1. Início
  2. / Energia Renovável e Sustentável
  3. / Swift e Seara ampliam uso de energia limpa com nova usina solar
Tempo de leitura 3 min de leitura Comentários 0 comentários

Swift e Seara ampliam uso de energia limpa com nova usina solar

Escrito por Bruno Teles
Publicado em 20/07/2022 às 17:10
Atualizado em 14/10/2024 às 16:49
nova usina solar
Nova usina solar (Reprodução: divulgação)

A Swift e a Seara, que fazem parte do grupo JBS no Brasil, anunciaram a sua ampliação no consumo de energia renovável das duas operações, a partir de uma nova usina solar produzida pela Usina Fotovoltaica (UFV) Âmbar Saltinho. 

Localizada em Saltinho, São Paulo, a nova usina solar foi inaugurada na última semana. Conforme o comunicado, o empreendimento pertence à Âmbar Energia, uma empresa de soluções que pertence ao Grupo J&F. A UFV Saltinho possui quatro usinas hidrelétricas, com 9.408 placas fotovoltaicas no total. Em suma, todas as usinas atingem a potência de 5.174 kWh, energia suficiente para manter 2,8 mil residências. 

Segundo a JBS, o novo sistema evitará a emissão de 12,193 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera terrestre, algo equivalente ao plantio de 4 mil novas árvores por mês.

Em nota, a JBS outras considerações sobre a iniciativa: “O consumo de energia renovável pelas operações da Swift e da Seara faz parte dos esforços da JBS de se tornar Net Zero em 2040, ou seja, de zerar o balanço líquido de suas emissões e compensar as emissões residuais. Dentro desta estratégia, a Swift tem como meta alcançar que 100% de suas lojas sejam abastecidas por fonte renovável até 2025”

No caso da Seara, a perspectiva com a nova usina solta visa reduzir as emissões escopo 3 (indiretas), através do fornecimento de energia limpa e renovável para os seus integrados.

Dessa forma, a energia produzida pela nova usina solar será consumida pelos integrados das empresas nas cidades de Amparo e Nuporango, no interior de São Paulo. Neste sentido, acredita-se que a iniciativa trará maior sustentabilidade, além de reduzir em 20% a conta de energia das instalações.

Tal unidade de energia de Saltinho foi a primeira UFV inaugurada pela Ambar. Para isso, a empresa desembolsou 23 milhões de reais, baseada em um plano de geração de energia solar traçado em 2021.

Marcelo Zanatta, presidente da Âmbar Energia, afirmou em um comunicado: “A inauguração dessa unidade é um marco na nossa estratégia de crescimento em energias renováveis”

Nova usina solar busca a expansão em renováveis

Sendo a primeira UFV inaugurada pela Âmbar, que iniciou os seus planos de expansão em renováveis em 2021, é um grande passo no plano de investimentos da empresa. Com investimentos de R$23 milhões, a perspectiva é que a inauguração da unidade marque um passo importante no crescimento da energia renovável no Brasil.

Além de diversas UFVs instalados no país, a Âmbar também investe na construção de micro usinas nas propriedades dos próprios clientes. Como uma das suas primeiras ações, a Âmbar modificou os telhados das lojas Swift.

Atualmente, o porto de Âmbar Energia em Geração Distribuída conta com 58 Usinas Fotovoltaicas em operação comercial, sendo cinco aguardando conexão e três em finalização. Juntas, elas totalizam 2.185 kWp, distribuídas em seis concessionários de distribuição do Sudeste.

Ação faz parte da Estratégia Net Zero 2040

Segundo a JBS, a iniciativa da nova usina solar integra os planos do grupo para se tornar net zero até 2040, ou seja, zerar o balanço líquido das suas emissões, enquanto compensa com emissões residuais. Dentro dessa perspectiva, a Swift estabeleceu que suas lojas devem atuar com 100% de energia com fonte renovável até 2025.

160 Vagas para o ramo de energia solar – Estado de São Paulo.

Raphael Jacob, CFO e responsável pelos programas de sustentabilidade da Swift, declarou que: “Em linha com a estratégia Net Zero 2040 da JBS, a Swift implementa uma série de iniciativas na área de sustentabilidade, como vans com painéis solares e sistemas fotovoltaicos nos telhados de nossas lojas. Atualmente, 65 lojas da Swift já são atendidas por esta fonte”.

simple-ad

This is a demo advert, you can use simple text, HTML image or any Ad Service JavaScript code. If you're inserting HTML or JS code make sure editor is switched to 'Text' mode.

Inscreva-se
Notificar de
guest
0 Comentários
Mais antigos
Mais recente Mais votado
Feedbacks
Visualizar todos comentários
Bruno Teles

Bruno é aficionado por tudo que envolva energia renovável e seu ofício é entregar informações completas e precisas.

Compartilhar em aplicativos
0
Adoraríamos sua opnião sobre esse assunto, comente!x