Após a aprovação do Projeto de Lei da geração própria, a ABSOLAR projeta um crescimento do setor da energia solar ainda mais acelerado no mercado brasileiro
Foi aprovado pela Câmara do Deputados o Projeto de Lei n° 5829/2019 (PL), que cria o marco legal para a geração própria de energia solar e demais fontes renováveis no Brasil. E desde essa última segunda-feira, (27/12), a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) está esperando um grande crescimento do setor no mercado brasileiro em 2022, após a aprovação desse novo Projeto de Lei.
Não deixe de ler outras notícias do setor:
Projeto de Lei da geração própria é aprovado e ABSOLAR espera crescimento da energia solar no Brasil
O Projeto de Lei n° 5829/2019 (PL), que desenvolveu o marco legal necessário para a geração própria de energia solar e demais fontes renováveis no Brasil foi aprovado recentemente pela Câmara dos Deputados e, com isso, a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (ABSOLAR) está bastante otimista em relação ao futuro da energia solar no país e espera um grande crescimento do setor nos próximos anos.
O presidente executivo da ABSOLAR, Rodrigo Sauaia, comentou acerca deste marco no mercado de energia e afirmou que “O PL aprovado retornou o texto base inicialmente acordado. A geração própria de energia solar é atualmente uma das melhores alternativas para fugir das bandeiras tarifárias e, assim, aliviar o bolso do cidadão e do empresário neste período de escassez hídrica. A energia solar é fundamental também para a retomada econômica sustentável do País, pois gera muitos empregos de qualidade, com uma energia limpa, abundante e acessível”.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Para a ABSOLAR, a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei da geração própria de energia renovável no Brasil acaba com as incertezas em relação a esse setor e dá espaço para que novas iniciativas de energia solar possam ser desenvolvidas no mercado brasileiro pelos próximos anos.
Aprovação do Projeto de Lei garante segurança jurídica à geração de energia solar e abre portas para uma transição energética mais rápida
O texto do Projeto de Lei da geração de energia própria aprovado pela Câmara dos Deputados garante uma segurança jurídica para os que pensam em desenvolver essa iniciativa até o ano de 2045, além de prever um período de transição para quem entrar após os 12 meses com o pagamento escalonado da Tarifa de Uso do Sistema de Distribuição (TUSD fio B). Com isso, os interessados no desenvolvimento da produção própria de energia solar e outras renováveis podem se sentir mais seguros e iniciar os projetos.
A vice-presidente de geração distribuída da ABSOLAR, Bárbara Rubim, ressaltou que a aprovação do Projeto de Lei abre a possibilidade para uma transição energética mais acelerada e oferece um leque de alternativas para diversificar a matriz energética do país. A executiva complementou afirmando que “Além de limpa e competitiva, a energia solar é rápida de implantar: um novo sistema solar de geração própria pode ser instalado em uma casa ou pequeno negócio em poucos dias, trazendo uma redução de até 90% nos gastos com a conta de luz”.
O Brasil hoje conta com 7,5 GW de potência instalada para a geração de energia solar própria, trazendo mais de R$ 37,1 bilhões em investimentos e cerca de R$ 9,4 bilhões em arrecadação acumulados desde 2012. Assim, a previsão da ABSOLAR para o futuro do setor pode significar um grande avanço do segmento energético no mercado brasileiro.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.