A companhia Equatorial Energia lançou o Projeto Eosolar, plataforma interativa que utiliza a tecnologia para disponibilizar dados importantes acerca do grande potencial em relação às energias renováveis no Maranhão
Essa última terça-feira, (15/10), foi marcada pelo lançamento do Projeto Eosolar, disponível no site oficial, por parte da Equatorial Energia. A plataforma conta com uma série de dados essenciais para os investidores e empresas descobrirem mais sobre o potencial de produção de energias renováveis no Maranhão e conta com uma tecnologia bastante interativa para se comunicar melhor com o público.
Leia também:
Projeto Eosolar é lançado pela Equatorial Energia e irá garantir dados meteorológicos sobre o potencial de produção de energias renováveis no estado maranhense
O grande potencial de produção de energias renováveis em todo o Norte e Nordeste brasileiro é bastante reconhecido a nível internacional e a companhia Equatorial Energia está investindo cada vez mais em atrair novos olhares para esses locais. Assim, a empresa lançou o Projeto Eosolar, uma plataforma interativa que usa a tecnologia para disponibilizar dados sobre o potencial que o estado do Maranhão possui em relação à geração de energia a partir dessas fontes, como forma de atrair novos investimentos para o estado.
O site oficial pode ser acessado AQUI e por qualquer pessoa que tenha interesse em aprender mais sobre o assunto e serve como um Atlas Digital no ramo das energias renováveis. Todos os dados disponíveis podem ser utilizados tanto para a pesquisa quanto para aqueles que pensam em abrir novos empreendimentos no ramo das energias renováveis dentro do estado do Maranhão e estão em dúvida quanto ao verdadeiro potencial de produção que essa região possui para essas fontes limpas.
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
A plataforma foi desenvolvida por meio de um projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) da Equatorial Energia em parceria com a Agência Nacional de Energia (Aneel) e a Gera Maranhão e marca um grande avanço no que diz respeito ao segmento das energias renováveis no estado. Toda essa iniciativa foi realizada pensando em trazer novos olhares para o estado e garantir uma certeza maior para os empreendedores que pensam em desenvolver projetos dentro desse segmento no estado, como uma grande forma de impulsionar o desenvolvimento socioeconômico do Maranhão com o foco na produção sustentável de energia.
Projeto Eosolar teve início ainda no ano de 2020, mas Equatorial Energia conseguiu um bom resultado e comemora a arrecadação dos dados para o estado
A iniciativa da Equatorial Energia começou a ser desenvolvida durante o mês de agosto de 2020 e contou com 30 meses focados totalmente na pesquisa e coleta de dados em mais de 11 pontos, para que o resultado final chegasse ao que a companhia estava esperando. O pensamento de utilizar a tecnologia a favor para a disponibilização desses dados foi desenvolvido com foco na interatividade e com o objetivo de levar essas informações ao maior número possível de pessoas e empresas dentro do estado.
Assim, Mariana Cavalcante, engenheira eletricista e gerente do projeto Eosolar da Equatorial, comenta sobre a iniciativa e afirma que “é um projeto que tem como princípio medir e avaliar os dados micrometeorológicos do Maranhão. A plataforma reúne os principais atlas eólicos e solares do Estado do Maranhão, bem como informações pertinentes para quem é investidor do setor, agregando informações como dados atualizados do sistema elétrico do Maranhão, infraestrutura, economia, informações territoriais”.
Com isso, o projeto desenvolvido em parceria com a Universidade Federal do Maranhāão (UFMA), que coordenou o projeto de pesquisa, além da Fundação das Indústria do Estado do Ceará (Fiec) e as empresas Albatec Indústria Eletrônica e Camargo Schubert Engenharia, se torna mais um marco para o estado do Maranhão em relação às energias renováveis.
This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.