1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Busca por energia solar expande no RN, chegando à quase todas as cidades do estado
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Busca por energia solar expande no RN, chegando à quase todas as cidades do estado

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 16/02/2022 às 00:36
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
Com foco na redução dos custos com a energia elétrica e mais sustentabilidade nas residências, a procura por energia solar cresceu mais de 100% no RN
Com foco na redução dos custos com a energia elétrica e mais sustentabilidade nas residências, a procura por energia solar cresceu mais de 100% no RN. Fonte: Pixabay

Com foco na redução dos custos com a energia elétrica e mais sustentabilidade nas residências, a procura por energia solar cresceu mais de 100% no RN em apenas um ano

Durante esta última sexta-feira, (11/02), a Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) divulgou os dados sobre a procura por energia solar no Rio Grande do Norte e afirmou que o segmento dessa energia renovável cresceu 124% apenas durante o ano de 2021. Assim, a população potiguar está cada vez mais investida na sustentabilidade e na busca pela redução dos custos com a conta de luz e no uso de energia elétrica.

Confira outros artigos relacionados:

APER mostra que procura por energia solar no Rio Grande do Norte cresceu 124% em apenas um ano e vem expandindo cada vez mais 

O estado do Rio Grande do Norte é bastante reconhecido no mercado nacional pela sua expressividade na produção de energia renovável, principalmente a solar e a eólica, em razão do grande potencial que a região possui. Assim, de acordo com a Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER), a procura pela energia solar no estado do Rio Grande do Norte cresceu cerca de 124% durante o ano de 2021 e a região investiu mais de R$ 543 milhões no segmento no último ano.

Além disso, o crescimento foi maior do que a média nacional (78%) e a do Nordeste (95%) e a expectativa para esse ano de 2022 é que o investimento supere o R$ 1 bilhão no Rio Grande do Norte. Outro ponto essencial a se destacar nos dados divulgados pela APER é que 98% dos municípios do estado já contam com esse recurso, totalizando 164 dos 167 municípios do RN que já possuem, pelo menos, algum imóvel ou empreendimento com energia solar. 

O vice-presidente da APER comentou sobre os resultados durante o ano de 2021 e a expressividade dos números para o crescimento da energia renovável no estado, além de destacar que “Os elevados reajustes nas tarifas de energia elétrica, que vêm ocorrendo sistematicamente em índices superiores à inflação nos últimos anos e com perspectiva de novos aumentos reais, têm contribuído para que a energia solar distribuída tenha se tornado extremamente atrativa sob o ponto de vista econômico-financeiro, representando economia imediata e duradoura para os produtores-consumidores e apresentando baixos prazos para o retorno dos investimentos”.

Economia na conta de luz e mais sustentabilidade na produção de energia elétrica são os principais fatores que impulsionaram a energia solar no RN

Um dos principais problemas no Brasil atualmente são os altos custos na conta de luz em todo o país, com taxas cada vez mais elevadas e novas tributações sendo colocadas sobre essa conta. Assim, investir na produção própria de energia solar é uma ótima forma de garantir, a longo prazo, uma grande economia nesses custos pagos, além de ser muito seguro, já que a energia gerada nas placas em cima de casa é registrada em um aparelho e ela consegue conferir a produção através de um aplicativo, dando mais controle aos moradores. 

Além disso, a durabilidade dos sistemas também é um ponto essencial para atrair novos moradores para a iniciativa, uma vez que, segundo o vice-presidente da Associação Potiguar de Energias Renováveis, as placas conseguem suportar a geração de energia solar por um período de até 20 anos sem precisarem ser trocadas, apenas com manutenções periódicas. 

Por fim, a questão da sustentabilidade é de extrema importância para os projetos dessa energia renovável, já que essa produção contribui para a redução nas emissões de gás carbônico e, além de tudo, é uma fonte de energia totalmente limpa e sustentável, zerando os impactos que serão causados ao meio ambiente a longo prazo.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x