizes elétricas mais limpas do mundo, o que amplia as oportunidades e potencializa seu papel estratégico na Dow no mundo”, relata a Diretora de Energia da Dow para América Latina e Diretora Global de Clima e Energia, Claudia Schaeffer.
Como irão ficar as unidades de pequeno porte da Dow?
Nesse caso em específico, estamos falando das unidades em Hortolândia, Jacareí e na própria Jundiaí. Por estarem enquadradas como sendo de pequeno porte, a companhia revelou ser obrigatório, que todas funcionem 100% a base de alguma fonte de energia renovável. Assim, haverá uma diversificação energética, onde terá uma descentralização das unidades, da matriz elétrica brasileira.
Outro exemplo de unidade de pequeno porte é a planta localizada em Aratu, na Bahia. Ela será amplamente beneficiada com a parceria de 15 anos firmada entre a Dow e a Atlas Renewable Energy. A expectativa é que essa unidade deixe de emitir anualmente, cerca de 35 mil toneladas de CO2. Com a aplicação desse método em todas as suas unidades, a redução na emissão de dióxido de carbono será bastante positiva. O que se encaixa perfeitamente nas Metas de Sustentabilidade até 2050, lançadas em 2020.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.