Tuesday, 21 de September de 2021

Vídeo: Redemoinho de poeira surge na Usina Fotovoltaica – UFV São Gonçalo e diverte trabalhadores

Usina Fotovoltaica - UFV São Gonçalo

Fenômenos na natureza aparecem de forma inesperada. Os trabalhadores da UFV São Gonçalo tiveram a chance de observar a formação de um redemoinho de poeira.

Recentemente, o vídeo filmado por trabalhadores da Seta Engenharia está circulando na internet. Nas filmagens, é possível verificar a formação de um redemoinho de poeira bem diante dos olhos das pessoas presentes na obra, em UFV São Gonçalo. O que começou timidamente e pequeno, logo se transformou em algo grande.

Leia também

No entanto, apesar do tamanho, os trabalhadores que estavam no local pareciam se divertir ao observar a ação acontecendo bem próximo de onde estavam. Não existe como saber ao certo quantos metros separavam a formação de poeira das pessoas. Mas, pela distância em que o vídeo fora gravado, é perceptível tratar-se de algo bem próximo.

Usina fotovoltaica – UFV São Gonçalo tem a aparição de redemoinho

Imagina estar trabalhando normalmente e de repente, os ventos estarem tão propícios, que a areia no local começa a voar alto! No entanto, isso é o mínimo para quem trabalha em áreas com grande quantidade de areia. Mas, apesar de já estarem acostumados com a situação, os trabalhadores da UFV São Gonçalo ficaram animados com aquilo que estava surgindo bem diante de seus olhos!

A formação de um redemoinho de poeira deixou a todos no local bastante eufóricos. Ao observar as imagens que estão circulando na internet, é possível verificar que no início, a poeira vem se aproximando e juntando mais grãos para se tornar ainda maior e mais forte. As filmagens tiveram início após a formação já feita, onde a poeira presente deixa o fenômeno ainda maior, graças a forte intensidade do sol naquela região.

Quanto mais o redemoinho de poeira se aproximava, tornando-se cada vez mais forte, mais os trabalhadores pareciam se divertir com a situação. Em alguns momentos do vídeo, é possível ouvir eles falarem que é o fim do mundo ou fazendo outras brincadeiras, como se fossem responsáveis por criar aquela coisa enorme que estava em sua frente.

Mas, após perceberem que a densa poeira estava se aproximando mais do que o previsto, um dos trabalhadores da UFV São Gonçalo sai correndo do local onde estava. Segundos antes do redemoinho chegar até o lugar, que agora, estava vazio. Mas, mesmo assim, por pura diversão, um deles acabou atravessando a grande camada de poeira, deixando seus companheiros eufóricos por tamanha bravura.

Conheça o maior parque de energia solar da Enel

O local onde as filmagens foram realizadas é uma área onde está sendo construído um parque eólico a pedido da Enel Green Power. Mais precisamente, sua localização se dar no estado do Piauí, em São Gonçalo de Gurguéia.  Atualmente, o projeto UFV São Gonçalo encontra-se na fase 3 e ocupa uma área de construção que abrange 587 hectares.

Em sua primeira fase, o parque solar contava com 475 MW. Após ser aprovado que tivesse início a segunda, a expansão foi de 133 MW, perfazendo um total de 731 MW, e sendo investido um valor de R$ 422 milhões, iniciado em agosto de 2019. Após 1 ano desde a segunda fase, a terceira está em andamento, com a expansão de mais 256 MW, totalizando um parque solar de 864 MW, o maior já feito pela empresa.

O gasto nessa última fase contabiliza um total de US$ 142 milhões. Ao final da obra, o parque terá mais de 2,2 milhões de módulos solares e conseguirá gerar anualmente, o equivalente a 2,2 TWh. Um dos diferenciais da UFV São Gonçalo é que seus módulos solares conseguem captar energia solar em ambos os lados das placas fotovoltaicas aumentando a sua produção de energia em 18%.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.