Complexo de geração de energia solar da EDP Renováveis, instalado na cidade de Pereira Barreto – SP, atenderá a demanda de mais de 750 mil habitantes da região. Toda energia gerada nos painéis solares do complexo será comercializada
A EDP Renováveis inaugurou na última sexta-feira (8), em São Paulo, o maior complexo solar já construído pelo grupo. Este novo complexo solar conta com cinco parques de painéis fotovoltaicos e possui uma capacidade de produção anual de 547.000 MWh, tudo isso graças aos 600 mil painéis solares agregados. Toda a energia que for gerada ano a ano pelo empreendimento solar da subsidiária da EDP é mais que suficiente para abastecer uma cidade com cerca de 751 mil habitantes ou mais.
Leia também
Instalações do complexo solar
O novo complexo foi consolidado na cidade de Pereira Barreto, interior do Estado de São Paulo. Sua inauguração foi feita por Miguel Stilwell de Andrade, que é CEO da EDP Renováveis. Miguel considera que a cidade de Pereira Barreto representa uma forte aposta da empresa, com relação a diversificação direta na energia solar fotovoltaica que for produzida.
O presidente executivo da EDP e EDP Renováveis, disse que o Brasil é um tipo forte de ‘mercado chave’, para que se concretize o Plano de Negócios elaborado pela EDP Renováveis.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
A expectativa é inaugurar, de médio a longo prazo, muitos outros projetos similares na mesma região, instigando na geração de empregos e fortalecendo a contribuição para o meio ambiente.
Comercialização da energia gerada nos painéis solares do Complexo Solar Pereira Barreto será comercializada por meio da EDP Brasil
Toda a energia que for gerada dentro do complexo solar será comercializada por meio da EDP Brasil, que é a terceira maior comercializadora privada do mundo e a maior comercializadora de retalho do mercado brasileiro.
Com o projeto do parque de Pereira Barreto, mais de 150 toneladas de CO2 serão evitadas por ano. De acordo com Miguel Stilwell, já nos próximos cinco anos, a empresa pretende fazer o investimento de cerca de R$ 16 bilhões no Brasil, que será destinado totalmente à geração, transmissão e também a distribuição de energia solar gerada dentro do parque.
Miguel Stilwell acredita que o Brasil tem um enorme potencial nas duas fontes renováveis, podendo investir em diversas regiões. Miguel Stilwell relatou que as crises em que o Brasil e também a Europa vem enfrentando atualmente no setor energético, só poderão ser amenizadas com a busca e o investimento em diversificadas fontes de energia, dando preferência as fontes de energia renováveis.
Grave crise no setor energético europeu
O CEO da EDP Renováveis relata que a Europa atualmente vive uma alta onda nas tarifas energéticas por causa do gás natural. Miguel conta que o preço do combustível está 6x mais caro, se comparado a 2020. Isso acontece porque a demanda pelo produto cresceu assim que houve a retomada das economias.
Além disso, existem diversos problemas de abastecimento, com muito atraso na manutenção, sem contar a alta queda nos investimentos no setor.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.