A Swift e a Seara, que fazem parte do grupo JBS no Brasil, anunciaram a sua ampliação no consumo de energia renovável das duas operações, a partir de uma nova usina solar produzida pela Usina Fotovoltaica (UFV) Âmbar Saltinho.
Localizada em Saltinho, São Paulo, a nova usina solar foi inaugurada na última semana. Conforme o comunicado, o empreendimento pertence à Âmbar Energia, uma empresa de soluções que pertence ao Grupo J&F. A UFV Saltinho possui quatro usinas hidrelétricas, com 9.408 placas fotovoltaicas no total. Em suma, todas as usinas atingem a potência de 5.174 kWh, energia suficiente para manter 2,8 mil residências.
Segundo a JBS, o novo sistema evitará a emissão de 12,193 toneladas de dióxido de carbono (CO₂) na atmosfera terrestre, algo equivalente ao plantio de 4 mil novas árvores por mês.
Em nota, a JBS outras considerações sobre a iniciativa: “O consumo de energia renovável pelas operações da Swift e da Seara faz parte dos esforços da JBS de se tornar Net Zero em 2040, ou seja, de zerar o balanço líquido de suas emissões e compensar as emissões residuais. Dentro desta estratégia, a Swift tem como meta alcançar que 100% de suas lojas sejam abastecidas por fonte renovável até 2025”
- WEG e Petrobras: Parceria visa desenvolver o maior aerogerador onshore do país com incríveis 7 MW de potência
- Parceria Inovadora na Manutenção de Turbinas Eólicas no Brasil
- Novas usinas de energia solar em Avelar/RJ podem ser conectadas via BRS, e a empresa também pretende ajudar novos investidores a se envolverem em projetos nos estados de MG e Nordeste.
- A indústria de energia solar oferece aos investidores retornos de mais de 20% ao ano.
No caso da Seara, a perspectiva com a nova usina solta visa reduzir as emissões escopo 3 (indiretas), através do fornecimento de energia limpa e renovável para os seus integrados.
Dessa forma, a energia produzida pela nova usina solar será consumida pelos integrados das empresas nas cidades de Amparo e Nuporango, no interior de São Paulo. Neste sentido, acredita-se que a iniciativa trará maior sustentabilidade, além de reduzir em 20% a conta de energia das instalações.
Tal unidade de energia de Saltinho foi a primeira UFV inaugurada pela Ambar. Para isso, a empresa desembolsou 23 milhões de reais, baseada em um plano de geração de energia solar traçado em 2021.
Marcelo Zanatta, presidente da Âmbar Energia, afirmou em um comunicado: “A inauguração dessa unidade é um marco na nossa estratégia de crescimento em energias renováveis”
Nova usina solar busca a expansão em renováveis
Sendo a primeira UFV inaugurada pela Âmbar, que iniciou os seus planos de expansão em renováveis em 2021, é um grande passo no plano de investimentos da empresa. Com investimentos de R$23 milhões, a perspectiva é que a inauguração da unidade marque um passo importante no crescimento da energia renovável no Brasil.
Além de diversas UFVs instalados no país, a Âmbar também investe na construção de micro usinas nas propriedades dos próprios clientes. Como uma das suas primeiras ações, a Âmbar modificou os telhados das lojas Swift.
Atualmente, o porto de Âmbar Energia em Geração Distribuída conta com 58 Usinas Fotovoltaicas em operação comercial, sendo cinco aguardando conexão e três em finalização. Juntas, elas totalizam 2.185 kWp, distribuídas em seis concessionários de distribuição do Sudeste.
Ação faz parte da Estratégia Net Zero 2040
Segundo a JBS, a iniciativa da nova usina solar integra os planos do grupo para se tornar net zero até 2040, ou seja, zerar o balanço líquido das suas emissões, enquanto compensa com emissões residuais. Dentro dessa perspectiva, a Swift estabeleceu que suas lojas devem atuar com 100% de energia com fonte renovável até 2025.
160 Vagas para o ramo de energia solar – Estado de São Paulo.
Raphael Jacob, CFO e responsável pelos programas de sustentabilidade da Swift, declarou que: “Em linha com a estratégia Net Zero 2040 da JBS, a Swift implementa uma série de iniciativas na área de sustentabilidade, como vans com painéis solares e sistemas fotovoltaicos nos telhados de nossas lojas. Atualmente, 65 lojas da Swift já são atendidas por esta fonte”.