Tuesday, 21 de September de 2021

Grupo Omega, uma das maiores empresas geradoras de energia renovável do país, irá ampliar complexo eólico na Bahia

O Complexo Eólico Assuruá 5 será desenvolvido pela Omega, maior companhia de energia renovável do Brasil, com previsão para iniciar em 2023

O Complexo Eólico Assuruá 5 será desenvolvido pela Omega, maior companhia de energia renovável do Brasil, com previsão para iniciar em 2023

Nesta segunda-feira, 06, a Omega Desenvolvimento anunciou que um novo projeto está por vir. A companhia atua no ramo de energia renovável, através da Omega Energia. Acontece que, o projeto em questão visa a ampliação do Complexo Assuruá, localizado na Bahia. No momento, o Complexo eólico conta com 353 MW instalado e operando, enquanto 212 MW, fazem parte do Assuruá 4, que ainda está sendo construído. Portanto, logo após a fase 4, a companhia irá encaminhar a quinta fase, prevista para 2023.

Confira outros artigos:

Assuruá 5: Complexo eólico será expandido pela Omega, empresa de energia renovável

Como a fase 4 do complexo ainda está em construção, a previsão da Omega Energia é que a Assuruá 5 tenha início somente no primeiro trimestre de 2023. O projeto inicial é que sejam instalados uma capacidade total de 244 MW. Caso seja realmente feito dessa forma, a capacidade total dos complexos eólicos será de 456 MW, instalados somente no decorrer de 2021.

Para que todo o planejamento seja bem executado, a companhia fechou um contrato importante com uma empresa que fabrica aerogeradores de excelente qualidade, para que forneçam as turbinas utilizadas no Complexo Assuruá 5. Atualmente, o Grupo Omega é o maior gerador de energia renovável em território brasileiro. Portanto, a criação desse novo complexo eólico irá fazer parte do portfólio da empresa, somente para reiterar o seu compromisso com a sustentabilidade, através da geração de energia limpa.

Conforme o CEO da Omega Desenvolvimento, Rogério Zampronha, “essa é mais uma iniciativa que beneficiará o país como um todo, além de levar desenvolvimento econômico e social ao interior da Bahia. O suporte que temos do governo local para o sucesso deste empreendimento é fundamental. Estamos muito felizes em contribuir, mais uma vez, para o desenvolvimento da região e levar aos nossos clientes a energia mais limpa e de menor custo do Brasil”.

Além de possuir uma grande importância no desenvolvimento de energia limpa e sustentável, a empresa possui projetos sociais em torno do Complexo Assuruá, um deles é o “Da raiz ao grão”. Outro projeto de suma importância desenvolvido pela companhia, é o “Escolar”, que beneficia o tratamento de esgoto e logo em seguida, promovendo a implantação de quintais produtivos.

Conheça um pouco mais sobre a Omega

Como citado anteriormente, o Grupo Omega é responsável pelo cargo de maior geradora de energia renovável em território brasileiro. Possui projetos que visam a sustentabilidade e o bem-estar da população, sejam a nível educacional ou de outras formas. Fornece energia eólica pra 7 estados brasileiros, onde possui uma capacidade instalada de 1.869 MW. A sua perspectiva é transformar o mundo com uma energia limpa e barata, que seja acessível par todos. Dessa forma, está presente em diversos setores, desde industriais, até o agro. No entanto, a companhia não mantém o foco somente em complexos eólicos, uma vez que possui com projetos em energia solar sendo desenvolvidos no Nordeste.

Ruth Rodrigues
Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.