1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Especialistas discutem sobre a necessidade de mais investimentos na produção de energia eólica no Brasil
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Especialistas discutem sobre a necessidade de mais investimentos na produção de energia eólica no Brasil

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 25/10/2021 às 05:59
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
A concentração e investimentos dos parques eólicos na região Nordeste preocupa os especialistas, que buscam a descentralização da produção de energia eólica para reduzir impactos ambientais
A concentração e investimentos dos parques eólicos na região Nordeste preocupa os especialistas, que buscam a descentralização da produção de energia eólica para reduzir impactos ambientais. Fonte: Reprodução

A concentração dos parques eólicos na região nordeste do país preocupa os especialistas, que enxergam a descentralização dos parques como uma alternativa para o problema

A discussão sobre a produção de energia sustentável nunca esteve tão em alta, uma vez que os impactos ambientais só crescem e os países buscam alternativas para esse problema. Pensando nisso, alguns especialistas comentaram sobre esse tema no último sábado, (23/10), e afirmaram que os investimentos em energia eólica, em especial os parques eólicos, são de suma importância e podem ser a solução no Brasil.

Confira outros artigos interessantes:

Centralização dos parques eólicos no Brasil é um problema que pode ser resolvido com investimentos em novas áreas de produção de Energia Eólica

O Brasil é um país privilegiado em relação à produção de energia sustentável, uma vez que conta com uma climatologia favorável a essas atividades, principalmente se tratando da produção de energia eólica e, mas os especialistas se preocupam quanto à centralização dos parques. Atualmente, o país conta com cerca de 726 parques eólicos, sendo que, 630 destes estão localizados somente no nordeste do Brasil, o que não beneficia outras áreas do país. 

A necessidade de alternativas mais limpas para a redução de impactos ambientais é cada vez mais crescente e, após o racionamento de energia que ocorreu há cerca de 20 anos atrás, as empresas começaram a ver a energia eólica como uma forma de resolver esse problema. Com isso, os investimentos nesse tipo de produção levaram o país a saltar da 15ª posição para a 7ª posição no ranking mundial de produtividade, apenas na última década, o que comprova a capacidade brasileira para essa utilização da energia eólica a seu favor. 

Um dos principais problemas em relação aos impactos ambientais que a produção de energia não renovável causa é a emissão de dióxido de carbono, ou CO2, e, acerca desse assunto, o ex-presidente da Eletrobrás afirmou que: “O fato de a eólica ser uma baixa emissora de CO2 coloca o Brasil em uma situação extremamente vantajosa”. Dessa forma, ele vê no país uma grande capacidade para produzir essa energia, de forma positiva tanto para as empresas quanto para o meio ambiente. 

Parque eólico de Cumaru é a prova de que a produção de energia eólica no Brasil pode ser extremamente benéfica

Um dos exemplos de parques eólicos com alta produtividade é o recém-aberto, de Cumaru, sobre o qual a diretora do Enel Green Power comentou que: “A gente está trabalhando passo a passo para fazer não só a obra, mas também todo o tempo que a usina vai operar, 25 anos, de um jeito mais sustentável”. Assim é notável os investimentos em produção limpa de energia no território de todo o país e os esforços para isso. 

O investimento para a construção do parque eólico de Cumaru foi de cerca de R$ 948 milhões e, assim que estiver funcionando por completo, o local conseguirá produzir cerca de 966 gigawatts/hora por ano, o suficiente para abastecer cidades como Goiânia e Porto Alegre, atendendo cerca de 1410000 pessoas com uma energia renovável, limpa e sem impactos ambientais com emissão de poluentes. 

Um dos principais benefícios do parque eólico de Cumaru é o fato de que ele irá evitar grandes números de emissão de poluentes, sendo cerca de 543 mil toneladas de gás carbônico que não serão jogados na atmosfera. Assim, o risco dos impactos ambientais como o aquecimento global serão minimizados e a região ainda irá conseguir produzir números extraordinários de energia para o consumo dos brasileiros.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x