Thursday, 29 de July de 2021

Como funciona a Energia Geotérmica? Confira

Como Funciona a Energia Geotérmica

A Energia Geotérmica é uma fonte de energia renovável que é obtida através do calor proveniente das camadas mais profundas do solo terrestre.

Para que esse calor seja obtido é necessário que sejam feitas grandes perfurações no solo que alcancem altas profundidades. A Energia Geotérmica está presente no cotidiano de muitas pessoas seja para cozinhar ou até mesmo para aquecer nossas casas, além de se fazer presente nas estufas para que os vegetais cresçam e tenham alta qualidade. As termas de águas quentes que vamos visitar num período de férias também é um exemplo de água geotérmica onde a mesma é aquecida no interior da terra pelo contato com as rochas já quentes. Quer saber mais sobre a Energia Geotérmica? Continue conosco até o fim desta leitura e confira!

Morfologia da palavra Geotérmica

A palavra Geotérmica vem do Grego onde “Geo” significa Terra e “Therme” é um termo que corresponde à temperatura terrestre.

História

Desde a antiguidade a Energia Geotérmica é utilizada para banhos e também para cozinhar alimentos. Comumente sendo utilizada com maior frequência para se banhar, as águas termais também tiveram grandes importâncias para os Romanos que a utilizavam para tratar doenças nos olhos e também na pele, em Pompéia essa água chegou a aquecer os edifícios. Os Indígenas Americanos utilizavam a água das termas para cozinhar e também para usos medicinais, assim como os romanos.

Atualmente com a presença da tecnologia e também maior conhecimento científico e geológico, é feita a perfuração do solo para trazer a água quente à superfície. Profissionais como Geólogos, Geoquímicos, Perfuradores e Engenheiros são responsáveis por realizar as explorações e testes para localizar as áreas que contêm a água geotérmica.

Como Funciona a Energia Geotérmica?

Energia Geotérmica: Características, vantagens e desvantagens Fontes de Energia

A Energia Geotérmica se caracteriza pelo calor proveniente da Terra, a energia calorífica é gerada a cerca de 64 km da superfície terrestre, na camada de magma a temperatura chega a atingir cerca de 6.000ºC.

O Magma é produzido devido às altas pressões encontradas abaixo da superfície e também pelo calor gerado pela decomposição das substâncias radioativas como o urânio e tório. Em fissuras na crosta terrestre o magma explode em erupções vulcânicas ou em gases liberados de acordo com seu resfriamento que aquece as águas. 

Assim que a água quente e ou o vapor passa pelos poços até à superfície, podem ser utilizados para geração de energia em centrais geotérmicas e ou até mesmo para usos não elétricos. 

Há uma alta quantia de energia sob forma térmica contida no interior do planeta que é transmitida para a crosta por condução. Essa potência representa cerca de 10.000 vezes da energia consumida por ano no mundo todo.

Conversão

Esses recursos podem ser classificado em duas categorias, são elas:

Alta Temperatura (+ 150ºC): Recurso associado a áreas de atividade vulcânica, sísmica ou magmática. O aproveitamento desta temperatura é utilizada para produzir Energia Elétrica

Baixa Temperatura (-100ºC): Resultante da circulação de água de origem meteórica em falhas, rupturas e por água presente nas rochas porosas de alta profundidade. Esse calor pode ser aproveitado para aquecer ambientes, aquecer águas, piscicultura ou até mesmo processos industriais.

Energia geotérmica o seu funcionamento e tecnologia

Energia Geotérmica no Brasil

Energia Geotérmica – CREDITOS: erautomacao

O Brasil não apresenta alto potencial de Energia Geotérmica já que esta energia é maior explorada em locais onde as placas tectônicas estão presentes, caso que não é encontrado no Brasil já que não estamos localizados perto das placas tectônicas, o que nos favorece muito e é um dos principais motivos que favorecem o Brasil quanto a terremotos.

Energia Geotérmica no Mundo

energia geotérmica ao redor do mundo – CREDITOS: p&r automação

Os três países que possuem maior produção de energia geotérmica são Estados Unidos, Filipinas e a Indonésia. Além dos 3 principais países produtores, há também países que vêm optando pela produção de energia geotérmica há algum tempo, são eles a China, Japão, Chile, México, França, Alemanha, Suíça, Hungria e Islândia. Atualmente cerca de 25 países usufruem da Energia Geotérmica.

Vantagens e Desvantagens da Energia Geotérmica

Todo sistema de energia possui suas vantagens e desvantagens. E como vantagem temos na Energia Geotérmica os principais fatores:

  • Não opera com a queima de combustíveis
  • Não emite gases poluentes
  • Não agride o solo
  • Não é vulnerável às condições climáticas
  • Benefício para áreas remotas
  • Possui produção flexível

E como desvantagem temos:

  • Afundamento do terreno
  • A perfuração profunda pode causar terremotos
  • Poluição sonora e elevado aquecimento do local
  • Emissão de Gás Sulfídrico H2S
  • Risco de contaminação de rios e lagos
  • Alto custo de investimento

Mesmo com a não emissão dos gases que provocam o efeito estufa, a energia geotérmica apresenta desvantagens bem relevantes, principalmente pelo fator da exposição em grande escala ao gás sulfídrico que pode causar grandes danos à saúde de um trabalhador.

Na saúde do trabalhador ou até mesmo de quem convive perto desses locais de produção podem agravar o sistema respiratório e causar até mesmo perda de memória, além de comprometer a função motora e o sistema psicológico.

Gostou do nosso artigo? Que tal deixar para nós um feedback com sua opinião nos comentários? Sua opinião é muito importante para nós!

Até mais!

Valdemar Medeiros
Formado em Segurança do trabalho, especialista em marketing de conteúdo em conjunto de ações de SEO e Universitário de Publicidade e Propaganda.