O Complexo Eólico Assuruá 5 será desenvolvido pela Omega, maior companhia de energia renovável do Brasil, com previsão para iniciar em 2023
Nesta segunda-feira, 06, a Omega Desenvolvimento anunciou que um novo projeto está por vir. A companhia atua no ramo de energia renovável, através da Omega Energia. Acontece que, o projeto em questão visa a ampliação do Complexo Assuruá, localizado na Bahia. No momento, o Complexo eólico conta com 353 MW instalado e operando, enquanto 212 MW, fazem parte do Assuruá 4, que ainda está sendo construído. Portanto, logo após a fase 4, a companhia irá encaminhar a quinta fase, prevista para 2023.
Confira outros artigos:
Assuruá 5: Complexo eólico será expandido pela Omega, empresa de energia renovável
Como a fase 4 do complexo ainda está em construção, a previsão da Omega Energia é que a Assuruá 5 tenha início somente no primeiro trimestre de 2023. O projeto inicial é que sejam instalados uma capacidade total de 244 MW. Caso seja realmente feito dessa forma, a capacidade total dos complexos eólicos será de 456 MW, instalados somente no decorrer de 2021.
Para que todo o planejamento seja bem executado, a companhia fechou um contrato importante com uma empresa que fabrica aerogeradores de excelente qualidade, para que forneçam as turbinas utilizadas no Complexo Assuruá 5. Atualmente, o Grupo Omega é o maior gerador de energia renovável em território brasileiro. Portanto, a criação desse novo complexo eólico irá fazer parte do portfólio da empresa, somente para reiterar o seu compromisso com a sustentabilidade, através da geração de energia limpa.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
Conforme o CEO da Omega Desenvolvimento, Rogério Zampronha, “essa é mais uma iniciativa que beneficiará o país como um todo, além de levar desenvolvimento econômico e social ao interior da Bahia. O suporte que temos do governo local para o sucesso deste empreendimento é fundamental. Estamos muito felizes em contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento da região e levar aos nossos clientes a energia mais limpa e de menor custo do Brasil”.
Além de possuir uma grande importância no desenvolvimento de energia limpa e sustentável, a empresa possui projetos sociais em torno do Complexo Assuruá, um deles é o “Da raiz ao grão”. Outro projeto de suma importância desenvolvido pela companhia, é o “Escolar”, que beneficia o tratamento de esgoto e logo em seguida, promovendo a implantação de quintais produtivos.
Conheça um pouco mais sobre a Omega
Como citado anteriormente, o Grupo Omega é responsável pelo cargo de maior geradora de energia renovável em território brasileiro. Possui projetos que visam a sustentabilidade e o bem-estar da população, sejam a nível educacional ou de outras formas. Fornece energia eólica pra 7 estados brasileiros, onde possui uma capacidade instalada de 1.869 MW. A sua perspectiva é transformar o mundo com uma energia limpa e barata, que seja acessível par todos. Dessa forma, está presente em diversos setores, desde industriais, até o agro. No entanto, a companhia não mantém o foco somente em complexos eólicos, uma vez que possui com projetos em energia solar sendo desenvolvidos no Nordeste.