1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Brasil, EUA e México são líderes nas Américas em produção de energia eólica
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Brasil, EUA e México são líderes nas Américas em produção de energia eólica

Escrito por Ruth Rodrigues
Publicado em 29/12/2021 às 09:59
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
Dados significativos mostram que o Brasil, EUA e México foram os líderes em produção de energia eólica nas Américas, em relação ao mercado global
Dados significativos mostram que o Brasil, EUA e México foram os líderes em produção de energia eólica nas Américas, em relação ao mercado global. Fonte: Freepik

Dados recentes mostram que o Brasil, EUA e México foram os líderes em produção de energia eólica nas Américas, com dados significativos em relação ao mercado global

A produção de energias renováveis, em especial a eólica e a solar, está crescendo de maneira bastante acelerada no mundo inteiro e as Américas não poderiam estar fora desse segmento. Durante esta última sexta-feira, (24/12), os dados do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council – GWEC, na sigla em inglês) mostraram que o Brasil, EUA e México foram os líderes em produção de energia eólica no continente americano.

Não deixe de conferir:

Brasil segue sendo líder na produção de energia eólica na América do Sul 

O Brasil é referência no mercado mundial em relação à produção de energia renovável, em razão do seu posicionamento geográfico bastante favorável. Agora, o secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério das Minas e Energia, Reive Barros, comentou sobre o fato de que o Brasil adicionou 2 GW de capacidade eólica à sua matriz energética em 2018 e leiloou capacidade desse tipo de energia a preços competitivos em nível global de U$ 20 por MWh. 

O secretário ainda destacou que o país tem capacidade para produção de energia eólica de 14,7 GW e afirmou que “Isso representa, na matriz energética brasileira, cerca de 8% do total. A meta é que daqui a 10 anos este percentual suba para 13%”. O executivo também complementou: “Num prazo mais longo, contudo, a Bahia deverá assumir a liderança, por suas dimensões territoriais e potencialidades”.

O ano de 2021 apresentou um crescimento considerável em relação à produção de energia eólica e Barros afirma que o país pretende expandir ainda mais e que “Nossa meta para a energia eólica no Brasil é crescer 2,2% ao ano”. Assim, o que se espera é que o Brasil consiga continuar liderando o cenário da energia eólica na América do Sul e sendo um dos maiores nas Américas. 

Continente americano continua crescendo em relação à produção de energia renovável

De acordo com dados do Conselho Global de Energia Eólica (Global Wind Energy Council – GWEC, na sigla em inglês), a capacidade instalada total de energia eólica nas Américas agora totaliza 135 GW, o que representa um crescimento de 12% em relação ao ano de 2017, além de que, durante o ano de 2018, as Américas possuíram 25% da capacidade global de geração dessa energia, índice que vem crescendo com o passar dos anos. 

Ben Backwell, diretor do GWEC, comentou acerca do grande potencial das Américas e de como o crescimento deve ser constante, afirmando que “O desenvolvimento do mercado de energia eólica na América Latina se mostra bastante positivo. O Brasil realizou novamente leilões de grande escala e esperamos que o primeiro leilão na Colômbia ocorra este mês de fevereiro. Outros investimentos na cadeia de suprimentos por parte das principais fabricantes de equipamentos originais na Argentina comprovam o potencial do mercado no longo prazo”.

Além dos dados de crescimento da capacidade das Américas como um todo, o GWEC também disponibilizou dados em relação à América do Norte, e constatou que houve aumento de 10,8% na capacidade adicionada em relação a 2017, enquanto na América Latina, a adição de capacidades cresceu 18,7% em relação a 2017.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Ruth Rodrigues

Formada em Ciências Biológicas pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), atua como redatora e divulgadora científica.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x