1. Início
  2. / Energia Eólica
  3. / Technip Energies e X1 Wind são selecionados para o projeto Nextfloat, que pretende acelerar a energia eólica flutuante em escala industrial
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Technip Energies e X1 Wind são selecionados para o projeto Nextfloat, que pretende acelerar a energia eólica flutuante em escala industrial

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 03/08/2022 às 18:33
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
energia eólica flutuante
Energia eólica flutuante (Reprodução: divulgação)

Na última semana, a Technip Energies, X1 Wind e um consórcio de mais 10 entidades internacionais foram selecionados pela Comissão Europeia para participar do projeto NextFloat, um programa ambicioso que busca acelerar a energia eólica flutuante em escala industrial.

Os grandes objetivos do Projeto NextFloat são demonstrar uma solução eólica offshore flutuante bastante competitiva, sustentável, integrada e otimizada para águas profundas, sendo suficiente para acelerar a implantação em escala industrial de energia eólica offshore flutuante.

Essa solução integrada é baseada na inovadora tecnologia eólica offshore flutuante da X1 Wind, que permite um design de flutuação mais leve e com menor quantidade de aço, assim como um sistema de ancoragem mais eficiente e compactando, capaz de minimizar o impacto no fundo do mar.

Além disso, o Projeto NextFloat também inclui um protótipo de 6 MW em escala real no local de teste, o Mistral no Mar Mediterrâneo Francês, que pode demonstrar o conceito em condições operacionais. Para isso, ele é possibilitado pela participação da fundação Open-C, que estrutura e opera os locais de teste para energias renováveis marinhas e energia eólica offshore na França.

O projeto do sistema integrado, assim como seus procedimentos de fabricação, montagem e instalação, serão testados em uma escala relevante para os próximos parques eólicos offshore comerciais, que necessitam de soluções industrializadas para aplicações de 15 MW ou mais.

Neste sentido, Laure Mandrou, vice-presidente sênior de soluções de energia sem carbono da Technip Energies, ressaltou que a empresa está satisfeita por ter sido selecionada para o Projeto NextFloat, assim como também fará parte do programa Horizon Europe. Sendo assim, ao garantir a sua colaboração no projeto X1 Wind, a empresa está preparando o futuro do mercado eólico offshore e flutuando, o que acelera o desenvolvimento de soluções eólicas offshore flutuantes em escala industrial, na França e em todo o mundo. 

Paralelamente, Alex Raventos, CEO e cofundador da X1 Wind, afirmou que a empresa está entusiasmada em oferecer uma solução exclusiva através do Projeto NextFloat. Essa aponta que o projeto é ambicioso, ao proporcionar melhorias substanciais na competitiva da energia eólica flutuante, capaz de preparar a implantação massiva a longo prazo nessa indústria, a fim de contribuir ativamente para acelerar a transição energética, que somado a segurança energética, é cada vez mais crítica e pertinente na Europa e em todo o globo.

Além das empresas citadas, o consórcio também conta com a participação da Naturgy, 2B-Energy, Tersan Shipyard, Hellenic Cables, Ocean Eco Structures, Ocas, Schwartz Hautmont, Ecole Centrale de Nantes, Hydro e a Universidade Técnica da Dinamarca. O acordo para subvenção está atualmente em negociações com a Comissão Europeia, e o projeto deve começar a operar no quarto trimestre de 2022.

Energia eólica em alto mar em expansão na Europa

Reprodução: Canal Euronews

Leia mais: Brasil mostra potencial para ser um grande desenvolvedor de energia eólica offshore na próxima década.

Conheça mais sobre a Technip Energies

A Technip FMC, anteriormente conhecida como Technip Energies, é uma fornecedora líder de tecnologia para o setor de energias tradicionais e novas, além de entregar projetos, produtos e serviços totalmente integrados.

Com tecnologias proprietárias e soluções abrangentes, a empresa ajuda na transformação da economia do projeto dos seus clientes, sempre colaborando com o desbloqueio de novas possibilidades de desenvolver recursos energéticos, o que reduzia a intensidade de carbono. Além disso, ela também apoia as ambições dos clientes sobre transição energética.

A empresa está organizada em dois segmentos de negócios (Tecnologias Submarinas e de Superfície). Atualmente, a empresa pretende continuar avançando no setor com ecossistemas integrados pioneiros, como o iFEED™ , que é líder em tecnologia e inovação digital.

Além disso, a empresa possui cerca de 20 mil funcionários, sempre impulsionada pelo compromisso e sucesso dos seus clientes na inovação internacional. Tudo isso está somado à premissa ESG (Ambiental, Social e Governança), que está remodelando o mercado para um futuro sustentável.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Bruno é aficionado por tudo que envolva energia renovável e seu ofício é entregar informações completas e precisas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x