1. Início
  2. / Veículos Elétricos
  3. / União Europeia critica o crédito para carros elétricos nos EUA, e afirma que a medida fere as regras da OMC
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

União Europeia critica o crédito para carros elétricos nos EUA, e afirma que a medida fere as regras da OMC

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 18/08/2022 às 16:24
Atualizado em 14/10/2024 às 16:48
carros elétricos
Carros elétricos (Reprodução: divulgação)

Na última semana, o pacote climático aprovado pelo Senado dos EUA pode causar um grave embate com os parceiros da União Europeia. Isso porque de acordo com a Associated Press, alguns representantes da UE afirmaram que uma das medidas anunciadas no plano, que é o crédito fiscal de até US$7,5 mil para a compra de carros elétricos fabricados nos EUA, pode violar as regras geria da Organização Mundial do Comércio (OMC), pois cria uma restrição indireta a compra de carros elétricos fabricados fora do país.

Neste sentido, a porta-voz da Comissão Europeia, Miriam Garcia Ferrer, afirmou que a União Europeia está profundamente preocupada com a nova e potencial barreira comercial transatlântica. Dessa forma, a UE acredita que a medida é discriminatória, já que discrimina os produtos estrangeiros em relação aos produtores de carros elétricos dos EUA. Para finalizar, ela aponta que a medida fere as regras da OMC.

Inicialmente, a ideia dos parlamentares democratas, que foram os responsáveis pela aprovação do plano, era criar incentivos para a fabricação doméstica de carros elétricos, usando peças e matéria-prima local, visando diminuir a dependência de cadeias de suprimento internacionais.

Sendo assim, os alinhados do Presidente Joe Biden estão vendendo o plano como um exemplo do esforço estadunidense para criar novos postos de trabalho verde no país, alinhados com seus esforços de recuperação econômica e ação climática.

Além disso, a aprovação do pacote climático também é um trunfo importante para a diplomacia climática dos EUA. Isso porque depois de grandes baques e tropeços, a Casa Branca deseja aproveitar a vitória legislativa para reforçar a suposta liderança de Washington nos esforços para enfrentar as mudanças climáticas globais.

Financiamento de carros elétricos e híbridos terá taxas reduzidas no Brasil

Buscando incentivar e promover a mobilidade elétrica do país, o Banco do Brasil anunciou que irá reduzir as taxas de financiamento em até 0,5% para carros elétricos e híbridos. A medida, considerada inovadora, é uma iniciativa que visa ampliar a carteira de crédito em negócios sustentáveis pelo banco.

Conforme a nova regra do banco, a taxa mínima de juros para o financiamento de carros elétricos 0km com ou até 2 anos de uso passou a ser de 1,09% ao mês, Além disso, as facilidades também incluem a possibilidade de financiar até 100% do valor do veículos com prazos entre 2 e 60 meses, com carência de até 180 dias para pagar a primeira parcela.

Sobre a iniciativa, Daniela Avelar, diretora da área de empréstimos do Banco do Brasil, apontou que a iniciativa dá início a uma nova fase de negócios do BB no mercado de financiamento de carros, e que ela prevê outras ações e melhorias do banco para 2022.

Banco do Brasil busca carteira sustentável

Conforme relato pelo Broadcast, o Banco do Brasil viu sua carteira de crédito sustentável, somente no final do primeiro semestre de 2022, somar mais de R$289 bilhões, considerando uma alta de 10,8% na comparação anual,  o que representa um terço da carteira total do banco. Em suma, o critério de classificação para esses créditos são operações em negócios sustentáveis, ou de impacto em termos de ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). 

Um dos objetivos da ampliação dessa linha de crédito é auxiliar os clientes e parceiros a serem mais sustentáveis, conforme informações de Antônio Barreto Jr, vice-presidente de governo e sustentabilidade empresarial do Banco do Brasil. Segundo ele, incentivar os consumidores a optarem pela compra de carros elétricos diminui significativamente as emissões de gases do efeito estufa, além de contribuir com a promoção de uma economia verde, de baixo carbono, e isso reforça o compromisso do Banco do Brasil com o desenvolvimento sustentável.

Leia mais: RS tem alta expectativa de exploração da energia eólica; diversas empresas no papsi querem explorar na região

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Tags
Bruno Teles

Bruno é aficionado por tudo que envolva energia renovável e seu ofício é entregar informações completas e precisas.

Compartilhar em aplicativos
1
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x