A prefeitura de Fortaleza anunciou recentemente seu plano de sustentabilidade que visa a utilização de energias renováveis no setor de transportes para reduzir a emissão de carbono
Durante esta última terça-feira, (14/12), ocorreu o I Encontro da Transição Energética de Fortaleza, no qual o tema central era a utilização de energias renováveis no setor de transporte e a descarbonização nesse segmento. Assim, a prefeitura de Fortaleza destacou a sua pretensão de utilizar essas energias para a sustentabilidade no setor de transportes.
Leia também:
I Encontro da Transição Energética de Fortaleza discute utilização de energias renováveis no setor de transportes
O I Encontro da Transição Energética de Fortaleza ocorreu recentemente na cidade, por meio do Instituto de Planejamento de Fortaleza (Iplanfor) e contou com o tema “Mobilidade Urbana: desafios e caminhos para a descarbonização do setor de transporte”. Assim, a prefeitura da cidade aproveitou para destacar o seu empenho no processo de descarbonização do setor e da utilização de energias renováveis para trazer mais sustentabilidade nesse segmento, visando reduzir os impactos causados ao meio ambiente.
O vice-prefeito de Fortaleza, Élcio Batista, comentou acerca da importância da iniciativa para a sustentabilidade e afirmou que “A tecnologia está impulsionando o nascimento de novas formas de energia que não necessite da utilização do combustível fóssil para que a gente possa fazer essa transição. A transição energética se dá em todas as áreas, no setor de serviços, no comércio, na indústria, e é fundamental que a cidade de Fortaleza lidere entre as capitais esse processo. Há uma série de acordos que a cidade vem assinando desde 2013, e, recentemente, o prefeito Sarto aderiu a um novo acordo nesse sentido”.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
O acordo comentado pelo vice-prefeito é o Race to Zero (Correndo ao Zero), agenda global promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU) que tem a meta de zerar as emissões líquidas de gases de efeito estufa até 2050. Assim, Fortaleza caminha para um futuro com mais sustentabilidade e a utilização de energias renováveis no setor de transporte.
Encontro também debateu o potencial de Fortaleza para a transição energética no setor de transportes
Além de compartilhar as iniciativas que serão tomadas para o projeto de sustentabilidade, Élcio Batista destacou que a discussão sobre os carros e veículos que utilizarão energias renováveis na cidade já está acontecendo e salientou que “Também é para que a gente estabeleça prazos para que as pessoas possam passar a utilizar carros híbridos, elétricos, movidos a hidrogênio, que será, provavelmente, a próxima geração de automóveis, isso deve ocorrer apenas por volta do final dessa década. A cidade precisa não só se organizar, mas tomar decisões, por isso é importante debater com o setor privado, e pretendemos, depois, debater com toda a sociedade civil”.
O executivo também mostrou o potencial de geração de energia renovável na cidade por meio do exemplo da energia solar e afirmou que “Fortaleza tem um potencial enorme para geração de energia solar nos tetos das residências, então por que não fazermos isso? Vai significar custo menor para os consumidores, ao mesmo tempo, vamos utilizar uma fonte renovável e vai sobrar mais energia para atrair mais empresas. O desenvolvimento econômico significa que você sempre vai consumir mais água e mais energia, portanto, cada vez mais a gente vai ter que consumir energia de fonte renovável”.
Além do vice-prefeito, estavam presentes no encontro o secretário municipal do Desenvolvimento Econômico de Fortaleza, Rodrigo Nogueira; a secretária municipal do Urbanismo e Meio Ambiente, Luciana Lobo; o presidente da Fiec, Ricardo Cavalcante, e a presidente da Enel Distribuição Ceará, Márcia Sandra Roque Vieira Silva.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.